terça-feira, 24 de julho de 2018

Flávio Dino vence no primeiro turno com 60% dos votos, revela pesquisa JP/Exata

A poucos dias do início das convenções partidárias, nova pesquisa JP/Instituto Exata aponta que, se a eleição fosse hoje, o governador Flávio Dino (PCdoB) seria reeleito logo no primeiro turno com ampla vantagem.

No levantamento, Dino aparece com 60% dos votos válidos, quase 30 pontos percentuais à frente da segunda colocada, Roseana Sarney (MDB), que obteve 31% das intenções de votos.

Na sequência aparece Maura Jorge (PSL), com 4%, e Roberto Rocha (PSDB), com 3%. Os pré-candidatos Ramon Zapata (PSTU) e Ovídio Neto (PSOL) não pontuaram.

Apesar de aparecer na projeção com 2% das intenções de voto, o ex-secretário de Saúde Ricardo Murad (PRP) anunciou desistência da sua candidatura ao governo na semana passada para tentar uma vaga na Câmara Federal.

O nome foi incluído na pesquisa porque, quando ele fez o anúncio, o levantamento já estava em campo.

Aprovação
A Pesquisa Exata mediu ainda o nível de aprovação da gestão Flávio Dino entre os maranhenses. Dino mantém um dos melhores índices de aceitação do país, com 62% de aprovação, enquanto 33% disseram não aprovar o atual governo e 5% disseram não saber ou não responderam.

Na série histórica, em junho, o Instituto Exata já apontava Flávio Dino na liderança com 57% contra 30 % de Roseana Sarney. A pesquisa anterior já mostrava a administração Dino com os mesmos 62% de aprovação.

Lula na frente
O estudo analisou ainda a preferência dos maranhenses para a disputa presidencial. Segundo a pesquisa, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o líder isolado na corrida pelo Palácio do Planalto, com 66% dos votos válidos, seguido de Jair Bolsonaro (PSL) com 13%, Marina Silva (Rede) com 6%, Ciro Gomes (PDT) com 4%, Geraldo Alckmin (PSDB) com 2% e Álvaro Dias (Podemos) com 1%.

Os pré-candidatos Manuela D’Ávila (PCdoB) e Guilherme Boulos (PSOL) não pontuaram. Votos brancos e nulos somaram 6% e não souberam ou não responderam 2%.

Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MA-06768/2018, a pesquisa Exata/JP ouviu 1.404 eleitores de todas as regiões do Maranhão, entre os dias 15 e 20 de julho. A margem de erro é de 3,2 pontos.

Terror na noite de Chapadinha, bandidos efetuaram diversos disparos no bairro Japão

Na noite de hoje (28), uma serie de disparos de armas de fogo ocorreu no bairro Japão em Chapadinha, segundo relatos (áudios) de moradores d...