quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O do contra

Nos últimos dias na cidade de Chapadinha, muito tem se falado sobre o nosso carnaval, principalmente pessoas torcendo para que as coisas não aconteca, diante disso resolvi escrecer esta matéria.
Tem gente que sempre faz o que os colegas querem, principalmente se há um mandão no grupo. Fica com vontade danada de sugerir brincadeiras diferentes, mas não consegue e aceita tudo. O medo de perder os amigos e de não ser mais querido pelos demais assusta e o faz seguir a preferência dos outros.
Os especialistas dizem que a gente não pode concordar com o amigo só porque tem medo de perder sua amizade. Amigo de verdade escuta e deseja o bem do outro. Basta só um pouquinho de coragem para mudar.
É na infância que a gente aprende a fazer escolhas. Começa de modo simples: ao decidir o brinquedo que quer ganhar, por exemplo, ou a roupa que vai vestir. Nessa fase, também desenvolve-se a habilidade de convencer as outras pessoas e treina-se a dizer ‘não''. É preciso saber usar essa palavrinha de vez em quando.
Tudo isso é importante e ajuda a formar a opinião própria, necessária para avaliar e descobrir se concorda ou não com algo e se uma informação é mentira ou verdade. Funciona também como exercício para a vida adulta. Ao crescer, é preciso tomar decisões a todo momento e saber o que deve ser feito.
Quem conhece pessoas mandonas sabe como é difícil conviver com elas. Em geral, essa turma briga para que todos façam o que deseja e fica nervosa se não consegue atingir esse objetivo. Por isso, é comum que os amigos se afastem. Depois de um tempo, pode até não ter mais ninguém com quem conversar ou se comunicar.
Antes de torcer o nariz para o que é diferente, tente conhecer. Além de importante, pode ser a oportunidade de experimentar coisas novas e legais. A dica vale para todos.
Há quem nunca concorde
Sabe aquele amigo que não concorda com nada e parece sempre fazer o contrário de todo mundo? É o famoso ‘do contra''. Diferentemente do mandão, não obriga ninguém a segui-lo. Muitas vezes, prefere até brincar sozinho.
Como no caso da ‘Maria vai com as outras'' e do mandão, não é bacana exagerar. Querer se divertir sem a companhia de ninguém de vez em quando não tem problema. No entanto, a convivência com pessoas da mesma idade é muito importante; todas as relações com os colegas durante a infância o preparam melhor para enfrentar a vida adulta.
O ‘do contra'' também costuma ter opinião forte sobre os assuntos e não concordar com os amigos. Só precisa lembrar que mudar de ideia é supernormal. E ainda bem que isso acontece; é sinal de que aprende-se coisas novas.
Maria vai com as outras, é aquela pessoa que não tomava decisões e sempre seguia as outras do grupo. Se elas escolhiam ir para um lugar muito frio ou pular de um penhasco, lá também estava ela. Até o dia em que Maria cansou de fazer apenas o que as colegas queriam. De repente, a pessoa escolheu seguir o próprio caminho. E quando isso acontece essa pessoa passa a ser um ser pensante.

Nenhum comentário:

Policial Militar lotado em Pedreiras recorre ao suicídio em Teresina

Na noite de ontem (24), por volta das 23h00, o Soldado da Polícia Militar do Maranhão identificado como Pessoa que era lotado no 19° Batalhã...