quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Deputados defendem cumprimento de acordo firmado entre o Governo do Estado e militares

                                1
Os deputados Raimundo Cutrim (PC do B), Sousa Neto (PMDB), Júnior Verde (PRB) e Cabo Campos (PPS) defenderam da tribuna da Assembleia, na sessão desta quinta-feira (03), o cumprimento do acordo firmado entre o Governo do Estado, os bombeiros e policiais militares, firmado em abril deste ano, cujo prazo de cumprimento vence este mês. “Acreditamos no governador Flávio Dino (PC do B), acreditamos que esse governo vai cumprir esse acordo”, afirmou o deputado Cabo Campos.

Raimundo Cutrim disse que ficou preocupado com o que ouviu dos bombeiros e militares que participaram da reunião da Comissão de Segurança da Assembleia, realizada ontem (02), cuja pauta foram as reivindicações apresentadas por ambas as categorias, no mês de abril, as quais o Governo do Estado comprometeu-se em atender até o mês de dezembro deste ano. “É um documento assinado e nós precisamos que o Governo defina como é que vai ficar, porque já está há quase um ano isso aqui e ainda não temos resultado”, lembrou Cutrim.
Sousa Neto, por sua vez, relembrou as reivindicações, dentre outras, apresentadas, constantes do documento de acordo: reabrir comissão própria formada por membros do governo e representantes dos bombeiros e policiais militares; avaliação dos índices constantes do escalonamento vertical do ano de 2016; proceder à analise das despesas efetuadas com diárias e horas extras; adotar providências, em regime de urgência, para discussão e aprovação de organização básica da Polícia Militar, conjuntamente com a Lei de Promoções, garantindo que a ascensão funcional do possa chegar ao último posto da instituição.

REUNIÃO DA COMISSÃO

Júnior Verde argumentou que é preciso valorizar esses homens e mulheres que dão a vida em defesa da segurança da sociedade e que as reivindicações que apresentam são justas, acrescentando que é possível contemplar a pauta de reivindicações dessas categorias na Lei Orçamentária do Estado. “Acredito que é possível sim desenvolvermos isso antes da votação dessa peça orçamentária nesta Casa e fazer as devidas correções. Estamos acreditando do diálogo”, assinalou.
O deputado Cabo Campos, que é presidente da Comissão de Segurança Pública, fez referência aos representantes do Governo do Estado, signatários do documento de acordo firmado com a categoria dos bombeiros e militares; Jeferson Portella, Márcio Jerry, Carlos Lula e Felipe Camarão, respectivamente, secretário de Segurança Pública, secretário de Assuntos Federativos e Articulação Política, o então secretário Adjunto da Casa Civil e também o então secretário de Gestão e Planejamento.

De acordo com Cabo Campos, os referidos representantes do Governo do Estado foram convidados para uma reunião da Comissão de Segurança Pública, a ser realizada na próxima quarta-feira (09), às 8h30, na sala das Comissões, que contará com a presença dos representantes dos militares. “Oro e creio que o acordo será cumprido. Para isso é que nós parlamentares estamos aqui, para intermediar isso. Eu espero em Deus que isso possa acontecer”, observou.

DENÚNCIA

Na oportunidade, o deputado Cabo Campos denunciou que o Comandante Geral da Polícia Militar está fazendo perseguições dentro daquela Corporação por meio de transferências como, por exemplo, a do soldado Leite. “Ele está prestando um desfavor ao governador Flávio Dino, um desfavor à corporação e um desfavor a esses parlamentares que tentam intermediar entre a categoria e o Governo do Estado. Parabéns, senhor Comandante Geral, o senhor conseguiu”, destacou.

AMEAÇA DE PARALISAÇÃO

Segundo Sousa Neto, os bombeiros e policiais militares estão ameaçando paralisar as atividades no próximo dia 23, caso o Governo do Estado não cumpra com o acordo. “Então, dia 23 de dezembro, poderá haver greve da Polícia Militar do Estado do Maranhão, que é uma coisa que ninguém nesta Assembleia quer”, revelou.

Do Blog do Cabo

Guardas municipais agora podem ser incorporadas ao sistema de segurança do Maranhão

Guarda Municipal de Caxias Maranhão Durante a sessão desta quarta-feira (17), a Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou em primeiro turno...