sexta-feira, 28 de junho de 2013

Líder de quadrilha de traficantes é preso por baderna em protestos

O líder de uma quadrilha de traficantes, suspeito de se infiltrar nos grupos organizados de manifestantes na região metropolitana, com o objetivo de praticar assaltos, depredar o patrimônio público e até cobrar pedágio, foi presa ontem na capital, no bairro Vila Embratel, por policiais civis. Antônio Luís Mendes Machado, de 21 anos, morador de um conjunto de quitinetes, na 2ª Travessa 6 de abril, naquele bairro, segundo a equipe de investigadores do Departamento de Combate a Narcóticos (Denarc) é traficante de crack, e foi identificado como um dos marginais infiltrado nas manifestações que acontecem na capital para praticar crimes.
"Acompanhando os protestos em toda a cidade e, claro, dando apoio policial para que se mantenha a ordem, recebemos informações de que o Antônio Luís Machado seria a pessoa que estaria ordenando os atos de vandalismo em diversos pontos da capital. No endereço dele, durante a madrugada, apreendemos 1 kg de crack e três armas de fogo, além de farta munição. Ele também é o principal suspeito de ordenar, esta semana, a cobrança do pedágio na Avenida dos Portugueses, próximo à Universidade Federal do Maranhão [UFMA]", revelou o delegado Cláudio Mendes, titular do Denarc.
Entre o material apreendido em poder do traficante, os investigadores recolheram um revólver calibre 38, uma pistola PT calibre ponto 40 e uma escopeta calibre 12, de alto poder de tiro. Além das armas foram apreendidas também 85 munições de diversos calibres e dois coletes balísticos pertencentes a empresas de segurança privada, que atuam na capital. No momento da prisão, o suspeito estava em companhia de dois adolescentes de 16 e 17 anos, que foram liberados, após serem ouvidos. "Outros dois maiores fugiram do cerco, mas já os identificamos", garantiu Cláudio Mendes.
Antônio Luís Machado foi autuado em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse de armas e munições de uso permitido e restrito. Ao ser apresentado na entrevista coletiva, o traficante foi identificado pelo secretário de Segurança Pública como o mesmo criminoso preso em outubro do ano passado, suspeito de promover o tiroteio que resultou na morte do policial civil Cristiano Azevedo Mota, de 36 anos, no bairro Sá Viana, quando a vítima transitava de motocicleta rumo ao Plantão Central da Vila Embratel, para cobrir o expediente de um colega.
"Este criminoso é de extrema periculosidade, pois, naquela ocasião, matou o chefe do tráfico, naquela localidade, identificado apenas como Chibiu, para assumir o comando das bocas de fumo. Foi ele quem promoveu o tiroteio que vitimou nosso investigador de Polícia Civil, que estava de serviço, e também estamos investigando sua participação no quebra-quebra, registrado segunda-feira [24], na área Itaqui-Bacanga, no qual um policial civil e um militar foram feridos gravemente. O primeiro teve um dos dedos decepado pelos vândalos recrutados por ele", concluiu Aluísio Mendes.
 
do Blog do Marcial Lima

Terror na noite de Chapadinha, bandidos efetuaram diversos disparos no bairro Japão

Na noite de hoje (28), uma serie de disparos de armas de fogo ocorreu no bairro Japão em Chapadinha, segundo relatos (áudios) de moradores d...