quinta-feira, 25 de julho de 2013

"Índio Branco" é assassinado a golpes de chuço no pátio da penitenciária

Um detento identificado como Welderson Reis da Cunha, o Índio Branco, foi assassinado a golpes de chuço na manhã de ontem na Penitenciária de Pedrinhas, em São Luís. As investigações sobre o caso já começaram e quatro presos são apontados como suspeitos do homicídio. Segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), esta foi a quinta morte registrada este mês em unidades prisionais na capital. Este ano, 19 apenados já foram mortos nesses presídios.
De acordo com a Secretaria Estadual de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), Índio Branco estava no pátio destinado ao banho de sol quando foi atacado por um grupo com vários golpes de chuço. Ele ainda tentou correr para se livrar dos criminosos, mas não conseguiu e morreu na quadra de esportes da penitenciária.
A vítima, que respondia por roubo qualificado, furto e porte ilegal de armas, tinha sido transferida no dia 15 de julho do Presídio São Luís para a penitenciária. O corpo foi removido na manhã de ontem pelos técnicos do Instituto Médico Legal (IML), e os policiais do 12° Distrito Policial iniciaram as investigações para elucidar o caso e encontrar os responsáveis pelo delito. A primeira providência foi convocar quatro suspeitos, que também participavam do banho de sol, para depor.
Este foi o quinto detento assassinado este mês em unidades prisionais da cidade. O último caso ocorreu no sábado (20), quando o interno Wanderson Carlos Rodrigues Leite, de 24 anos, foi encontrado morto com várias chuçadas na cela 7, do bloco A, na Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), de Pedrinhas. Conforme mostram as investigações policiais, a motivação do crime foi um acerto de contas entre apenados.
Antes dele, a Sejap já havia registrado a morte de Welson Gomes da Silva, de 25 anos, no dia 13. Ele foi encontrado morto na cela 1 da CCPJ do bairro Anil. A vítima foi alvo de estrangulamento e a polícia acredita que a ordem para matá-lo tenha partido de fora da unidade prisional.
No dia 5, foi registrada a morte do detento Leonardo Pereira de Souza, de 21 anos, também na CCPJ do Anil. Na ocasião, os agentes penitenciários encontraram a vítima no banheiro da cela, suspensa por uma corda amarrada em seu pescoço, presa na grade da janela de ventilação. Técnicos do Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim) estiveram no local e comprovaram também que Leonardo Pereira de Souza estava com hematomas, sinal de que teria sido espancado antes de ser assassinado.
O primeiro caso deste mês ocorreu no dia 1°, quando o detento Jadson Ribeiro, de 32 anos, foi morto na CCPJ de Pedrinhas. O interno foi achado enforcado dentro da cela por agentes penitenciários e monitores da unidade prisional. Com ele, estavam 10 presos que foram indiciados. 
Os dados da SSP mostram que este ano 19 detentos já morreram em unidades prisionais da cidade. Em janeiro, foram dois; fevereiro, um; março não teve registro de mortos; em abril foram oito; em maio, dois; em junho, um, e este mês, até ontem, cinco internos foram mortos.
Detentos mortos este ano
Pedro Araújo da Silva, de 20 anos, - Dia 23 de janeiro no Presídio São Luís.
Paulo Rogério Soares, de 30 anos – Dia 24 de janeiro no Centro de Detenção Provisória (CDP).
Zaqueu Francisco Viana, de 21 anos - Dia 26 de fevereiro na Penitenciária de Pedrinhas.
Marcos Aurélio da Silvam, de 32 anos - Dia 1° de abril na Penitenciária de Pedrinhas.
Durval Oliveira Rodrigues, de 35 anos - Dia 1° de abril na Penitenciária de Pedrinhas.
Vagner Moreira Maranhão, de 30 anos - Dia 10 abril no CCPJ de Pedrinhas.
Lindemberg M. Maranhão, de 26 anos - Dia 10 abril no CCPJ de Pedrinhas.
Rogério Moreira Maranhão, de 33 anos - Dia 10 abril no CCPJ de Pedrinhas.
Silas dos Santos Mendes, de 30 anos - Dia 10 abril no CCPJ de Pedrinhas.
Roberto Costa Ferreira (idade não revelada) – Dia 10 de abril no CCPJ de Pedrinhas.
Paulo Sérgio Nascimento, de 26 anos - Dia 21 de abril no Centro de Detenção Provisória.
Jailson da Silva Viegas, de 28 anos - Dia 24 de maio no Centro de Detenção Provisória.
Joarlison Paulo Neves Ferreira, de 24 anos - Dia 27 de maio no CCPJ de Pedrinhas.
Genilson Ferreira Castro, de 31 anos - Dia 15 de junho na Casa de Detenção (Cadet) em Pedrinhas.
Jadson Ribeiro, de 32 anos - Dia 1°, no CCPJ de Pedrinhas.
Leonardo Pereira de Souza, de 21 anos - Dia 5, no CCPJ de Pedrinhas.
Welson Gomes da Silva, de 25 anos - Dia 13, no CCPJ do Anil.
Wanderson Carlos Rodrigues Leite, de 24 anos - Dia 20, na CCPJ de Pedrinhas.
Welderson Reis da Cunha (idade não revelada) - Ontem, na Penitenciária de Pedrinhas.
 
Do Blog do Marcial Lima

Motorista morre em grave acidente e carga de camarão é saqueada na BR-135 em Itapecuru-Mirim

Um grave acidente envolvendo dois veículos de carga foi registrado na tarde dessa quinta-feira (18), por volta das 16h, no km 103 da BR-135,...