sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Presidente Bolsonaro diz que tem sido feito de “otário” com preço do combustível

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quinta-feira (6), na saída do Palácio da Alvorada, que é “melhor não baixar” os preços nas refinarias, uma vez que a diminuição do valor não é repassado aos consumidores.
“Parece que hoje diminuiu de novo preço do combustível? Não tenho certeza ainda. Se diminuiu, com todo o respeito, não pode diminuir mais, porque não chega para o consumidor. Não chega. Se não chega ao consumidor, a gente está dando varada na água. Eu estou mostrando que a responsabilidade do preço do combustível é minha e são dos governadores também. É só isso, mais nada. Não fiquem só jogando em cima de mim”, pediu.

Bolsonaro disse que, cada vez que “peita” um problema desse, encontra “um montão de inimigo que tem amizade com a imprensa, com poderes e os caras trabalham contra o tempo todo”.

O presidente disse ainda que está fazendo papel de “otário” já que a redução das refinarias não chega às bombas.

“A gasolina baixou 4% na refinaria hoje. Quanto vai baixar na bomba para o consumidor? Zero. Então, eu estou fazendo aqui um papel de otário. Se bem que eu não interfiro na Petrobras. Eu não vou ligar para o Castello Branco (Roberto Castello Branco, presidente da estatal) e ó, ‘não baixa mais’. Eu não interfiro na Petrobras. Não existe isso. O PT e a Dilma interferiam até no preço da energia elétrica, olha a desgraça que esta aí. As pessoas dizem ‘não privatize’. Mas se não privatizar vai ter um colapso. Não temos quase R$ 30 bilhões para investir na rede de transmissão. Vai ser obrigado a privatizar”, apontou.

Nesta quarta-feira (5), Bolsonaro lançou uma espécie de “desafio” para os governadores. O presidente afirmou que zera os tributos federais sobre combustíveis caso os governadores aceitem zerar o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

“Eu zero federal, se eles zerarem o ICMS. Está feito o desafio aqui agora. Eu zero o federal hoje, eles zeram o ICMS. Se topar, eu aceito”, apontou Bolsonaro. Nesta quinta ele repetiu o desafio.

No último dia 2, o presidente afirmou por meio das redes sociais que enviará ao Congresso uma proposta para mudança no sistema de tributação estadual sobre combustíveis. Ele defende que o ICMS de combustíveis, recolhido pelos estados, tenha um valor fixo por litro. Bolsonaro ainda colocou na conta dos governadores a alta do preço da gasolina. Ele apontou que os mesmos não admitem “perder receita”, mesmo com a queda dos valores cobrados nas refinarias.

Bolsonaro também rebateu o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que disse nesta nesta quarta-feira (5/2) que considera “populista” a proposta do presidente. “Dois governadores que estão me criticando, isso não é populismo, é vergonha na cara. Ou você acha que o povo está numa boa? Está todo mundo feliz da vida com o preço do gás, com o preço da gasolina, com o preço do transporte?”, questionou o presidente.

Na última segunda-feira (3/2), governadores de 23 unidades da Federação divulgaram uma carta rebatendo o presidente. No documento, afirmam que as unidades federativas são autônomas para decidir a alíquota do ICMS, responsável pela “principal receita dos estados para a manutenção de serviços essenciais à população”. O grupo também cobrou do governo um “debate responsável” e “nos fóruns apropriados, debater e construir soluções”.

Agência Brasil

Jovem sofre tentativa de homicídio durante festa em Chapadinha

Nas primeiras horas de hoje (20), um homem identificado por J. A. F., 22 anos anos de idade, residente na Vila Liberdade,  sofreu uma Tentat...