quinta-feira, 9 de agosto de 2012

O crescimento da Violencia na Politica Chapadinhense

Tenho acompanhado com bastante atenção ao que está acontecendo na politica partidária de Chapadinha, e infelizmente o que se tem visto é um aumento da violência por parte de algumas pessoas,  a Violência, é um sintoma de algo mais profundo e inquietante que está ocorrendo na nossa Chapadinha e em outras cidades. Trata-se de um processo de ameaças, atentados a lideranças comunitárias, políticas e sociais. Muitos desses atos são camuflados de forma que pareçam ser algo corriqueiro.

A certesa da impunidade tem contribuido e muito para esse aumento. Todo esse quadro nebuloso de ameaças e atentados lança uma série de indagações que precisam ser respondidas pelas autoridades governamentais e policiais. Quem e que interesses estão por trás das ameaças e dos atentados? Que especie de politica está acontecendo por aqui? Vamos voltar ao passado?

Determinados interesses políticos? Determinados grupos políticos e o crime organizado articulados entre si? O fato é que existem evidências suficientes que indicam algo mais que mera coincidência entre essas ameaças e essas atitudes praticas por aqui.

Falando de Passado, na década de 1990 a opinião pública brasileira e mundial ficou estarrecida com os massacres cometidos pela polícia contra os movimentos camponeses, agora as mortes são efetuadas por pistoleiros. Há indicações de que chegam a existir cooperativas de pistoleiros, principalmente no Norte e no Nordeste. Alguns pistoleiros são funcionários de fazendeiros, que, às vezes, os emprestam a fazendeiros de outros estados para executarem sentenças de morte. É justamente este novo "modus operandi" da violência contra lideranças comunitárias e políticas, tanto no Pará quanto em São Paulo, que sugere um processo de "colombianização" do Brasil.

A outra face desse aumento da violência política se apresenta com a fisionomia da deterioração da autoridade e da presença do estado e da falência da segurança pública. Criminosos e corruptos sentem-se à vontade para agir impunemente contra quem atrapalhe seus interesses. A falência da segurança pública e o enfraquecimento da autoridade governamental são patentes não só quando se generaliza esta violência política, mas também quando a guerra do tráfico fecha o comércio, decreta o toque de recolher em favelas, e quando não há mecanismos para fiscalizar e punir o dinheiro sujo do crime organizado.

A minha Chapadinha não tem lugar para este tipo de politica, ameaças, agressões, xingamento, não fazem parte de um processo politico civilizado, em Chapadinha até agora impera a Democracia e não podemos essa democracia sucumbir diante de alguns despreparados, viva a Democracia.


Fim dos Tempos: Filho mata mãe a facadas e decepou a mão dela pra sacar dinheiro em Agência Bancária

Suspeito passou por audiência de custódia nesta segunda-feira (22) e teve a prisão em flagrante convertida em preventiva. Homem foi detido n...