quarta-feira, 29 de maio de 2013

Marina Silva e Fernando Gabeira desdenham de Edison Lobao a frente do ministerio de minas e energia

A ex-ministra e ex-senadora Marina Silva, e o ex-deputado e jornalista Fernando Gabeira (PV), criticaram, durante debate do Fronteiras do Pensamento em Porto Alegre, na última segunda-feira (27), a política energética do governo federal, desdenhando da presença do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, na titularidade da Pasta.

Na palestra, que tinha como tema o ‘Brasil e as questões ambientais’, a possível candidata ao Palácio do Planalto em 2014 criticou Lobão pela abordagem das políticas de energia solar e eólica.
Para Marina, a Pasta prioriza fontes poluentes, como carvão e petróleo, em detrimento de matrizes energéticas limpas. ‘Se faz um plano nacional de energia e não se tem um parágrafo sobre energia solar no país de maior insolação no planeta. Isso é insustentável’, disse a ex-ministra.
Gabeira, por sua vez, foi mais ofensivo, e questionou a presença de Lobão como ministro do setor, sem evitar o deboche. ‘A energia é um ponto central. Enquanto o governo [Barack] Obama indicou um Nobel em Física para o Ministério de Minas e Energia nos Estados Unidos, nosso ministro é o Lobão. Dali não vai passar nada. É mais um espaço de troca política, de compensações’, afirmou.
Além de ataques à política energética do governo federal, Marina também teceu críticas ao aparelhamento do Estado. ‘É preciso persistência para termos um sistema político que não seja esse atraso que está aí, onde se faz a governabilidade a partir da distribuição de pedaços do Estado. Já chegamos a 39 ministérios’, avaliou a ex-verde.
Antes da conferência, militantes da Rede Sustentabilidade coletavam assinaturas de apoio para a criação do partido no lado de fora do auditório. Segundo o site oficial da Rede, faltam cerca de 100 mil assinaturas para que se atinja o número de 500 mil, mínimo necessário para formalizar a criação.

do blog do Luis  Cardoso

Vergonha Brasil: tratamento de esgoto cresce apenas 1% em um ano

O tratamento de esgoto, infelizmente, parece continuar não sendo uma prioridade para os gestores no Brasil. De acordo com o Instituto Trata ...