sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Estudo alerta para risco de 2ª onda de Covid-19 em São Luís

Entre 18 e 24 de outubro, a cidade estava entre as dez capitais brasileiras que apresentam sinal de crescimento moderado a longo prazo.

Por G1 MA — São Luís
                            
Estudo alerta para risco de 2ª onda de Covid-19 em São Luís — Foto: Adriano Soares/Grupo Mirante

Um levantamento da Fundação Oswaldo Cruz revelou que nas últimas semanas os números de casos da Covid-19 estão subindo em São Luís. Entre 18 e 24 de outubro, a cidade estava entre as dez capitais brasileiras que apresentam sinal de crescimento moderado a longo prazo.
Desde o fim de abril deste ano, um decreto estadual obriga uso de máscaras em locais movimentados, mas o aparente controle da pandemia na capital, fez as pessoas relaxarem as medidas sanitárias.

O boletim InfoGripe da FioCruz registra a incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave, que é uma complicação decorrente de várias doenças respiratórias, pelo estudo 97,7% dos casos virais são por causa do coronavírus.
“São Luís vem desde o final de setembro dando sinais de semana em semada da retomada do crescimento no número dos novos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Felizmente ainda é o processo que pode ser considerado lento, mas é um processo que vem se mantendo”, Marcelo Gomes, coordenador da InfoGripe.

Embora o cenário ainda seja de estabilidade, um plano de contingência está sendo elaborado para o ano que vem. De acordo com Carlos Lula, secretário estadual de saúde, o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COES) e o Comitê Científico já estão debatendo sobre uma possível ampliação de serviços, considerando uma possível segunda onda do corona vírus.

Nenhum comentário:

Maré sobe, enche tubulação e invade estacionamento no Centro Histórico de São Luís Redação

O fenômeno das marés altas estão preocupando a população em toda Grande Ilha. Desde a última segunda-feira, 16, que as tábuas registram índi...