sábado, 1 de outubro de 2016

Quase nove mil policiais irão garantir a segurança nas Eleições 2016



O policiamento para o período eleitoral está reforçado com a integração de equipes da Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, Força Nacional, Exército, Marinha e Aeronáutica. Serão quase nove mil policiais para garantir as eleições com tranquilidade e segurança aos cidadãos. “Os acontecimentos atuais são preocupantes, mas não alteraram, nem vão comprometer nosso roteiro de atividades. Fizemos solicitação de efetivo das Forças Armadas para que o policiamento local fique mais focado na segurança das ruas e da população que vai sair para votar”, explicou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), desembargador Lourival Serejo, durante coletiva à imprensa, realizada na manhã desta sexta-feira (30), na sede do órgão na Areinha.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) destacou 7,5 mil policiais, entre delegados, investigadores e militares, e, em apoio a este efetivo, estão aproximadamente 1,3 mil das demais forças de polícia que cobrirão os 216 municípios e a capital. Com exceção da Força Nacional, o efetivo destacado para as eleições vem do próprio Estado. “Os eleitores e os mesários podem ficar tranquilos que as eleições transcorrerão dentro do planejamento que estamos realizando desde a última semana. Tudo que for necessário para garantir a tranquilidade nas eleições está à nossa disposição. Todos terão sua integridade segurada”, reforçou o presidente do TRE-MA.
Reforçando a segurança do Estado nas eleições, equipes do Corpo de Bombeiros ficarão responsáveis pela guarda de urna neste sábado (1°) e equipes de prontidão em viaturas para conter possíveis atos criminosos. Um grupo de 300 bombeiros estão destacados para o período, que vai cobrir a Grande Ilha, com reforço em São Luís e Raposa por conta dos casos. “Todas as áreas com maiores índices de periculosidade serão priorizadas neste plano de segurança”, destacou a chefe de Operações do Corpo de Bombeiros, capitã Débora Tavares. Neste sábado, o grupamento acompanha equipes do TRE-MA na distribuição das urnas nos municípios maranhenses, concluindo todo o trabalho até às 18h. “Tudo estará pronto para o dia da eleição”, afirmou o presidente do Tribunal, Lourival Serejo.
Se antecipando a possíveis novos casos de vandalismo, o TRE-MA tomou medidas preventivas. Uma das zonas eleitorais foi modificada, devido à ação dos criminosos. Quem votaria na UEB Professor Carlos Saads, na Avenida Principal do bairro Mauro Fecury, foi transferido para a UEB Cônego Sidney Castelo Branco, na Avenida José Sarney, Vila Ariri, próximo ao primeiro local. Da mesma forma, duas seções que funcionariam na Escola Darcy Ribeiro, foram deslocadas para o Jardim de Infância da própria escola. As mudanças serão informadas pelo tribunal nos próprios locais, por meio de faixas e equipes manterão contato por telefone com mesários e administradores dos prédios para informar das alterações.
Também integrando a força-tarefa de segurança para o período, o comandante do 24° Batalhão de Infantaria Leve, tenente-coronel Carlos Frederico de Azevedo Pires reiterou que, neste momento, é importante destacar o trabalho integrado de todas as forças de segurança do Estado, Forças Armadas e da Justiça Eleitoral para a garantia do exercício de cidadania. “Nós, do Exército, estamos aqui para prestar este apoio e somar na contenção dos crimes”, enfatizou. A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) orienta que os cidadãos repassem informações que ajudem a polícia no combate ao crime por meio do número do aplicativo Whatsapp (98) 9.9163.4899 e pelo aplicativo “Byzu”, compatível com todos os sistemas operacionais.

Terror na noite de Chapadinha, bandidos efetuaram diversos disparos no bairro Japão

Na noite de hoje (28), uma serie de disparos de armas de fogo ocorreu no bairro Japão em Chapadinha, segundo relatos (áudios) de moradores d...