segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Convocação dos Excedentes, uma das soluções para crise na segurança Pública no Maranhão

No ano de 2012, o governo do Maranhão abriu vagas para o maior concurso público na história da Segurança do Estado. Foram 2500 vagas, só para PM foram 2 mil.
No entanto, foi também um dos concursos mais desorganizados da história do Estado. A empresa responsável pelo certame foi a FGV (Fundação Getúlio Vargas). 
Muitos erros grotescos foram constatados no decorrer do concurso.
A primeira delas foi a fraude que ocorreu, que culminou com prisões de fraudadores, porém nunca se teve realmente a certeza que todos os envolvidos nesse esquema foram identificados, os fraudadores e os beneficiados.
Falhas no edital e uma interminável publicação de retificação deixaram os candidatos à flor da pele.
Faltaram explicações pela organização que nem sequer colocou um escritório aqui na Capital São Luís, para tirar ou esclarecer as dúvidas. Somente o site da empresa fora disponível para os candidatos, contudo dúvidas e falta de informações deixaram os candidatos a vê navios.
Erros na divulgação entre aprovados e classificados fizeram com que muitos procurassem a justiça a fim de reaver direitos.
Reprovação em massa no TAF (Teste de Aptidão Física) fez com que houvesse novas convocações.
Neste concurso teve de tudo que se possa imaginar. Levas de aprovados ingressaram no judiciário para garantirem seus direitos, os chamados sub judice. 
O Concurso quase entrou em colapso ao ponto de o governo cogitar o seu cancelamento, fato este publicado aqui neste blog e confirmado posteriormente pelo próprio Secretário Fábio Gondim em reunião com os excedentes.
Expectativas, especulações, agonia, angustia, desconfiança, demora e o temor de o governo não convocar os excedentes tem feito com que os candidatos tomassem atitudes práticas. Foram feitas diversas manifestações e reuniões com as autoridades, no sentido de sensibilizar o governo para que faça logo a tão sonhada convocação.
Num Estado onde o caos imperou nos últimos meses, o governo parece que não está nem aí para segurança Pública. 
O número de excedentes chega a um total de 15 mil, todos estão ávidos para uma possível convocação.
Os candidatos já não suportam mais as promessas mentirosas feitas em torno da convocação. Foi veiculado em toda imprensa que 1000 seriam o número dos convocados, contudo somente promessas e mais promessas não cumpridas. 
A crise e a falta de efetivo é uma realidade gritante na PM. O seu efetivo está totalmente defasado em termos de homens para o emprego no serviço.
Na semana passada foram formados mais de mil PM,s, todavia outra grande problemática tem tirado o sono do governo, a nomeação dos formandos.
O grande calcanhar de Aquiles do governo está nesse dilema. O Estado não pode nomear e convocar ao mesmo tempo. O Governo está num sinuca de bico, se ficar o bicho come se correr o bicho pega. Esse é o sinistro que ronda as autoridades do certame.
Os bombeiros estão desde dezembro formado, sem nomeação e salários. Eles estão no aquartelamento, sem poder trabalhar nas ruas. Situação análoga estão também os PM,s recém formados.
No outro lado estão os excedentes ansiosos pela chamada, pessoas que deixaram seus empregos sonhando que seriam convocados e prejuízos financeiros são alguns dos problemas enfrentados por eles. Não se sabe quando será esta bendita convocação. O silencio do governo tem incomodado todos eles.
Temos um dos efetivos mais reduzidos do Brasil. A carência de efetivo é um fator crônico na corporação. 
O governo tem resistido até a última hora para protelar a convocação. Estamos num ano eleitoral e tudo pode ser um jogo marcado para tentar ludibriar os candidatos.
Caros amigos excedentes, este blog desde a gênese deste concurso tem dado total apoio e cobertura no que se referi à convocação.  A luta de vocês é a minha luta, em nenhum momento  furtaremos a causa de vocês.
Sei o tanto quanto sofrido tem sido essa luta que às vezes falta o gás para continuar lutando, porém não desistam por que somente os determinados alcançaram a vitória.
O blog continuará como sempre na luta por vocês e com vocês. Conte conosco por que estaremos ao lado de todos. Força, fé e obstinação serão seus símbolos de luta. Um grande abraço. 
SGT Ebnilson-Administrador do Blog
A partir de hoje o blog fará uma campanha permanente até a convocação dos Excedentes.
CONVOCAÇÃO DOS EXCENDENTES JÁ, divulguem e compartilhe nas redes sócias.
 
Do Blog do Ebenilson Carvalho

Urgente: Duas pessoas baleadas no bairro na noite de hoje

Mais uma vez o bairro do Japão/cartepilar é palco de violência em Chapadinha, no início da noite de hoje (28), onde indivíduos armados e cir...