sexta-feira, 5 de julho de 2013

Vândalos...quem são?


                                                         
Vândalos...quem são? Aqueles que enfrentam toda a polícia do patriciado armada até os dentes, com armaduras, bombas, balas de borracha, “caveirões”, numa manifestação exigindo justiça? Ou seriam os “vândalos” a mídia amestrada do mesmo patriciado, que faz e executa um terrorismo armado até os dentes para estupidificar, idiotizar, emburrecer?

Os vândalos na época da triste e cruel ditadura militar eram chamados de “subversivos”. Agora, os subversivos são chamados de “vândalos”. Pouco mudou para a mídia que veste o modelo do capital internacional. A razão também não mudou para essa mesma midia: encobrir lucros fantásticos, corrupção mais fantástica ainda, e encobrir o “melhor dos mundos”: uma divida eterna, interna e externa que sangra um país que é a sexta economia do planeta, com cinqüenta por cento de seu produto interno bruto direcionado para pagamentos de juros cada vez maiores para banqueiros e multinacionais, o índice de qualidade de vida estando lá na rabeira... E perguntamos novamente: quem são os vândalos?
Quando a população sai às ruas para dizer: “basta de um país SPC!”, (samba, pizza, carnaval) como a mídia do patriciado costuma vender em seus telões globais, com o vandalismo da fantasia e da ilusão. Viva o samba, viva o carnaval, que juntos se uniram  nas ruas do país cantando um novo samba-enredo com a alma do coletivo e popular e que soava bem alto ao som de  “ queremos um país SPC, ou seja, sem pobreza e corrupção”. Que país fantástico!
Ao mesmo tempo, o futebol dentro dos campos gramados, e as manifestações em outros campos armados de indignação e basta. ”O brasileiro é acovardado, um bunda-mole que só pensa em samba e futebol”, frase que ouvimos repetidamente. “Eu não sou bunda-mole”... Pois é, esse foi o sentimento que levou todo um pais a bater forte nas portas da senhora austera e elitizada que se chama República, para fazer ouvir sua voz bem alto. Aliás, uma república que nunca ouviu sua população, e viveu sempre dando golpes de estado. Aliás, uma república que nasceu de um golpe de estado.
Privatizações, ditaduras, plano Collor, leilões de riquezas naturais e minerais, estádios de futebol riquíssimos e mais um sem fim de golpes de estado e vandalismos.
Vândalos... quem são? Aqueles que, consciente ou inconscientemente, nas manifestações de rua, enfrentam um aparato militar que protege o patriciado, os bancos, as multinacionais que aqui operam e extraem riquezas do país, desregulando tudo e qualquer coisa e que “mete o cacete” na população de “segunda ou terceira linha”, segundo a linguagem dos “iluminados”? Tudo orquestrado com a mídia obediente, cujo papel é hipnotizar o “distinto público” e  esconder a prioridade número um deste país: mudar definitivamente as relações com o capital internacional, que vandaliza, tortura, adoece, desestrutura, deseduca e mata.
Auditar as contas de uma dívida eterna com a população, auditar a dívida eterna com a Educação, Saúde, Habitação, Justiça, Cidadania. Auditar o direito número um: a Vida, e como disse bem claro a população com suas bandeiras nas ruas, “os vândalos são vocês, que são contra a vida, só pensam em lucro e que, quando se encontram, só falam duas frases: “  ganhar mais e pagar menos”.
Protestar, ir para as ruas com determinação e jogar pedras nos lucros mais que abusivos que massacram o país, quebrar as vitrines enfeitadas de uma mídia adestrada que protege a corrupção do violento capitalismo é um ato histórico.
 “Ou o modelo capitalista acaba com nóis, ou nóis acaba com o modelo capitalista”. Esse foi o estímulo consciente ou inconsciente que a população deste imenso país usou para expulsar a “bruxaria” e o “vandalismo” do entreguismo e da inércia. Com ou sem lideranças, repudiando os partidos políticos atuais e, ao mesmo tempo, formando novas lideranças que sairão das ruas e não dos “nobres” recintos fechados, onde impera o ato de lucrar com a vida humana, este sim, um ato cruel, diabólico. O verdadeiro vandalismo com a espécie humana.
Vândalos... quem são?   Com certeza não estão do lado de cá...

Daniel Chutorianscy – médico       e-mail: trenzinhocaipira@vnet.com.br 

Mãe e filho médico invadem casa, matam 2 idosos e ferem padre

A pequena cidade de Peixoto de Azevedo, no Mato Grosso, distante quase 700km de Cuiabá, está chocada com um crime horrendo praticado por uma...