quarta-feira, 11 de julho de 2012

Ter Blog é Fácil, ser blogueiro é o Dificíl

Ontem enquanto participava de uma reunião no Fórum de Chapadinha, entre a justiça eleitoral e os veiculos de comunicação de Chapadianha e Mata Roma, percebi que há pessoas que se intitulam Jornalista, Blogueiros sem a menor condição de exercer qualquer uma dessas profissões, vejamos:

Há uma diferença marcante entre ser um blogueiro, ter um blog e achar que é um blogueiro por ter algo parecido com um blog. Apesar das diferenças quase sutis na maioria das vezes, generalidades nunca são bem-vindas nesse segmento, ainda mais em um contexto digital conectado em rede. Jornalistas que mantêm colunas em portais ou sites não são blogueiros, e suas colunas não representam um blog. São colunas em portais, atualizadas de vez em nunca. Blogs requerem uma linguagem e um comportamento próprios.

Porém ter um blog não faz de você um blogueiro. Blogueiro é o cara comprometido com a causa, seja ele super famoso ou apenas um anônimo que mantém fielmente sua página. Ter apenas um blog onde você cospe palavras não o faz um blogueiro. Blogueiro é aquele que participa de algo maior, de um contexto maior, de uma filosofia maior. Blogueiro é quem leva a sério o termo “blogosfera”. Coisas que alguns aqui em Chapadinha andam longue do compromisso com a causa.

Nesses últimos dias os ataques, a falta de imparcialidade, a paixão politica, dentre outras coisas. Nos leva a crer que tudo isso se deve a um único fator: A falta de comprometimento em alguns, e que demonstram interesse somente com ele mesmo, e o seu leitor fica em segundo plano.

Sim, comprometimento. Na busca por algo cada vez mais bacana para com os leitores, é algo que blogueiros de verdade devem fazer,  mudar layout, logo, configurações, plataforma, servidor e alguns posicionamentos editoriais. Pode até ser que surjam alguns problemas no meio do caminho, que se dê  um passo para trás, mas a intenção maior é a de mudar, levar o melhor para seus leitores.

Errar o tempo todo, não tirrar nenhuma com os proprios erros. O blogueiro que nunca errou nunca foi um blogueiro. Outro dia o amigo Leo castro levantou a questão sobre os cuidados com egos inflados nas redes sociais. Muita gente não gostou. Mas puxo aqui outra vertente: se há um ego nas mídias sociais – e acredito que exista – ele começou com os blogs. Tem muita gente achando que é blogueiro porque acha que tem um blog.

Com isso, pedimos a aqueles que tentam sem conhecimento de causa ser Blogueiro, mais responsabilidade em seus textos, como foi dito ontem na reunião a justiça está de olho, e alguém pode responder pelo o que está postando. Tenho que elogiar alguns Blogueiros locais pelos Post, são de altissima qualidade, e imparciais, mais há aqueles que não entendem da coisa, não envergonhem que tem amor a profissão, e a honra.

Morre jovem que foi baleado no bairro Caterpilar em Chapadinha

Foto: redes sociais   Faleceu na noite de ontem (28) o Jovem Vanderlei da Costa Silva Nascimento, vítima foi atingida por cerca de 18 (dezoi...