quarta-feira, 18 de abril de 2012

A falência do esporte em Chapadinha

Chapadinha sempre uma cidade com uma vocação esportiva, lembro com muitas saudades que a nossa cidade foi uma grande praça esportiva, várias modalidades esportivas eram praticadas por estas bandas, e fico triste em ver que a cidade aumento de tamanho populacional e diminuiu a prática esportiva. Paralelo a isso a marginalidade aumento em mais de 800%, usuarios de drogas aumentaram assustadoramente, dentre outros delitos.

Nas salas de aula, nas quadras, nos seminários, encontros e debates, o esporte está sempre na pauta das discussões. Sejam essas de cunho informal, como a que observamos nos comentários e análises dos torcedores brasileiros após um intenso final de semana esportivo; ou revestido de um caráter mais formal, onde as análises são mais aprofundadas, com o intuito de entender determinado fato esportivo ou o seu influxo no dia a dia. Nessas discussões, geralmente, o tema "esporte" gira em torno de questões, como:
- O esporte é o ópio do povo?
- O esporte é capaz de promover, naquele que o pratica, uma certa consciência crítica, ou ele, por si só, da forma como se encontra estruturado, é um elemento a mais a forjar indivíduos aptos a exercerem os seus papéis frente ao nosso sistema econômico?
- A quem serve o esporte?
- É o esporte um instrumento de transformação ou de dominação?

Todas essas e outras indagações permeiam atualmente as discussões sobre o esporte entre aqueles que estão preocupados com o rumo do mesmo na cidade de Chapadinha, e principalmente no interior das escolas Chapadinhenses - sejam elas públicas ou privadas.

Cabe explicitar que, este artigo, não tem a intenção de responder a todas essas perguntas e, tampouco, esgotar as questões supra-citadas mas, apenas, evidenciar alguns elementos, no intuito de contribuir para as discussões pertinentes ao esporte, bem como propor alguns conteúdos temáticos, no sentido de redimensionar a nossa práxis, levantando algumas considerações a respeito da nossa ação no contexto como sociedade.

Os esportitas estão orfãos por falta de prática esportivas, quantas saudades daqueles campeonatos de futebol que tinham a participação de grandes times: Real Brasil, Tiradentes, Nacional, Bom Jesus, Sport, Atalanta, cantareira, Guarani, Boa Vontade, Associação da Boa Vista, Santa Cruz, América, Curitiba dentre outros, o Voley que tinha os Clubes Jupec, BVVC, Tnt Dinanmite, AJVC e Radical, Artes marciais eram bastante praticadas principalmente o Karaté com os Professores Neneu, Mathias, Josealdo, e hoje eu fico triste em ver que nada disso mais existe em nossa cidade.

A falencia do futebol deu-se principalmente com a criação do Chapadinha Futebol Clube, que depois de muito investimento, sucumbiu e só conseguiu colocar o nome de Chapadinha com o vexame protagonizado diante do Viana, Este é um ano de eleições, dai eu pergunto quando vão terminar a construção do ginásio de chapadinha, um Elefante branco com duas decadas de construção, e nunca terminado, onde estão os nossos governantes.

Gostaria de saber de nosso representante na assembleia legislativa do Maranhão, a nossa prefeita o que está sendo feito para que este ginásio seja entregue a população de nossa cidade, por que o Ministério público de Chapadinha ainda não interveio nesta situação, até quando esta cidade vai ficar sem locais para a prática esportiva, será que o esporte de Chapadinha está realmente falido? 

Nenhum comentário:

Terror na noite de Chapadinha, bandidos efetuaram diversos disparos no bairro Japão

Na noite de hoje (28), uma serie de disparos de armas de fogo ocorreu no bairro Japão em Chapadinha, segundo relatos (áudios) de moradores d...