quinta-feira, 14 de março de 2024

Justiça suspende multas por videomonitoramento em São Luís

A ação popular apontou quatro ilegalidades na conduta da Prefeitura de São Luís



A Justiça suspendeu o uso do videomonitoramento para multar os motoristas que não possuam o licenciamento do veículo. A decisão liminar foi emitida pela Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís na última sexta-feira (8).

A liminar diz que o município de São Luís está proibido de julgar os processos de infração pendentes que envolvam veículos registrados e autuados por falta de licenciamento. Além disso, todas as multas aplicadas para veículos registrados e autuados por falta de licenciamento estão suspensas.

A ação popular apontou quatro ilegalidades na conduta do Município de São Luís: parametrização equivocada da infração de trânsito, falta de preenchimento do campo de observação no auto de infração, ausência de sinalização nos pontos de fiscalização por videomonitoramento e a realização de autuações em série da mesma infração de trânsito para o mesmo veículo.

Com a decisão judicial, o serviço de videomonitoramento ficará temporariamente suspenso e a exigência de fiscalização de trânsito mediante sistema de videomonitoramento só poderá ser realizada nas vias que estejam devidamente sinalizadas para esse fim.

Os parlamentares responsáveis por liderar a ação junto ao Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) afirmaram que essa decisão vai beneficiar os motoristas da capital maranhense.

“Tivemos uma resposta positiva na justiça que agora vai proteger o cidadão ludovicense da sanha de multas, de infrações de trânsito da Prefeitura de São Luís. É uma vitória do povo de São Luís contra a aplicação equivocada da legislação de trânsito”, explicou o Rodrigo Lago.

O Difusora ON solicitou posicionamento do município sobre a decisão, mas até o momento não obteve êxito.

Via Suêlda Santos 

Nenhum comentário:

Em Chapadinha, Acidente de trânsito com vítima fatal, porte ilegal de arma de fogo e mandado de prisão em aberto.

Por volta das 08h30 de hoje (19), ocorreu um grave acidente na BR 222, Bairro Angelin, onde Agostinho Alves dos Santos Neto, 32 anos de idad...