sábado, 20 de agosto de 2022

Vereador Beto Castro confirma em depoimento que assassinato de empresário foi motivado por dívida

                            
O vereador Beto Castro (de camisa amarela) observa o assassino disparando tiros contra o empresário

O vereador Beto Castro (Avante) prestou depoimento, na manhã deste sábado, 20, na Superintendência de Homicídio e Proteção à Pessoa (SHPP), e deu detalhes sobre o assassinato do empresário João Bosco Pereira Oliveira Sobrinho, de 46 anos, executado a tiros nessa sexta-feira, 19, na porta do edifício Tech Office, na Avenida dos Holandeses, no bairro Ponta d´Areia, em São Luís.

O vereador disse que marcou encontro com a vítima nessa sexta, a fim de resolverem “suas coisas do dia a dia”.

Beto Castro afirmou que Bosco trabalhava esporadicamente para ele, e tinha “elevada estima e apreço pela vítima”, que fornecia cestas básicas para alguns vereadores da Câmara Municipal de São Luís.

Após resolverem algumas pendências, se deslocaram até o Tech Office, onde o vereador afirmou ter marcado um encontro com o assessor de um ex-deputado e ex-secretário de governo, candidato a deputado estadual nestas eleições. No entanto, a reunião não chegou a acontecer devido ao crime.


Ao lado do vereador Beto Castro, o assassino retira a arma de uma mochila

Já na Praça de Alimentação, Beto Castro relatou que encontrou com um amigo, que se juntou a eles em uma mesa e ficaram conversando sobre política. Em dado momento, a vítima avistou o suspeito, identificado por Gilbson Júnior, e teria dito: “Olha um vagabundo ali”, mas não soube dizer se o indivíduo chegou a ouvir o insulto.

O vereador disse que Bosco chamou Júnior para sentar-se à mesa com eles, e então começou a cobrar uma suposta dívida, fato que fez os ânimos se alterarem. Percebendo a tensão entre os envolvidos, o amigo de Beto Castro resolveu se despedir e foi embora.

A discussão prosseguiu, segundo depoimento do vereador, sem saber informar o valor da dívida. Bosco seguia cobrando Júnior de forma veemente, alegando que ele “não pagava porque não queria, pois se tratava de um vagabundo”.

Beto Castro afirmou que tentou acalmar os ânimos, sem sucesso, até que Gilbson Júnior resolveu se levantar e saiu caminhando, mas Bosco o seguiu e continuou com a cobrança em tom elevado. O vereador disse que percebeu que eles poderiam se agredir, e então resolveu agir como mediador entre os dois.

O vereador contou que estava convencendo Júnior a ir embora quando a vítima teria dito: “Rapaz, vagabundo igual a ti não paga nem se colocar uma pistola na boca”. Foi quando, conforme consta no depoimento, o autor puxou uma arma de fogo da mochila e atirou três vezes contra Bosco, que tombou na porta do edifício.



Vereador Beto Castro verifica o corpo do empresário

Beto Castro contou que, após os tiros, “em pânico”, correu para se abrigar, assim como outras pessoas, enquanto o suspeito se evadia do local. Afirmou, também, que não teve nenhuma discussão com o autor, nem era ele que possuía a dívida, conforme informações que chegaram a circular logo após o ocorrido, e que Bosco seria o responsável por fazer a cobrança com Gilbson. Frisou que o encontro entre eles ocorreu por força do acaso.

O vereador ainda relatou que não acredita em crime orquestrado, porque tudo se desenvolveu devido à discussão acalorada entre os envolvidos.



O assassino está sendo procurado pela polícia

Por fim, Beto Castro destacou que recolheu os pertences da vítima, a pedido dos policiais militares que chegaram ao local do crime. Posteriormente, entregou o aparelho celular, relógio, óculos, um cordão e uma pulseira para a esposa de Bosco, a qual não se recorda o nome.

Com as imagens gravadas por câmeras de segurança, a polícia segue em diligências para tentar localizar o autor do crime, que ainda se encontra foragido.

O crime

O empresário João Bosco Pereira Oliveira Sobrinho, de 46 anos, que trabalhava no ramo alimentício, foi morto a tiros, na tarde dessa sexta-feira (19), por volta das 14h30, na porta de entrada do edifício Tech Office, na Avenida dos Holandeses, na Ponta d´Areia, em São Luís. Ele foi atingido por três tiros na cabeça e tórax.

O vereador Beto Castro estava com o empresário e o assassino. Em imagens de vídeo, o assassino aparece caminhando ao lado do vereador. O empresário assassinado aparece logo atrás. Em dado momento, o assassino saca a arma da mochila e dispara contra o empresário, que morreu no local.

O empresário chegou a ser homenageado na Câmara de São Luís pelo vereador Beto Castro

De acordo as informações repassadas por testemunhas, antes dos disparos houve uma discussão entre o empresário e o assassino por conta de uma dívida financeira.

A polícia informou que a vítima possuía registros criminais por atentado contra a liberdade de trabalho mediante violência ou ameaça grave, estelionato e por ameaça e exercício arbitrário das próprias razões (art. 345 – fazer justiça pelas próprias mãos).

Com informações do Jornal Pequeno

Nenhum comentário:

Guardas municipais agora podem ser incorporadas ao sistema de segurança do Maranhão

Guarda Municipal de Caxias Maranhão Durante a sessão desta quarta-feira (17), a Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou em primeiro turno...