terça-feira, 24 de abril de 2012

Comissão de juristas altera tipificação do crime de enriquecimento ilícito em anteprojeto do novo Código Penal

da Agência Brasil
A comissão de juristas que está elaborando o anteprojeto de reforma do Código Penal decidiu ontem (23) que incluirá no texto mudanças sobre a tipificação do crime de enriquecimento ilícito.

Atualmente, o agente público pode sofrer sanções penais apenas se a Justiça ou a investigação policial comprovarem que ele enriqueceu de forma irregular. Pela proposta aprovada hoje pelos juristas, será possível presumir o enriquecimento ilícito se o aumento do patrimônio for incompatível com a renda e o acusado não conseguir comprovar a origem legal dos recursos.

A pena prevista pelos juristas para esse tipo de crime será de um a cinco anos. Na defesa da proposta, o presidente da comissão, ministro Gilson Dipp, lembrou que o Brasil já é signatário de acordos para a criação de leis anticorrupção que preveem esse tipo de artigo.

A comissão de juristas trabalhará no anteprojeto de reforma do Código Penal até o fim de maio. Depois, o texto será entregue ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para que comece a tramitar no Congresso na forma de projeto de lei. A partir daí, a matéria poderá sofrer alterações propostas pelos senadores e pelos deputados antes de ser finalmente aprovada.

Se a moda pegar a cidade de Chapadinha vai ter muita gente com dor de cabeça, por que nestas bandas o que tem de pessoas que usam deste artificio, é bricadeira.

Nenhum comentário:

Guardas municipais agora podem ser incorporadas ao sistema de segurança do Maranhão

Guarda Municipal de Caxias Maranhão Durante a sessão desta quarta-feira (17), a Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou em primeiro turno...