quinta-feira, 25 de outubro de 2012

50 anos de James Bond

A estreia mundial nesta semana de Operação Skyfall, o 23º filme oficial da série 007, marca o 50º aniversário da franquia. A BBC preparou um gráfico informativo para mostrar particularidades dos filmes ao longo dos anos e quanto eles arrecadaram nas bilheterias. 

Operação Skyfall é o terceiro filme com Daniel Craig no papel de James Bond. Mas como se compara seu desempenho com os dos protagonistas anteriores? 
 
Estima-se quanto cada obra arrecadou em todo o mundo e analisou cada um dos 23 filmes para compilar um guia definitivo para mostrar quantas mulheres foram beijadas, quantos vilões foram mortos e quantas vezes o espião soltou sua frase mais conhecida: "Meu nome é Bond, James Bond".
  
Há 50 anos um então desconhecido Sean Connery se apresentou na telona com a frase "Meu nome é Bond, James Bond" e, após 23 filmes, o espião mais famoso do cinema continua causando furor nas bilheterias.

Bondgirls, carros e armas: saiba tudo sobre a franquia 007

Nesta sexta-feira (5), completam-se 50 anos da estreia do primeiro filme do agente secreto, 007 Contra o Satânico Dr. No. A saga não perdeu sua atualidade graças à adaptação do herói dos romances de Ian Fleming aos tempos modernos, tudo sem alterar sua personalidade: mulherengo, elegante e rebelde, embora eficiente a serviço de Vossa Majestade, a rainha da Grã-Bretanha.

Após várias tentativas fracassadas de adaptar os livros do escritor britânico à telona - Hollywood os considerava ingleses demais -, 007 Contra o Satânico Dr. No estreou no dia 5 de outubro de 1962 em Londres tendo o escocês Sean Connery como protagonista e Albert R. Broccoli e Harry Saltzman como produtores.

Apesar de críticas negativas e de diversas queixas pela personalidade libertária de Bond, a produção assentou as bases do futuro sucesso da saga, que já arrecadou mais de US$ 5 bilhões com os 22 títulos lançados até aqui. No próximo dia 23, a lista crescerá ainda mais com a estreia de "007 - Operação Skyfall".

Personagens recorrentes como M, Q e Moneypenny, os aparatos tecnológicos sofisticados ("gadgets") utilizados pelo espião, as "Bond Girls" - interpretada no primeiro filme pela explosiva Ursula Andress - e a fraqueza deste agente com licença para matar pelo "Martini batido, não mexido" aparecem desde o primeiro episódio da série.

Em um contexto político marcado pela Guerra Fria, as aventuras do agente 007 salvando o mundo da ameaça comunista fizeram sucesso entre o público, e títulos como Moscou Contra 007, 007 Contra Goldfinger e 007 - Os Diamantes São Eternos bateram recordes de arrecadação nas bilheteiras em seus anos de estreia.

O sucesso da franquia sobreviveu também aos diferentes atores encarregados de interpretar James Bond, que mantiveram a essência do personagem ainda que tenham dado pequenas contribuições particulares: a luta de George Lazenby, a sátira de Roger Moore, a agressividade de Timothy Dalton e a insolência de Pierce Brosnan.

Pouco a pouco, os criadores da saga foram atualizando o protagonista e as histórias: atenuaram os traços machistas de seu caráter, deram um papel mais ativo aos personagens femininos, integraram o uso das novas tecnologias e, uma vez terminada a Guerra Fria, trocaram os inimigos comunistas por terroristas internacionais.

Com Daniel Craig, cuja escolha como James Bond foi muito criticada, a saga deu um giro de 180 graus para um personagem mais obscuro e rude, em tramas mais realistas e complicadas e filmes mais viscerais e menos glamorosos.

Finalmente, este novo James Bond mais vulnerável, desencantado com sua profissão, traído pela mulher que ama e que troca o Martini com Vodca pela cerveja causou um novo deslumbramento nos espectadores. Prova disso é que recentemente Roger Moore afirmou que Craig é o melhor 007 da história.
O sucesso do agente secreto superou as fronteiras da telona e se transformou em um símbolo do Reino Unido, como ficou claro em sua aparição na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres em um divertido "sketch" junto à rainha Elizabeth II.

Por ocasião dos 50 anos da franquia, a casa Christie's celebra nos próximos dias um leilão beneficente com artigos de Bond, entre eles uma BMW e um Aston Martin, enquanto o Barbican Centre acaba de encerrar uma exposição em torno do personagem.

Em algumas semanas irá estrear 007 - Operação Skyfall, o mais novo filme do agente 007, em que o revitalizado James Bond interpretado por Daniel Craig acrescentará um novo capítulo a esta história de meio século de espionagens, vilões e mulheres bonitas.

Caminhão e tomado de assalto em Brejo, apos longa perseguição PMs do 16º Batalhão prendem assaltantes e libertam refém na zona rural de Chapadinha

Na noite de ontem (25), um Assalto a um caminhão boiadeiro com refém ocorreu no povoado São, durante a  Fuga dos Assaltantes, houve Quebra d...