terça-feira, 18 de junho de 2019

Aumenta o número de suicídios entre militares; no sábado e domingo mais dois se mataram

A esquerda soldado PM Jordão; à direita o capitão Carlos
Os números no meio dos militares cresceram assustadoramente em todo o pais. No sábado, um soldado da PM paulista recorreu ao gesto extremo e no domingo 16, um oficial da PM baiana deu um tiro na própria cabeça. Em todos os casos, a causa foi a depressão, que os governos insistem em não tratar como um problema de saúde pública. O Maranhão, segundo a Revista Exame, ocupa o 12º lugar entre os 27 estados em casos de suicídios entre os militares.
O soldado PM Pedro Henrique de Sousa Jordão suicidou-se no estacionamento da festa do Peão de Americana, após discutir com a esposa. O militar estava passando por problemas depressivos.

Na Bahia, na noite de sábado, dia 15 deste, o capitão Carlos atirou contra a cabeça e levado a um hospital evoluiu a óbito. Ele também vinha em estado de depressão.

Só em São Paulo no ano de 2018 35 casos de suicídios cometidos por policiais militares foram registrados, conforme a Ouvidoria da PM daquele estado, superando em 84% o número do ano anterior.

Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que a depressão atinge 10% da população mundial. Ou seja: 400 milhões de pessoas convivem com a doença, que hoje tem avançado de forma expressiva entre jovens estudantes.

Levantamentos indicam que temos em média por dia 28 óbitos entre militares, incluindo os das Forças Armadas. Médicos especialistas creditam o problema as intensas pressões que a função exige, como a sobrecarga que causa o estresse e atinge a saúde mental, sem contar o esforço físico e psicológico.

Para o tenente-coronel Trinta Júnior, devem ficar alertas e buscar, em primeiro lugar ajuda de Deus, da família e dos colegas de caserna, especialmente ao serviço psicossocial da corporação, assim como da Capelania. “Devemos sempre nos observarmos e conhecermos melhor”, sugere o oficial da PM do Maranhão.

Via Luis Cardoso

Homem sofre tentativa de homicídio em Anapurus

Na tarde de hoje (28), mais uma Tentativa de homicídio ocorreu na cidade de Anapurus, onde B. dos S. V., 32 anos de idade foi atingido com u...