terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Denúncia: Várias Tapagens estão impedindo a reprodução dos peixes no Riacho Feio em Chapadinha


Fotos Ilustrativas
O Blog Salavipp, recebeu várias denuncias de que há três tapagens no leito riacho feio, na zona rural de Chapadinha, sendo que uma fica localizado no povoado Buritizinho, outra nas proximidades do povoado são São José e uma no povoado Bela Vista, As tapagens além de impedir a subida e a descida dos peixes para que se faça a Piracema (reprodução), são ilegais e predatórias. Estas tapagens são sempre colocadas ano após anos, e mais uma vez a denuncia está sendo feita.
Foto ilustrativa
                                  
Estes artefatos formados por esteiras(Pari), currais e jequis, capturam muitos peixes de forma predatória, que em sua grande maioria estão cheios de ovas, e a construção destas tapagens estão contribuindo para a diminuição dos peixes em nossa região, já que o Riacho Feio é o principal afluente do rio Munim em nosso território. O período de piracema, conhecida por ser a época de reprodução dos peixes, teve início no Maranhão, no entanto as datas de início varia de rio para rio. Durante este período é considerada ilegal a comercialização dele. No Rio Munim a proibição começou no último dia 1º de dezembro e vai até o próximo dia 30 de março de 2019. 

Neste período Somente é permitida na época da piracema a pesca mediante a utilização de linha de mão ou vara, linha e anzol, carretilha e caniço. Cada pescador poderá capturar por dia, no máximo, cinco quilos de peixes para subsistência de sua família. O Ibama alerta para as punições a quem desobedecer a piracema. Secretaria de meio ambiente e órgãos competente tomem a devida providência.

Dois homens são assassinados a tiros no bairro João de Deus; já são oito homicídios nesta semana em São Luís

O professor Joselito Coutinho, de São Benedito do Rio Preto, é uma das vítimas Dois homens foram assassinados na tarde dessa quinta-feira (2...