sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Deflagrada Operação Caças aos Judas em Chapadinha e Santa Quiteria para combate de crimes conta a honra em internet


A Polícia Civil de Santa Quitéria/MA, em conjunto com o Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (DCCT/SEIC) e com apoio da Delegacia Regional de Chapadinha, na manhã de ontem (12), deflagrou a primeira fase da operação “CAÇA AO JUDAS” que visa o combate a crimes contra a honra pelo ambiente virtual. Nesta primeira fase, foram cumpridos 03 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de praticar ataques a honra de diversas pessoas via ambiente virtual em publicações que se intitulavam “CARTA DO JUDAS”. 

Consta nas investigações, que diversas pessoas foram caluniadas, difamadas e injuriadas por meio de postagens que eram propagadas por diversos meios do ambiente virtual, como instagram, whatssap e mensagens de texto. Tais ofensas a honra e imagem das vítimas causou sofrimento psicológico e transtornos sociais irreparáveis.

As investigações iniciaram na Delegacia de Santa Quitéria e avançaram com o apoio da Departamento de Combate a crimes tecnológicos (DCCT), chefiada pelo Delegado Guilherme Luiz, que atuou para identificar os suspeitos que estariam por trás de perfis anônimos utilizados para postar os ataques. 

Um dos alvos, através de analises técnicas realizadas pela DCCT, foi o responsável pela criação de dois perfis de instagram falsos “fakes” para propagar calúnia, difamações e injúrias, o que já está comprovado dentro das investigações, motivo pelo qual foi representada pela busca e apreensão tendo parecer favorável do Ministério Público e sendo decretada pela Justiça. 

Dois outros mandados de busca e apreensão foram realizados nesta cidade de Santa Quitéria/MA, equipes coordenadas pelo Delegado Paulo Márcio, titular desta Unidade Policial e o Delegado Josemar da Rocha, Titular da Delegacia de Buriti.

Outro mandado de busca e apreensão foi cumprido em um endereço na cidade Chapadinha/MA, com equipe coordenada pela Delegada Rafaela Rocha. Foram apreendidos nos endereços, diversos dispositivos eletrônicos que servirão para dar continuidade das investigações a fim de identificar todos os envolvidos nos crimes. 

A Polícia Civil informa que ataques a honra das pessoas configuram crime, e quando cometidos ou divulgados em quaisquer modalidades das redes sociais da rede mundial de computadores, aplica-se em triplo a pena, conforme Art. 141 § 2° do Código Penal, ou seja, a pena pode chegar a seis anos de prisão.


Via secom 3ª DRPC Chapadinha 

Nenhum comentário:

Em Chapadinha, a Polícia Civil prende homem por tráfico de drogas e apreende grande quantidade de drogas ilícitas

A Polícia Civil do Estado do Maranhão, por intermédio da 3ª Delegacia Regional de Chapadinha, prende um homem de 39 anos em flagrante e apre...