quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A mudança de perfil do eleitor Chapadinhense

Um dos desafios dos candidatos que disputaram as eleições municipais na cidade de Chapadinha, foi o de entender o comportamento do eleitor local. Pelo menos é a tese defendida por alguns "sociólogos de butiquim" aqui de nossa cidade. “Chapadinha é uma cidade atípica. No início da década de 1980 ela tinha um perfil, nos anos 90 ganhou um perfil diferente e a partir de 1996, quando começaram a ser instaladas as primeiras faculdades – como o polo da UESPI – houve um boom e hoje nós temos um grande numero estudantes entrando e saindo da cidade todos os dias”.

Convém afirmar que atualmente os candidatos tentaram angariar votos oferecendo dinheiro , o que para muitos foi um tiro no pé. “Há três ou quatro eleições atrás a compra de votos era algo bem tranquilo. Você podia jogar na compra de voto que você ganhava. Hoje é duvidoso porque houve um processo de escolarização, aquilo que a gente chama de formação bancária, ou seja, de banco escolar. Essa pessoa pode até pegar o dinheiro, mas vai votar contra”. 

Outro ponto que precisa ser observado pelos candidatos, é o eleitorado jovem. “A galerinha teen muda a cada dez anos. Eu estou no meio deles e vejo isso. Há dez anos o problema do jovem era sexual, beber e estar em outra. Hoje não, o jovem está ligado em espiritualidade, vida sadia e em planejar alguma coisa. O candidato tem que estar atento”.

Vejamos a mudança ocorrida na Camara Municipal de chapadinha, que ficou em 60%, a realidade dessa mudança pode ser comprovada com a eleição do Manim do real Brasil, que obteve a 3ª colocação no geral,ou seja, uma pessoa que já tem um amplo serviço prestado a comunidade, posso afirmar diante de tudo o que vi nesta ultima eleição, que muitos eleitores não se manifestando publicamente como antes. “Hoje ele está omitindo o voto. Ficou muito mais subjetivo para o candidato”.

A mudança do perfil do eleitor está acontecendo por conta da facilidade das infromações, hoje com o avnço da internet, e com a facilidade de se saber o que acontece, o eleitor está saindo da fase de alienação, e começando a por em prática seus pesamentos, a para aqueles politicos com a visão contrária, o resultado das eleições comprovam tudo o que escrevi.

VÍDEO! Menino é morto com nove tiros por engano em Coroatá Maranhão

Luís Fernando Pinto dos Santos, desbravador adventista, morador da Rua Castelo Branco, bairro Mocó, na cidade de Coroatá, no Estado do Ma...