terça-feira, 3 de setembro de 2013

A alta do dólar e a soja no Maranhão

A alta no preço do dólar já atingiu a produção e exportação de grãos em Balsas, na região Sul do Maranhão.
Segundo os produtores, foram plantados 600 mil hectares de soja. Cerca de 1,8 milhão de toneladas, correspondentes à última safra, já estão em fase de colheita.
Em abril, mais de 70% dos agricultores venderam a safra para empresas que negociam a venda do grão no mercado internacional com preço pré-fixado em dólar. Na época, a moeda norte-americana estava abaixo de R$ 2, mas, este mês, a cotação já chegou a R$ 2,38, totalizando uma alta acumulada de quase 15% em apenas quatro meses.
O plantio da próxima safra deve começar em novembro e, por isso, os produtores estão importando adubos, fertilizantes e outros insumos, o que resulta no aumento do custo da produção. Em contrapartida, agora, a soja produzida pelo custo anterior pode ser vendida por um preço maior, aumentando a expectativa inicial de rendimento (veja o que dizem os agricultores no vídeo).
Estima-se que as lavouras de soja, em Balsas, cresçam 45,3% nos próximos três anos. A atividade impulsiona outros setores como comércio e serviços. Balsas possui 90 mil habitantes e é conhecida como cidade-sede da região.
 
Do Blog do Marcial Lima

Por questões médicas, ministro Flávio Dino adia participação em Aula Magna da UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) adiou a Aula Magna com o ministro Flávio Dino, do Superior Tribunal Federal (STF), que estava ma...