terça-feira, 24 de junho de 2014

Sem voto, Sarney joga a toalha e desiste de candidatura ao Senado

Segundo fonte muito próxima ao senador, José Sarney teria partido de Macapá, na quinta-feira, 19, extremamente aborrecido com a fragmentação de seu grupo político no Estado.
Além da relutância do antigo aliado Davi Alcolumbre (DEM) em manter a sua candidatura ao Senado, que lhe tira votos na base eleitoral, Sarney estava descontente com o fracionamento do grupo político que lhe tem dado sustentação política no Estado, conhecido como “harmonia entre os poderes”, ou simplesmente “grupo da harmonia”, composto por políticos, empresários e outras autoridades, que foram apeados do poder nas eleições de 2010, com a eleição ao governo do socialista Camilo Capiberibe (PSB/AP), e que, até pouco tempo, eram comandados pelo ex-governador Waldez Góes, que foi preso – juntamente com as outras autoridades – pela Polícia Federal na operação “Mãos Limpas”.

Outro motivo do agastamento de Sarney, que está há 50 anos no poder no Maranhão, sendo o principal responsável pela miséria e por fazer o estado o mais atrasado da federação, é a radicalização do PT local em relação à sua presença política no Estado. Mesmo com interferência de alguns membros da direção nacional, que tem simpatia pelo senador, os petistas amapaenses não abrem mão de seguir com o PSB nestas eleições. A vice-governadora Dora Nascimento (PT/AP), que é pré-candidata ao Senado, diz com todas as letras e para quem quiser ouvir que com Sarney não tem acordo.
Mas a gota d’água para a desistência do velho oligarca teria sido o conhecimento antecipado dos resultados da pesquisa de intenção de votos realizada pelo Ibope no Amapá. A pesquisa foi anunciada pelos seus próprios aliados da mídia amapaense, inclusive noticiaram a data do fechamento de seu campo, mas depois, estranhamente, informaram através de uma nota lacônica que a tal pesquisa teria sido cancelada. Reza a lenda que Sarney teria mexido os pauzinhos para que a pesquisa não fosse divulgada.
Isso porque, nessa consulta entre os eleitores, Sarney, político mais desgastado e odiado no país, teria visto tudo o que não esperava ver. O seu crescimento nas intenções de voto para o Senado teria empacado, enquanto as dos seus adversários teriam avançado. Inclusive, a própria avaliação positiva do governador do Estado, Camilo Capiberibe(PSB), um desafeto político histórico, teria crescido significativamente. O senador octogenário teria vislumbrado, neste cenário, uma ameaça de morte ao seu projeto de reeleição e teria resolvido jogar a toalha.
Um fato parece confirmar essa versão. Na edição deste domingo, 22, do jornal A Gazeta, um periódico ligado umbilicalmente ao senador Sarney, na coluna Gazetilha, o político maranhense, em tom de despedida, afirma que “qualquer que seja a sua decisão sobre concorrer ou não ao cargo de senador, continuará ajudando o estado a se desenvolver”. O curioso é que as notas que falam do político maranhense têm o sugestivo titulo de “A hora de Sarney”, como que a indicar uma “passagem” para outra esfera política.
Sem dúvida, sem poder contar com as máquinas do Estado e do município, que estão nas mãos de seus adversários políticos, com o grupo esfacelado e ainda ter que se defender do fogo amigo, a campanha de Sarney à reeleição seria um empreitada extremamente difícil de alcançar êxito. Para quem já foi presidente da República seria um triste e inglório fim. Melhor tirar o time de campo e ficar, de agora em diante, na plateia. Doí menos.....

MZ Portal

Em Chapadinha, Populares saqueam carga de bovinos do caminhão que foi sequestrado ontem por assaltantes

Na manhã de hoje (26), várias pessoas começaram a saquear parte da carga de bovinos que estava sendo transportado em um caminhão que tombou ...