segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Caminhada contra morte de policiais reúne 3 mil pessoas na Av. Litorânea

Uma caminhada de sensibilização contra a onda de violência aos agentes da lei aconteceu na Avenida Litorânea neste domingo (14), por volta das 9h e levou uma multidão para a orla marítima de São Luís. Cerca de três mil pessoas foram percebidas no local no sentido de se solidarizar e repudiar contra a morte de policiais civis e militares ocorridos no Estado.
Na passeata compareceram os familiares dos policiais que foram vítimas, além de amigos, a cúpula da Secretaria de Segurança na pessoa do Secretário de Segurança Pública Marcos Afonso Júnior, do futuro Secretário Jéferson Portela, da Promotora Lítia Cavalcante e ainda da presença dos Coronéis, Delegados, Sindicatos e demais autoridades.
Cerca de três mil pessoas compareceram na Avenida Litorânea para somar em repúdio à onda de violência que tem acontecido na capital contra os policiais.
Familiares e amigos percorreram por uma das vias da orla marítima e chamaram a atenção dos banhistas e clientes que passavam pelo local. Muitos dos participantes estavam com faixas e cartazes no sentido de dar apoio aos familiares das vítimas.
Entre os familiares dos policiais que participaram do manifesto estava a filha do Sargento Carlos Magno Sá que foi uma das últimas vítimas da ação dos criminosos.
O sargento Sá foi baleado no dia 7 de dezembro e não teria resistido aos ferimentos. A filha do Sargento Sá estava muito abalada e chorando por todo o percurso e sempre recebendo demonstração de carinho pelos familiares e amigos que estavam na caminhada.
Forças em Conjunto Contra a Violência
Compareceu no movimento de sensibilização contra a violência aos policiais a promotora Lítia Cavalcante que externou a sua opinião para a reportagem do O Imparcial e disse que “O Estado precisa se posicionar e agir de uma forma mais contundente e forte contra a criminalidade, para que possa ter um resgate e paz à população que está amedrontada. O Ministério Público se solidariza com as famílias dos policiais mortos e demonstra uma indignação pelo que está acontecendo. Estamos aqui para demonstrar esta indignação. Os poderes são unidos e esta passeata que está acontecendo hoje é também uma forma de demonstrar uma preocupação e que a violência não pode continuar, já chegou ao limite, finalizou a promotora”.
Ação Integrada Contra a Criminalidade
O futuro Secretário de Segurança Pública Jéferson Portela que esteve também na manifestação, disse para a reportagem que “Há aqui neste manifesto uma união das instituições, pois além das polícias, há o apoio do Ministério Público e do Judiciário, o que é fundamental para o combate á criminalidade. O papel de polícia será feito sem dúvida nenhuma, no sentido de dar um basta nas ações criminosas. A força do estado não treme diante da força do marginal”.
O futuro secretário salientou ainda que a partir de janeiro, a polícia no seu mandado agirá de forma firme contra a marginalidade. “Haverá uma ação muito grande com uma integração policial contra a marginalidade, sendo que é importante o apoio institucional do poder Judiciário e do Ministério Público.
Somente com essa união dos estados e a federação possam agir contra a criminalidade que assusta o Maranhão. A família pode contar com o Sistema de Segurança, pois estamos trabalhando muito forte na transição. A Polícia Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros estão se reunindo e traçando todo o planejamento e ações integradas para ação imediata a partir de 1º de janeiro”, finalizou o delegado.
Saiba Mais
Somente este ano foram 15 policiais que perderam a vida de forma violenta, sendo que em sua maioria, as mortes estão relacionadas ás facções criminosas, que poderiam estar realizando retaliações contra as forças de segurança.
No dia 7 de dezembro foram alvejados dois policiais militares, Carlos Magno Sá, 42 anos, morto no bairro da Forquilha e o policial identificado como Sebastião Luís Rocha Neto, 26 anos, ao ser atingido a tiro no bairro do Desterro.

Veja quem são os criminosos envolvidos no sequestro do Promotor aposentado que ficou 60 horas em cativeiro, em São Luís

Thales Pinheiro Brito, conhecido como “Pipoca”, Abimael Braga Neto e Valdilene Zagueu Guimarães foram presos por envolvimento no sequestro d...