segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Estudante morre após ser estuprada e ter o pescoço quebrado na UFPI, em Teresina; crime ocorreu após calourada





Um laudo preliminar do Instituto de Medicina Legal de Teresina (IML) confirmou violência sexual contra a jovem Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos, que morreu após calourada na Universidade Federal do Piauí. Segundo o coordenador do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Francisco Costa, o Barêtta, a vítima também teve o pescoço quebrado.

A jovem, que participou de uma calourada, foi encontrada com as roupas rasgadas e com sinais de violência sexual, na manhã de sábado (28), no campus universitário. A vítima apresentava hematomas e várias lesões pelo corpo.

Em nota, o IML confirmou que a causa da morte aponta para trauma raquimedular por ação contundente, isto é, uma contusão na coluna vertebral a nível cervical, que provocou lesão da medula espinhal e morte.

O órgão reforçou que a ação contundente pode ter sido causada "por pancada, torcendo a coluna vertebral ou traumatizando, ação das mãos no pescoço com intuito de matar ou fazer asfixia, queda, luta, dentre outras possibilidades que estão sendo analisadas junto às investigações do caso".

O delegado informou que, conforme médica legista, Janaína chegou morta ao Hospital da Primavera, localizado na Zona Norte de Teresina. Ela apresentava lesões no rosto e em diversas regiões do corpo.

De acordo com Barêtta, a jovem foi violentada em uma sala do Programa de Pós-Graduação em Matemática, no Centro de Ciências da Natureza (CCN) da UFPI. No local, foram encontrados uma mesa e um colchão com vestígios de sangue. Os materiais foram apreendidos.




O jovem Thiago Mayson da Silva Barbosa, também estudante da UFPI, foi detido suspeito do crime. Ele faz monitoria e participa do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Matemática na instituição. Ele estava com a vítima durante a festa de calourada que acontecia no Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Conforme o delegado, o rapaz relatou que Janaína passou mal durante uma relação sexual consensual.

Nenhum comentário:

Influencer acusada de estelionato no Piauí é presa com caminhonete roubada em Açailândia

Letice Maria Sousa Colasso já havia sido presa pela Polícia Civil do Piauí por estelionato Letice Maria Sousa Colasso, uma influeciadora que...