sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Outra jovem abandona bebê dentro de banheiro de hospital; desta vez em Caxias

Mais uma jovem de 19 anos, que afirmava não saber da gravidez, teve um bebê em um banheiro do Hospital Geral Gentil Filho, em Caxias (a 360 km de São Luís). Francinalva de Souza Lima, que mora no povoado Vitória, a 30 km de Caxias, chegou à unidade de saúde por volta das 10h30 de ontem (8), acompanhada da família, alegando estar há seis meses sem menstruar e sentindo muitas dores.
Segundo funcionários do hospital, ao ser questionada se estava grávida, a jovem teria negado. "Ela chegou reclamando de dores abdominais. Foi avaliada e medicada. Depois, pediu para ir ao banheiro. Desconfiando da situação, uma técnica de enfermagem a acompanhou. Ao abaixar para urinar, bebê desceu, mas já sem vida. Vendo a situação, a técnica acionou o resto da equipe médica", afirmou o enfermeiro Francílio Carvalho.
Tudo isso ocorreu 20 minutos após dar entrada no hospital. A família afirmou que não sabia da gravidez. "Não percebi porque ela é magra e não manifestou tantas alterações no corpo. Lamento ter perdido meu neto", disse a mãe de Francinalva, Francisca de Souza Lima.
Após ser medicada e ter a hemorragia contida, a jovem foi transferida para a Maternidade Infantil Carmosina Coutinho, que fica no bairro Campo de Belém, também em Caxias, assim como o feto. A causa da morte do bebê ainda é desconhecida.
Um caso semelhante ocorreu no mesmo hospital, no último sábado (2), quando uma jovem, também de 19 anos, deu à luz um bebê no banheiro da unidade de saúde, e jogou a criança em um cesto de lixo. Felizmente, a criança foi encontrada e sobreviveu.
O bebê foi encontrado pela zeladora do hospital que foi limpar o banheiro. A criança passa bem e já tem nome, Gabriel. Ele deverá ficar com a avó materna, sob a supervisão do Conselho Tutelar.
Com texto de Mieko Wada, do G1 MA.

Urgente: Duas pessoas baleadas no bairro na noite de hoje

Mais uma vez o bairro do Japão/cartepilar é palco de violência em Chapadinha, no início da noite de hoje (28), onde indivíduos armados e cir...