quarta-feira, 3 de julho de 2013

Secretário anuncia abertura de 2 mil vagas no sistema penitenciário até o fim do ano

Mais duas mil vagas serão abertas no sistema penitenciário maranhense até o fim de 2013. A abertura das vagas foi anunciada pelo secretário de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa, após reunião com o o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), José Ribamar Fróz Sobrinho, onde foi discutidas ações em beneficio do sistema penitenciário do estado, entre as quais, além da abertura das novas vagas, está também a celebração de parceria entre os dois órgãos.
Uchôa explicou que a abertura das 2 mil vagas,será possível por meio do Programa Viva Maranhão. "Esse programa nos possibilita a contemplação de reformas, ampliações e construções de estabelecimentos penais no interior do Maranhão”. 
Há ainda planos para ampliar unidades por meio de ações articuladas entre as Secretarias de Estado Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap) e a de Segurança Pública (SSP). O secretário Sebastião Uchôa falou sobre a importância do estreitamento de laços com o poder judiciário. “A aproximação é de vital importância”. 
Sobre as ações por parte do poder judiciário no intuito de favorecer o sistema prisional, Fróz Sobrinho afirmou que investimentos estão sendo realizados para que os juízes possam julgar, de forma mais célere, os processos dos presos. Entre os investimentos, a criações de Varas de Execuções Penais.
Para reforçar a parceria, O TJMA deverá integrar o trabalho itinerante que a Sejap tem feito nas unidades do interior do Maranhão para reforçar a ressocialização de apenados. "Acertamos o cronograma para que as equipes trabalhem em conjunto nas visitas aos apenados do interior, visando garantir assistência jurídica aos internos justamente para diminuir a lotação nas unidades prisionais", disse o desembargador.
 
Do Blog do Marcial Lima

Brandão assina nomeação de 600 policiais militares no Maranhão

por Jorge Aragão Conforme havia prometido, o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), reforçou a Segurança Pública, em especial a Políc...