terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Vox Populi erra feio e vira piada …Dados da pesquisa chega a 101%


Dados da Pesquisa divulgados em meio de comunicação da Capital
O Instituto Vox Populi, de abrangência nacional divulgou nesta segunda feira (04) os dados de uma possível pesquisa, mas na hora de aplicar estatística esqueceram e divulgaram os números errados, o que virou piada nos 4 cantos do Maranhão. No levantamento feito pelo Instituto Vox Populi, o total dos votos soma 101%, quando a porcentagem correta deveria ser 100%. Só de verídica a pesquisa, que não tiveram o cuidado de verificar os dados.

O Instituto cometeu o equívoco e provavelmente acabou dando um ponto percentual a mais para um dos candidatos, inflou o índice dos que ‘não sabem’ ou elevou em um ponto o número de ‘branco e nulo’. Na hora de conferi, não se preocupou com o público, como se todos fossem analfabetos.

Na pesquisa segundo dados divulgados pelo Instituto, foram citados 07 nomes, o Governador Flávio Dino (PCdoB), liderou com 37% das intenções de voto.

A Roseana Sarney (PMDB), vem na segunda colocação com 35% dos votos, seguida por Eduardo Braide (PMN), com 7%; Roberto Rocha (PSDB) com 5%, Maura Jorge (PODE) aparece com 3%; Ricardo Murad (PRP) com 2% e Eliziane Gama (PPS) com 1%. Brancos ou nulos somam 9% e 2% não souberam responder; o que totaliza 101%.

Contudo, a soma não poderia ultrapassar 100%, mas como ultrapassou em 1 ponto, a porcentagem do levantamento acabou ficando incorreta e o Instituto vacilou.

O erro na soma da pesquisa não foi percebido e as porcentagens acabaram sendo divulgadas de forma incorreta em vários veículos de comunicação do Estado.

Os dados da pesquisa foram divulgados após o Instituto Exata, em parceria com o Jornal Pequeno mostrar mais uma vez que o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), mantém uma larga vantagem sobre a segunda colocada, a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB).

De acordo com o levantamento, Dino venceria a eleição logo no primeiro turno com 63% dos votos enquanto Roseana alcançou apenas 29% das intenções de voto. Logo em seguida, ocupando uma terceira colocação aparecem empatados com 4% o senador Roberto Rocha (PSDB) e a ex-prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge (Podemos).



Por Neto Weba

Guardas municipais agora podem ser incorporadas ao sistema de segurança do Maranhão

Guarda Municipal de Caxias Maranhão Durante a sessão desta quarta-feira (17), a Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou em primeiro turno...