segunda-feira, 16 de março de 2015

Acidente com ônibus mata 51 pessoas em Santa Catarina.



Os corpos das vítimas do acidente de ônibus na Serra Dona Francisca, no norte de Santa Catarina, chegaram a União da Vitória, na região sul do Paraná, por volta das 20h30 deste domingo (15). A prefeitura organizou um velório coletivo no Ginásio de Esportes Benedito Albino, no distrito São Cristóvão. Algumas famílias, no entanto, optaram por velar seus parentes em outros locais.
De acordo com a Polícia Militar, os corpos devem ser liberados para o velório à medida em que os familiares chegarem ao local para reconhecê-los. Às 20h50, ainda não havia um horário previsto para o início da cerimônia coletiva.
Até as 17h, o Governo de Santa Catarina confirmou 51 mortes, com sete pessoas feridas internadas em hospitais. Uma criança de 2 anos recebeu alta durante esta tarde. O ônibus em que eles estavam caiu em uma ribanceira de aproximadamente 400 metros no quilômetro 89 da SC-418, em Joinville, no fim da tarde de sábado (14). O grupo saiu de União da Vitória na sexta-feira (13) e atravessava Santa Catarina para ir até um evento religioso em Guaratuba, no litoral do Paraná.
Segundo o Governo de Santa Catarina, o caminhão refrigerado saiu, às 16h, com 32 corpos do Instituto Médico-Legal (IML) de Joinville; outros 11 corpos foram levados por funerárias e sete permanecem no IML. Os últimos não puderam ser levados para o Paraná porque as famílias não foram localizadas ou por falta de documentação. Todos os corpos foram identificados; foram 12 horas para que o trabalho fosse concluído.
Ao todo, 14 homens, 20 mulheres, cinco adolescentes e 11 crianças morreram no acidente. O Governo do Paraná e a Prefeitura de União de Vitória, cidade onde a maioria das vítimas morava, decretaram luto oficial de três dias.
Já o ônibus fretado pela Prefeitura de União da Vitória, que levou familiares até o IML de Joinville para reconhecimento dos corpos, retornou ao Paraná por volta das 15h30 deste domingo.

Retirada do ônibus

Na tarde deste domingo, a rodovia SC-418 foi totalmente interditada na altura da Serra Dona Francisca, em Campo Alegre, no norte catarinense, para que o ônibus que levava as vítimas fosse retirado da ribanceira. O ônibus estava a cerca de 400 metros da altura da rodovia.
Ao mover  o veículo,  o corpo de mais uma criança foi encontrado sob o ônibus, o que elevou o número de vítimas para 51.

Resgate das vítimas

Equipes trabalharam desde o fim da tarde de sábado no resgate de feridos. Pelo menos 15 viaturas e ambulâncias foram mobilizadas no local, mas as equipes enfrentaram dificuldades por conta da escuridão e pela falta de sinal de rádio e de celular no local.
O grupo de Bombeiros Voluntários de Joinville se reuniu para organizar uma operação de resgate que atravessou a madrugada. O trânsito permaneceu interditado nos dois sentidos para os trabalhos de resgate até o fim da noite de sábado.

Inquérito

O delegado Rodrigo Bueno Gusso afirmou que um inquérito já foi aberto para apurar as causas do acidente. Ele foi até o local, mas uma perícia deve ser feita no veículo.

Gusso também não descarta a possibilidade de ouvir os sobreviventes, quando tiverem se recuperado. Ele também vai aguardar os exames no corpo do motorista, para saber se pode ter tido algum mal súbito. O resultado da investigação será encaminho para a Polícia Civil de Trânsito.

Alana FonsecaDo G1 PR

Influencer acusada de estelionato no Piauí é presa com caminhonete roubada em Açailândia

Letice Maria Sousa Colasso já havia sido presa pela Polícia Civil do Piauí por estelionato Letice Maria Sousa Colasso, uma influeciadora que...