quarta-feira, 11 de abril de 2018

PREVISÃO : Alerta para chuva volumosa no Maranhão, Piauí e Ceará

Mais nuvens carregadas se formam e temporais preocupam nesta quarta-feira

Foto: Divulgação

A chuva vai continuar volumosa sobre os estados do Maranhão, do Piauí e do Ceará nesta quarta-feira (11). Grandes áreas de instabilidade associadas à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) permanecem próximas à costa do norte Nordeste, mantendo o alerta de temporais especial para estes estados.
Quarta-feira de alerta para temporais
“Todo o litoral entre o Maranhão, o Piauí e o Ceará entra em uma situação de perigo nesta quarta-feira, pois a chuva poderá ser forte e volumosa”, avisa a meteorologista Fabiana Weykamp. Novamente pode chover forte nas capitais São Luís (MA) e Fortaleza (CE), e também há risco de temporais em Teresina (PI).
Outras áreas de instabilidade também tendem a avançar do oceano em direção à costa leste e chuva aumenta em Natal (RN). As pancadas de chuva poderão acontecer a qualquer hora entre o litoral de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte, com moderada a forte intensidade. O interior destes estados recebe pancadas de chuva com raios, assim como o oeste e litoral da Bahia, Sergipe e Alagoas.
Só mesmo o centro-norte baiano deve ficar sem chuva. Por lá a umidade do ar está baixa e valores inferiores a 30% têm sido observados, como por exemplo em Queimadas e Euclides da Cunha.
Foto: Climatempo
Foto: André Garcia. Bequimão/MA
Instabilidade deve enfraquecer no fim de semana
Quase todo o Nordeste vai seguir com tempo instável, mais pancadas de chuva e risco de temporais pelo menos até a sexta-feira (13). As áreas de instabilidade tendem a enfraquecer no fim de semana. Na costa norte, em particular, ainda vão ocorrer pancadas de chuva no sábado (14) e no domingo (15), mas não tão intensas e volumosas como durante a semana.
Volumes de chuva em 24 horas
Nas últimas 24 horas, a chuva voltou a cair muito forte sobre vários municípios do estado do Maranhão. A capital São Luís acumulou 31 mmde chuva pelos dados do Instituto Nacional de Meteorologia até às 14 horas desta terça-feira (10). As estações meteorológicas do Farol Santana e de Turiaçu registraram cerca de 68 mm e 55 mm de chuva respectivamente.
Confira abaixo as 10 cidades que mais tiveram chuva na Região Nordeste entre às 9 horas de segunda-feira (9) e às 9 horas desta terça-feira (10):



Foto: Climatempo
O interior do Ceará também voltou a registrar chuva forte. Um temporal desabou em Crateús na tarde desta terça-feira com acumulado de 34,6 mm em apenas uma hora, das 13 horas às 14 horas, pelos dados do INMET.

Fonte: https://www.terra.com.br

Incêndio em pousada de Porto Alegre mata 10 pessoas

Outras 11 ficaram feridas com as chamas em prédio da avenida Farrapos Dez pessoas morrem em incêndio em pousada de Porto Alegre | Foto: Dalv...