terça-feira, 25 de junho de 2013

A Banalização da sexualidade da juventude em Chapadinha

Diante das atrocidades envolvendo jovens e adolescentes aqui em Chapadinha, mais uma vez, sinto-me forçado a retomar a situação da sexualidade da adolescência e da juventude, na sociedade atual, e a mais que discutível, senão mesmo controversa, educação que muitos pais promovem. Olhando aos ecos que nos vão chegando da sociedade e dos artigos da imprensa que têm aparecido nos últimos tempos, confesso que me sinto profundamente preocupado e apreensivo quanto ao futuro de nossos jovens, sou pai de um adolescente de 16 anos, e minha esposa está grávida dai então serão mais filhos que estão chegando.

Meninas exibindo suas intimidades em redes sociais é um fato, e a quantidade de menores que estão se prostituindo aqui em Chapadinha é enorme, basta fazer uma observação mais minuciosa que se constata isso, e figurões da sociedade chapadinhense são clientes em potencial desta meninas que vendem seus corpos.
 
A maioria de nossos jovens lê e vê pornografia, ao ponto de alguns já terem ido parar aos sofás de psicólogos e psiquiatras, tal a dependência; um bom número afirma que consome álcool sem regra, alguns acabando nas urgências dos hospitais, em coma alcoólico; além do álcool, há um consumo excessivo de drogas duras, altamente prejudiciais para a saúde; e para acabar em beleza, ainda vão para as redes sociais da internet praticar ciberbullying, humilhando, denunciando e chantageando os colegas com fofoquice e afirmações provocadoras. Ou seja, uma boa parte dos nossos adolescentes e jovens vivem entregues a uma vida libertina e desregrada, excessivamente hedonista, cheia de sexo, drogas, álcool e malcriadez.

E os pais, onde é que andam? Segundo eles dizem, muitos deixam-lhes fazer tudo, ao ponto de a permissividade de alguns os intrigar. Outros, estão longe, bem longe, julgando que os seus filhinhos são bem comportados e incapazes de fazer o que os párias fazem. Têm muito que fazer! Outros, demitem-se. Quem tem que educar é a escola. Outros ainda, pouco ou nada se importam. Se acontecer alguma coisa, lá se há-de resolver. Como é que isto está, meus amigos. Sonhar ser pai ou mãe é muito fácil. Ser verdadeiramente pai e mãe, é outra coisa e muitos actualmente não o são.

Hoje em dia, grande parte dos adolescentes e jovens são educados na mais pura libertinagem, julgando que se pode fazer tudo e mais alguma coisa, que não há limites e regras para nada, em bares de Chapadinha é comum encontrar jovens e crianças bebendo, o modo de se vestir é outra coisa absurda, as meninas já usam roupas que expõe suas genitais, o pior é que são os pais que compram e permitem o uso destas roupas.


Estes jovens estão se achando donos e senhores da sua vida e do seu destino e que não devem nada a ninguém, que o único valor indiscutível é a diversão e o prazer, que só há direitos e não deveres para com a família, para com a comunidade e a sociedade. A sexualidade humana é assunto muito sério e que exige formação e maturidade, para ser vivida como digna de pessoas humanas e não de forma irresponsável e luxuriosa. 

O que temos que mostrar a esses jovens, que isso não se trata de um jogo de crianças. A sexualidade humana tem de estar integrada na afetividade e sobretudo estar ao serviço do amor entre as pessoas e de projetos de vida saudáveis e humanizantes. Uma sexualidade que não vá por este caminho é alienante e desumana, contribuindo para a frustração e vazio interior das pessoas e para a instrumentalização e escravização dos outros. E o pior de tudo que muitos estão forcando esta exploração sexual de jovens, absurdo que muitos pais ande compartilhando estas fotos e videos de meninas nuas, e muitos até expõe estas fotos e videos nas redes sociais.
 
Em Chapadinha a banalização da sexualidade, do álcool e das drogas não deixarão de ter graves consequências futuras, não só em termos de saúde, mas na estruturação da sua personalidade e da sua vida, nas suas relações humanas e no exercício da sua responsabilidade. Está na hora de despertar para a gravidade destes problemas e de promover uma reflexão séria, para se apontarem novos caminhos. É esta a adolescência e a juventude que queremos? Ao mesmo tempo, temos de abrir uma escola para pais.

As nossas autoridades tem que fazer alguma coisa, mas nós como pais temos que fazer mais ainda, não está correto tudo o que ta acontecendo, meninas se expondo em videos e fotos nuas, aliciadores vendendo sexo de menores a quem pagar, chega vamos da um basta nisso.

Urgente: Duas pessoas baleadas no bairro na noite de hoje

Mais uma vez o bairro do Japão/cartepilar é palco de violência em Chapadinha, no início da noite de hoje (28), onde indivíduos armados e cir...