segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Morre o empresário Abilio Diniz, que fundou o Grupo Pão de Açúcar



Faleceu aos 87 anos o empresário Abilio Diniz, conhecido por construir um império no varejo alimentar com o Grupo Pão de Açúcar (GPA). Abilio estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e faleceu neste domingo (18), vítima de insuficiência respiratória decorrente de uma pneumonite. Ele deixa sua esposa, cinco filhos, netos e bisnetos.

Nascido em São Paulo em 28 de dezembro de 1936, Abilio se formou na segunda turma de administração da FGV (Fundação Getulio Vargas), em 1959, o mesmo ano em que seu pai inaugurou a primeira loja do Pão de Açúcar. Desde então, Abilio se dedicou ao comércio varejista, impulsionando o crescimento da empresa que se tornaria a maior organização de vendas a varejo na América do Sul.

No entanto, a jornada de Abilio não foi isenta de desafios. Enfrentou crises econômicas, disputas familiares e até mesmo um sequestro em 1989, que o manteve em cativeiro por 153 horas. Após o confisco de Collor e a recessão subsequente, o Pão de Açúcar passou por uma fase turbulenta, chegando a demitir milhares de funcionários e quase entrando em falência.

No governo José Sarney, o Pão de Açúcar foi acusado de remarcar preços de forma indevida e de sonegar o abastecimento de óleo de soja. Abilio negou as irregularidades.

A disputa familiar pelo controle da empresa também marcou sua história, culminando em um acordo em 1994 que consolidou o poder de Abilio no grupo. Em 1999, o Casino adquiriu uma participação relevante no Pão de Açúcar, dando início a uma nova fase de crescimento para a empresa.

Além de seu legado no mundo dos negócios, Abilio Diniz também se destacou por suas atividades filantrópicas e pelo seu engajamento em projetos sociais, como o Instituto Península, voltado para a educação e o esporte. Sua paixão por exercícios físicos e alimentação saudável o tornaram uma figura admirada por sua dedicação à saúde e ao bem-estar.

O velório de Abilio Diniz será realizado nesta segunda-feira (19) no Salão Nobre do Estádio do Morumbi e estará aberto ao público entre 11h e 15h. O enterro será reservado apenas aos familiares, em um momento de despedida para um dos grandes ícones do empresariado brasileiro.

Via o Informante Blog 

Nenhum comentário:

Jovem sofre tentativa de homicídio durante festa em Chapadinha

Nas primeiras horas de hoje (20), um homem identificado por J. A. F., 22 anos anos de idade, residente na Vila Liberdade,  sofreu uma Tentat...