segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Operação da polícia descobre e incinera 117 mil pés de maconha

Cento e dezessete mil pés de maconha plantados em uma área de 12 hectares na cidade de Centro do Guilherme, localizado a 450 km da capital, foram incinerados durante a Operação Fogo Alto, realizada pelo Grupo Tático Aéreo (GTA), em parceria com as Polícias Militar e Civil. A incursão policial começou na segunda-feira (28) e se estendeu por cinco dias e ontem pela manhã o resultado foi apresentado em uma coletiva para a imprensa, na sede do GTA, no Calhau. Caso esse plantio fosse colhido, renderia aos traficantes mais de R$ 10 milhões. Dados da polícia revelam que o Maranhão continua sendo um dos estados da federação com maior número de plantações de maconha, seguido por Pará e Pernambuco.
Um local de difícil acesso e coberto por matagal, os policiais conseguiram encontrar esse plantio de entorpecentes. O coordenador adjunto do GTA, o delegado da Polícia Civil Mayron Guimarães, falou que receberam uma determinação do secretário de Segurança Pública, Marcos Affonso Júnior, para combater o tráfico de entorpecente no Maranhão, erradicando os plantios e prendendo os proprietários das plantações.
No começo da segunda quinzena do mês passado, os policiais realizaram um levantamento na localidade Centro do Guilherme, onde identificaram as 27 roças de maconha. A droga era plantada em covas e em uma área de 12 hectares, em mata fechada e o acesso sendo feito apenas por meio de helicóptero. Na segunda-feira (28) houve o deslocamento do efetivo com 27 integrantes do GTA, cinco policiais civis e cinco militares, com apoio de dois helicópteros do GTA.
No decorrer da semana, todo o plantio foi retirado das covas e incinerado na sexta-feira (1º). Ainda no local, foram encontradas mudas pequenas e sementes prontas para serem plantadas. Apesar das diligências feitas na área e municípios vizinhos, não foram encontrados os donos da terra ou os proprietários da plantação. Mayron Guimarães também informou que a operação vai continuar tanto nessa localidade como ainda em outros pontos do estado onde há suspeitas de terem esse tipo de plantação. “É certo que não houve prisão desses traficantes de Centro do Guilherme, mas conseguimos identificá-los e em poucos dias eles poderão ser presos”, frisou o delegado.
Inovações - O chefe de operações do GTA, capitão da Polícia Militar Onildo Sampaio, disse que os plantadores de maconha estão inovando na forma de plantio, principalmente na questão de irrigação e utilização de fertilizantes. Os novos procedimentos são para que possam ter safra de maconha durante o ano todo, pois, anteriormente, esse tipo de plantio poderia ser feito apenas no decorrer do período chuvoso.
Onildo Sampaio frisou ainda que o Maranhão, Pará e Pernambuco são os estados com maior número de plantações de entorpecentes em virtude das condições climáticas e do solo. Os terrenos, geralmente, são localizados em área de difícil acesso. Neste ponto são feitos covas alinhadas para que a maconha possa crescer mais rápida, pois antes do período do plantio até a colheita era em torno de três a quatro meses. “Eles levam toda uma logística para os locais de plantios. Além das sementes de maconha, é levado alimentação, remédio, máquinas, fertilizantes, entre outros equipamentos, para dar suporte para o plantador ficar nesse local até o período da colheita”, detalhou o chefe de operações do GTA.

Com informações do Blog do Marcial Lima

Mulher é agredida pelo ex companheiro em Mata Roma

No Maranhão, A violência contra as mulheres está aumentando a cada dia que se passa, na madrugada de hoje (18), k. N. R. teve a sua residênc...