segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Politica partidária ou fanatismo na Chapada das Mulatas

Neste dias a cidade de Chapadinha tem vivido um fenomeno meio doido, grande parte da população esta de cabeça virada. É o fim da picada! Dar sentido idólatra-religioso à admiração, já exagerada, a destaque em qualquer atividade humana revela degenerescência na compreensão dos valores mais altos, que dão sentido à vida. E isso ta acontecendo estão corroendo valores a muitos conquistados.

O ser humano encerra dentro de si uma capacidade, que se pode dizer infinita, de buscar o conhecimento. O poder de construir acaba sendo prejudicado, por exemplo, pela atenção demasiada a partes, que seriam meios e não um fim em si, num processo de inversão de valores, tão comum na época de politicas partidárias. Na Chapada das Mulatas ultrapassar determinado limite, essa concentração exagerada numa atividade humana, A Politica Partidária, ai eu vejo surgir então o fanatismo em cuja esteira se abala o equilíbrio das relações entre os homens.

O fanatismo político-ideológico é o pior deles, pois figura entre as principais causas de guerras, sem se falar nas perseguições isoladas contra indivíduos como reação a posições políticas divergentes. No mesmo nível do fanatismo político, o de natureza religiosa provoca outro tanto de guerras e perseguições, acho interessante observar o paradoxo, pois toda religião tem por princípio a busca da divindade, ou Deus, e para isso prega a harmonia entre os indivíduos como condição básica para se atingir aquele objetivo. E na politica Chapadinhense e cada um puxando brasa para a sua sardinha, "Primeiro o bolso, e o resto que se dane".

O problema com o fanatismo político é que muitas vezes ele começa pequeno, mas ações vão aos poucos crescendo como uma bola de neve e acaba se perdendo o controle sobre elas. É claro que o fanatismo não se limita a ideologias, mas muitas vezes adquire traços personalistas que se traduzem na aceitação de qualquer medida tomada por um governante. Para alguns aqui em Chapadinha ou voce é situação ou é oposição, essa é a condição que querem, não importando a sua opnião, e isso é triste.

Nesse universo de fortes paixões que é a política, como se manter fora das forças inebriantes das massas? Quais são as principais características do fanatismo político? Como perceber se você está se tornando um fanático político? Quais são os melhores parâmetro para se manter junto à realidade? Os fins justificam os meios? Como ampliar a visão para ficar focado em apenas uma coisa? Qual a melhor maneira de tolerar opiniões políticas diferentes?



Nenhum comentário:

Guardas municipais agora podem ser incorporadas ao sistema de segurança do Maranhão

Guarda Municipal de Caxias Maranhão Durante a sessão desta quarta-feira (17), a Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou em primeiro turno...