terça-feira, 26 de maio de 2020

Mortes violentas crescem 18% no primeiro trimestre de 2020 no Maranhão

Levantamento foi realizado pelo G1 com base em dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA).

Por G1 MA — São Luís, MA

Maranhão registra aumento de 22% nas mortes violentas no primeiro trimestre de 2020. — Foto: Arte/G1

O Maranhão registrou um aumento de 18,2% no número de mortes violentas no primeiro trimestre de 2020 em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados fazem parte do levantamento do índice nacional de homicídios do Monitor da Violência, criado pelo G1, baseado em dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA).(CORREÇÃO: O G1 errou ao informar, inicialmente, que as mortes violentas cresceram 22% no primeiro trimestre de 2020 no Maranhão. Na verdade, o crescimento foi de 18,2%. A informação foi atualizada às 08h22 de 26/05).

Os dados apontam que de janeiro a março de 2019, foram registradas 350 mortes no Maranhão. Já no mesmo período deste ano, o estado registrou 428 ocorrências. Os crimes contabilizados são somente de homicídios dolosos (incluindo feminicídios) latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

Em março deste ano, início da pandemia do novo coronavírus no Brasil e no Maranhão, foram registrados 162 crimes, o que representa um aumento de mais de 25% em relação ao mesmo período do ano passado.

Em relação a todo o país, o G1 apontou uma alta de 11% no número de assassinatos em março deste ano em comparação ao mesmo período de 2019. A alta no início deste ano vai na contramão de 2019, que teve uma queda de 19% no número de assassinatos em todo o ano.

O levantamento faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Brasil teve alta no número de vítimas nos primeiros três meses do ano — Foto: Rodrigo Sanches/G1

Alta no primeiro bimestre
O levantamento divulgado em abril pelo G1, já havia apontado um aumento no número de mortes violentas nos meses de janeiro e fevereiro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2019, foram 221 mortes violentas e em 2020, o foram registradas 263 ocorrências, um aumento de 42 crimes.

No mês de fevereiro deste ano, por exemplo, a média de mortes a cada 100 mil habitantes ficou em 2,02%, número acima do que foi registrado em todo o Brasil, que foi de 1,90%. Os homicídios dolosos (quando há intenção de matar) foram a maioria no Maranhão.

Como o levantamento é feito
A ferramenta criada pelo G1 permite o acompanhamento dos dados de vítimas de crimes violentos mês a mês no país. Estão contabilizadas as vítimas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Juntos, estes casos compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais.

Jornalistas do G1 espalhados pelo país solicitam os dados, via assessoria de imprensa e via Lei de Acesso à Informação, seguindo o padrão metodológico utilizado pelo fórum no Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

O governo federal anunciou a criação de um sistema similar ainda na gestão do ex-ministro Sergio Moro, em março do ano passado. Os dados, no entanto, não estão atualizados como os da ferramenta do G1. O último mês disponível é janeiro de 2020.

Os dados coletados mês a mês pelo G1 não incluem as mortes em decorrência de intervenção policial. Isso porque há uma dificuldade maior em obter esses dados em tempo real e de forma sistemática com os governos estaduais. O balanço de 2019 foi realizado dentro do Monitor da Violência, separadamente, e foi publicado em 16 de abril. O de 2020 ainda será feito.

Policial Militar morre em grave acidente de carro em Coroatá

O PM Osmar Vieira da Silva Neto trabalhava há 6 meses no Batalhão da Polícia Militar sediado em Coroatá, ele acabou não resistindo aos ferim...