terça-feira, 9 de abril de 2013

SSP define estratégias para reduzir homicídios em São Luís

SÃO LUÍS - Com o aumento da violência na região metropolitana de São Luís, a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) realizou, nesta segunda-feira (8), uma reunião visando estabelecer estratégias para diminuir os índices de criminalidade.
A reunião foi entre gestores do Sistema de Segurança Pública, que definiram uma série de estratégias visando reduzir o número de homicídios na capital. O secretario de Segurança, Aluisio Mendes, esteve, pela manhã, reunido com a Polícia Civil e à tarde com os comandantes de Batalhões e Unidades da Polícia Militar da capital.
Segundo a SSP, a meta da Secretaria é que os números reduzam em 10%. Aluisio Mendes cobrou resultados eficazes e imediatos que se traduzam em prisões de envolvidos com os crimes e ações mais ostensivas, e pediu uma maior integração das forças policiais. As ações, segundo a secretaria já terão início imediato.
“Estamos discutindo ações estratégicas que façam frente a estes números. Cada instituição vai desenvolver trabalhos de sua competência, com a participação da inteligência. A Polícia Civil deverá ampliar o cumprimento dos mandados de prisão dos autores dos crimes e a Militar vai intensificar o patrulhamento ostensivo e preventivo em todos os bairros. A população pode esperar em um curto espaço de tempo uma resposta positiva e continuará a ter tranquilidade”, afirmou Aluisio Mendes.
Nas reuniões, o secretário afirmou que o governo do Estado tem feito diversos investimentos no Sistema de Segurança, como a aquisição de viaturas, motocicletas, reforma de prédios, compra de armamentos e equipamentos, dando condições aos profissionais para desempenhar um bom trabalho em suas instituições. Além disso, Aluisio falou da importância da agilidade dos concursos públicos. Segundo ele, o governo do Estado tem tentado promover o maior processo seletivo dos últimos anos para ingresso nas polícias Civil e Militar e para o Corpo de Bombeiros, mas é preocupante a paralisação do certame por conta dos mandados de segurança impetrados pelos candidatos na Justiça. Aluisio afirmou que essa medida está causando um grande prejuízo para os trabalhos policiais, uma vez que o Maranhão possui o menor efetivo policial do país.
Tráfico de drogas
Com base nos dados da analise criminal do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), Aluisio Mendes informou que os homicídios têm relação direta com tráfico de drogas. Segundo ele, a disputa de espaços na venda de entorpecentes seria a causa de grande parte dos crimes desta natureza.
“As operações de repressão ao tráfico que vem sendo feitas tem causado um desconforto nos gerenciadores do tráfico, porém isso não justifica as ocorrências de homicídios. Traficante não tem que matar traficante. Estes criminosos devem estar presos. Já identificamos esses soldados do trafico, que são aqueles que matam por conta da disputa”, enfatizou o secretário de segurança.
Para a delegada-geral de Polícia Civil, Maria Cristina, alguns dos homicídios já têm uma linha de investigação avançada. Segundo ela, cada distrito policial deverá entregar um relatório sobre todos os homicídios apurados ou sob investigação e ainda da produtividade de cada área.
Outras ações
Em relação aos trabalhos repressivos, o comandante do Policiamento Metropolitano, coronel João Nepomuceno afirmou que vai realizar diversas ações nos próximos dias. “Estaremos integrando esforços para impedir o avanço do crime na cidade. Vamos fechar o cerco contra o crime”, disse.
Ainda durante a reunião, os comandantes das unidades policiais foram unânimes em reconhecer que é necessário uma atuação mais enérgica do Judiciário, uma vez que muitos criminosos presos pela PM ou pela Polícia Civil acabam retornando para o convívio em sociedade e cometendo novos delitos. Ficou acordado ainda na próxima sexta-feira (12), que os gestores voltarão a se reunir e avaliar os primeiros resultados.

do imirante.com

Urgente: Duas pessoas baleadas no bairro na noite de hoje

Mais uma vez o bairro do Japão/cartepilar é palco de violência em Chapadinha, no início da noite de hoje (28), onde indivíduos armados e cir...