segunda-feira, 9 de setembro de 2013

O Big Brother no governo brasileiro

"Brasil é o grande alvo dos EUA" foi o título de uma das mais lidas notícias esta semana. Ao lado das manchetes que anunciavam armas químicas usadas pelo regime de  Assad, na verdade um claro pretexto para a derrubada do governo sírio, essa notícia da espionagem contra nosso país desnuda a política do governo dos Estados Unidos.   
Todos sabemos agora, a partir do belo trabalho do jornalista norte-americano Glenn Greenwald, que o governo brasileiro é o maior alvo da espionagem dos Estados Unidos. "Não tenho dúvida de que o Brasil é o grande alvo dos Estados Unidos", disse o jornalista, que promete trazer novas denúncias. Mais: Greenwald revelou que o governo dos Estados Unidos espionou até mesmo os emails da presidenta Dilma Roussef e de seus ministros e assessores, conforme arquivos abertos por Edward Snowden, o ex-técnico da CIA.

Essa invasão do que deveria ser soberano, com um filtro de controle absoluto sobre ideias e política, me faz lembrar 1984, o romance de George Orwell onde aparece o deus Big Brother. A ironia profunda dessa lembrança é que o livro de Orwell sempre foi apresentado como uma crítica ao futuro socialista, mas se tem  revelado hoje como a profecia realizada do imperialismo. Neste estágio de avanço tecnológico, o império dos Estados Unidos já não se contentam mais com sangue e mortes de países arrasados por bombas. Eles querem também o controle das mentes e da privacidade.
Senão, vejamos no livro 1984 e agora, depois das revelações de Snowden. Logo no começo do romance se escreve: “Era uma dessas pinturas realizadas de modo a que os olhos o acompanhem sempre que você se move. O GRANDE IRMÃO ESTÁ DE OLHO EM VOCÊ, dizia o letreiro embaixo”. Ou Big Brother is watching you. Notam alguma semelhança entre os abusos avassaladores da espionagem de Obama e o livro publicado em 1948?
Observem esta informação: “Qualquer barulho feito, mais alto que um cochicho, seria captado pelo aparelho; além do mais, enquanto permanecesse no campo de visão da tela, uma pessoa poderia ser vista também. Naturalmente, não havia jeito de determinar se, num dado momento, o cidadão estava sendo vigiado ou não. Impossível saber com que frequência, ou periodicidade, a Polícia do Pensamento ligava para a casa de qualquer individuo. Era concebível, mesmo, que observasse todo mundo ao mesmo tempo. A realidade é que podia ligar determinada linha, no momento que desejasse.”.  Isso é do livro, amigos, que o relatório de Snowden copiou, digamos assim.  
 Olhem isto: “GUERRA É PAZ. LIBERDADE É ESCRAVIDÃO.” Vocês watch bem, se eu não houvesse lido, não diria que é do livro. Porque isso é a política externa dos Estados Unidos,  hoje. Ou melhor, é a propaganda do modo de ser imperial que corre o mundo. Quando o governo dos Estados Unidos arrasa populações com bombas, está apenas defendendo a paz, não é verdade? Pelo que os filmes de Hollywood nos deformam em dramas eletrizantes, quando escravizam povos, os soldados norte-americanos apenas espalham a liberdade sobre súditos ignorantes.  
Espionem se estas linhas do livro são ou não a propaganda do governo dos Estados Unidos:
No alto da pirâmide está o Grande Irmão. O Grande Irmão é onipotente. Cada sucesso, realização, vitória, descobrimento científico, toda sabedoria, sapiência, virtude, felicidade, são atribuídos diretamente à sua liderança e inspiração. Ninguém nunca viu o Grande Irmão. É uma cara nos tapumes, uma voz das telas”.
E me digam depois se isto  é ou não o  Facebook e as redes sociais hoje sob controle absoluto:
“Nada do que ele faz é indiferente. Suas amizades, seus divertimentos, sua conduta em relação à esposa e aos filhos, a expressão de seu rosto quando está só, e até os movimentos característicos do seu corpo, tudo é ciosamente analisado. É certo que descobrem não apenas as mais minúsculas infrações, como qualquer excentricidade, por pequena que seja, qualquer modificação de hábitos, qualquer maneirismo nervoso que possa ser o sintoma duma luta íntima. Não tem liberdade de escolha em direção alguma”.
De volta ao real, até parece que voltamos à ficção. Pois diante da notícia da espionagem contra a presidenta Dilma, houve quem postasse nos comentários da internet: “Obama, por favor nos invada e nos transforme em país de primeiro mundo. Venham, yankees, possuam nosso corpos e mentes”. Os brasileiros à direita que descarregam tais joias  apenas falam que, domesticados, passaram a amar o Grande Irmão. Nada mais George Orwell, nada mais 1984 neste 2013.

 autor deste artigo Urariano Mota

Guardas municipais agora podem ser incorporadas ao sistema de segurança do Maranhão

Guarda Municipal de Caxias Maranhão Durante a sessão desta quarta-feira (17), a Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou em primeiro turno...