quarta-feira, 30 de maio de 2018

Maranhão aplicou quase 1 milhão de doses de vacina contra gripe


O Governo do Estado tem atuado fortemente na articulação com prefeituras municipais para que a campanha de vacinação contra Influenza, que se encerra da próxima sexta-feira (1º), alcance seu objetivo. Até a manhã desta terça-feira (29), o Maranhão aplicou 991.046 doses de vacina – 67,09% da meta estipulada. A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe, incluindo o vírus tipo A, H3N2 e vírus B. 
“Todas as pessoas do grupo prioritário devem procurar os serviços de saúde para se protegerem contra a Influenza. Estamos empenhados em melhorar a vida dos cidadãos maranhenses e esse é o nosso foco”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

A vacinação contra a Influenza, que acontece anualmente, foi criada com o objetivo de reduzir internações, complicações e mortes entre os grupos prioritários, escolhidos com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo o Ministério da Saúde, até 19 de maio, foram registrados 1.678 casos de influenza em todo o país, com 280 óbitos. Do total, 178 óbitos foram por H1N1, 52 por H3N2, 22 por influenza B e 28 óbitos por influenza A não subtipo. 

Balanço
O Maranhão segue a tendência registrada no Nordeste. A região alcançou 70,29% de cobertura vacinal – a meta para todo país é de 90%. O público com maior cobertura da vacina contra a gripe no estado é de indígenas, que já alcançou índice de 99,94%. O grupo com menor percentual é de crianças de 2 a menos de 5 anos, com 45,37%. São ainda prioridade na campanha puérperas (86,10%), professores (77,28%), trabalhador de saúde (77,26%), idosos (74,76%), crianças de 6 meses a menos de 2 anos (74,69%) e gestantes (67,51%). 

A chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníveis da SES, Helena Almeida, conta que algumas prefeituras relataram informalmente dificuldades de realizar ações de vacinação nesta última semana, em especial em povoados e agrupamentos mais afastados, devido à falta de combustíveis, provocada pela greve dos caminhoneiros. 

“Estamos dialogando com todos os municípios sobre a importância das ações de vacinação. Diariamente, disponibilizamos aos gestores municipais os boletins parciais, é uma forma de mostrar a situação. Ligamos para saber o que está acontecendo e quais as dificuldades. Nossos gestores regionais estão orientados a contribuir, muitos inclusive disponibilizaram os veículos da SES para garantir a imunização”, informa.

Terror na noite de Chapadinha, bandidos efetuaram diversos disparos no bairro Japão

Na noite de hoje (28), uma serie de disparos de armas de fogo ocorreu no bairro Japão em Chapadinha, segundo relatos (áudios) de moradores d...