segunda-feira, 30 de julho de 2012

Qual o Valor do nosso voto?

Em meio a um mês de julho decisivo na politica partidária chapadinhenese, venho tentando escrever aqui sobre as atuais eleições. Ao mesmo tempo, questionava-me se seria necessário “mais uma análise” sobre o assunto, ainda que eu pretendesse discutir questões mais técnicas, que me vêm de algum conhecimento sobre teoria de escolha pública e correlatos.

Enfim, o tempo passou, a análise não veio e, sim, eu acho que ela teria sido totalmente dispensável… Há especialistas demais e eu pouco ou nada teria a contribuir para minorar a avalanche de intolerância, radicalismo, má-fé e afins que se tornou marca da mídia quase completamente nessas eleições, essa nidia pode ser contrária ou favoravel, dependende de quem ela serve.

Não da pra deixar de lado neste momento pré-eleição, como alguém que sempre soube, desde a mais tenra idade, que apenas a educação pode propiciar igualdade de oportunidades ou diminuir as desigualdades delas. Esse “saber” nem eu mesma sei explicar de onde, talvez de uma fina intuição, de uma percepção aguçada do entorno e de querer, a partir daí, romper aquilo que parecia, com uma brutalidade tamanha, fazer questão de grudar meus horizontes a um palmo do meu nariz.

O nosso voto é uma arma potente que devemos usar contra maus politicos, e é através dele que alguma mudança pode ser feita na vida pública de Chapadinha. Voto é o instrumento para exercer o direito de escolher candidatos a cargos políticos através de eleições e não se confunde com sufrágio.

Quando os eleitores decidem a respeito de um determinado assunto, ao votarem, estão elegendo, escolhendo os seus candidatos; o que leva a acreditar que existe uma eleição. Para alguns, pode haver votação sem eleição, mas na democracia representativa e na semi direta, não pode haver eleição sem prévia votação.

E aí você descobre que realmente seu voto tem valor, e que você tem valor diante da escolha do seu voto. E se você for capaz de usar seu voto com consciência e responsabilidade, teu será o futuro, e ainda mais: será um cidadão, caro amigo. Sim, isso ainda demora décadas, eu não sei se ainda estarei neste mundo quando isso acontecer, mas fico feliz com a possibilidade de que estejamos caminhando para.

É isso. Esse é o valor do meu voto. Cada um que tenha o seu, e que respeitemos as diferenças!

Policial Militar lotado em Pedreiras recorre ao suicídio em Teresina

Na noite de ontem (24), por volta das 23h00, o Soldado da Polícia Militar do Maranhão identificado como Pessoa que era lotado no 19° Batalhã...