sexta-feira, 6 de maio de 2011

A Câmara aprovou ontem dois projetos que autorizam a convocação e a realização de plebiscitos sobre a divisão do Pará e a criação de dois novos estados: Tapajós e Carajás. A primeira proposta trata do plebiscito para a criação de Tapajós. O texto sofreu alterações para incorporar municípios criados ao longo do tempo em que tramitou no Congresso e para tornar claros procedimentos a serem adotados caso a criação seja aprovada pela população. Por ter sido alterada na Câmara, deverá retornar ao Senado. A segunda proposta prevê a realização de plebiscito para a criação de Carajás. Essa não foi alterada na Câmara e segue para a promulgação. As consultas públicas devem ocorrer dentro de seis meses após a publicação dos decretos.
Basta que a população do Pará vote “sim” em dois plebiscitos que serão realizados daqui a seis meses para que o estado, o segundo maior do Brasil, seja dividido em três.
A proposta dos plebiscitos foi aprovada nesta quinta-feira, 5, pela Câmara dos Deputados. Do Pará podem nascer dois novos estados da federação: Carajás e Tapajós.
O decreto legislativo para o plebiscito sobre Carajás já será promulgado. Quanto ao plebiscito de Tapajós, a proposta ainda precisa passar novamente pelo Senado devido a uma pequena alteração no texto.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) organizará os plebiscitos, que contam com verba de R$ 8,6 milhões no Orçamento Geral da União deste ano.

Nenhum comentário:

Homem sofre tentativa de homicídio em Anapurus

Na tarde de hoje (28), mais uma Tentativa de homicídio ocorreu na cidade de Anapurus, onde B. dos S. V., 32 anos de idade foi atingido com u...