quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

As consequencias da falta de chuva em nossa região

Ultimamente o clima na regiãodo baixo parnaiba tem elevado sua temperatura, nossa região que tem sido castigada violentamente, nas ultimas horas o ceu ta meio carregado,umprenuncio de que possa chover nas proximas horas, chuvas esta que está fazendo muita falta nesta região, na zona rural de Chapadinha boa parte das lavouras estão morrendo por falta de agua, um outro impecilio é a quantidade de praga que está  atacando a lavoura dos produtores chapadinhense.
 
A seca que atingiu o nordeste no começo de 2012 foi a pior dos últimos 30 anos. A região mais afetada foi o semiárido nordestino, principalmente do estado da Bahia. Neste estado, cerca de 230 municípios foram atingidos. Municípios de Alagoas e Piauí também sofreram com a falta de chuvas. A seca trouxe muito prejuízo para as principais fontes de renda da região: pecuária e agricultura de milho e feijão. 

Segundo informações da Emater, 30% do rebanho bovinho foram perdido no último ano, sendo a falta de chuvas a causa principal, a região de Chapadinha teve no ano de 2012 um inverno irregular, e as consequencias estão no nosso cotidiano, um exemplo claro é o preço da farinha de mandioca, um item primordial na mesa do chapadinhense e hoje custa em média R$ 6,00.

Uma grande preocupação para nós que residimos em chapadinha é a barragem da Itamacaoca, que no ano passado não teve a sua capacidade de captação completa, e se as chuvas não ocorrerem por aqui, teremos grande dificuldade de abastecimento de agua, já que quando foi construida a barragem foi projetada para uma população de 30.000 habitantes, e hoje a cidade ja possui quase 80.000.

A seca, além de ser um problema climático, é uma situação que gera dificuldades sociais para as pessoas que habitam a região. Com a falta de água, torna-se difícil o desenvolvimento da agricultura e a criação de animais. Desta forma, a seca provoca a falta de recursos econômicos, gerando fome e miséria no sertão nordestino. Muitas vezes, as pessoas precisam andar durante horas, sob Sol e calor forte, para pegar água, muitas vezes suja e contaminada. Com uma alimentação precária e consumo de água de péssima qualidade, os habitantes do sertão nordestino acabam vítimas de muitas doenças.

Policial Militar lotado em Pedreiras recorre ao suicídio em Teresina

Na noite de ontem (24), por volta das 23h00, o Soldado da Polícia Militar do Maranhão identificado como Pessoa que era lotado no 19° Batalhã...