sábado, 1 de outubro de 2016

Quase nove mil policiais irão garantir a segurança nas Eleições 2016



O policiamento para o período eleitoral está reforçado com a integração de equipes da Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, Força Nacional, Exército, Marinha e Aeronáutica. Serão quase nove mil policiais para garantir as eleições com tranquilidade e segurança aos cidadãos. “Os acontecimentos atuais são preocupantes, mas não alteraram, nem vão comprometer nosso roteiro de atividades. Fizemos solicitação de efetivo das Forças Armadas para que o policiamento local fique mais focado na segurança das ruas e da população que vai sair para votar”, explicou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), desembargador Lourival Serejo, durante coletiva à imprensa, realizada na manhã desta sexta-feira (30), na sede do órgão na Areinha.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) destacou 7,5 mil policiais, entre delegados, investigadores e militares, e, em apoio a este efetivo, estão aproximadamente 1,3 mil das demais forças de polícia que cobrirão os 216 municípios e a capital. Com exceção da Força Nacional, o efetivo destacado para as eleições vem do próprio Estado. “Os eleitores e os mesários podem ficar tranquilos que as eleições transcorrerão dentro do planejamento que estamos realizando desde a última semana. Tudo que for necessário para garantir a tranquilidade nas eleições está à nossa disposição. Todos terão sua integridade segurada”, reforçou o presidente do TRE-MA.
Reforçando a segurança do Estado nas eleições, equipes do Corpo de Bombeiros ficarão responsáveis pela guarda de urna neste sábado (1°) e equipes de prontidão em viaturas para conter possíveis atos criminosos. Um grupo de 300 bombeiros estão destacados para o período, que vai cobrir a Grande Ilha, com reforço em São Luís e Raposa por conta dos casos. “Todas as áreas com maiores índices de periculosidade serão priorizadas neste plano de segurança”, destacou a chefe de Operações do Corpo de Bombeiros, capitã Débora Tavares. Neste sábado, o grupamento acompanha equipes do TRE-MA na distribuição das urnas nos municípios maranhenses, concluindo todo o trabalho até às 18h. “Tudo estará pronto para o dia da eleição”, afirmou o presidente do Tribunal, Lourival Serejo.
Se antecipando a possíveis novos casos de vandalismo, o TRE-MA tomou medidas preventivas. Uma das zonas eleitorais foi modificada, devido à ação dos criminosos. Quem votaria na UEB Professor Carlos Saads, na Avenida Principal do bairro Mauro Fecury, foi transferido para a UEB Cônego Sidney Castelo Branco, na Avenida José Sarney, Vila Ariri, próximo ao primeiro local. Da mesma forma, duas seções que funcionariam na Escola Darcy Ribeiro, foram deslocadas para o Jardim de Infância da própria escola. As mudanças serão informadas pelo tribunal nos próprios locais, por meio de faixas e equipes manterão contato por telefone com mesários e administradores dos prédios para informar das alterações.
Também integrando a força-tarefa de segurança para o período, o comandante do 24° Batalhão de Infantaria Leve, tenente-coronel Carlos Frederico de Azevedo Pires reiterou que, neste momento, é importante destacar o trabalho integrado de todas as forças de segurança do Estado, Forças Armadas e da Justiça Eleitoral para a garantia do exercício de cidadania. “Nós, do Exército, estamos aqui para prestar este apoio e somar na contenção dos crimes”, enfatizou. A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) orienta que os cidadãos repassem informações que ajudem a polícia no combate ao crime por meio do número do aplicativo Whatsapp (98) 9.9163.4899 e pelo aplicativo “Byzu”, compatível com todos os sistemas operacionais.