terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Bares e Donos de Barracas de Chapadinha ignoram endurecimento da lei e vendem bebidas a menores de idade

Imagem ilustrativa
No ultimo final de semana, ocorreu vários eventos em nossa cidade, alguns destes eventos foi realizado em logradouros públicos, e o que se ver é uma grande quantidade de menores consumindo bebida alcoólica livremente, donos de bares e barraqueiros estão vendendo livremente bebidas a estes jovens e crianças. Desde março de 2015, vender, dar ou servir bebida alcoólica para menores de idade deixou de ser uma contravenção penal e se tornou crime com pena que varia entre dois e quatro anos de prisão. 
Com o período das festividades carnavalesca, este consumo tende a acontecer por diversas vezes, e para evitar uma possível prisão e multa, os donos de estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas devem pedir documento de identidade para quem está comprando o produto, ter placas indicativas da proibição da prática, oferecer separadamente nas geladeiras bebidas alcoólicas e não alcoólicas e vigiar se não há menores consumido álcool dentro do seu comércio.

Por que a lei não pega?

O álcool é uma droga socialmente aceita e, muitas vezes, seu uso é estimulado até mesmo dentro de casa. Diferente das drogas com menor aceitação, como a maconha, o consumo de bebida alcoólica não é visto como um problema nem como um sinônimo de abuso, mesmo se consumido todos os dias.  O álcool deixou de ser visto como droga e passou a ser visto apenas como uma forma de lazer.

Espero que os órgãos responsáveis pela fiscalização sejam mais atuante quanto a esta questão, que sejam firmadas parcerias para barrar o consumo entre jovens e crianças durante o carnaval e outros eventos em nossa cidade.

Polícia desmantela esquema de tráfico de drogas que funcionava em bar no interior da Ceasa, em São Luís

A Polícia Civil, por meio da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), conseguiu prender em flagrante, nessa segunda-...