quinta-feira, 15 de março de 2012

Chapadinha: uma visão sobre o trânsito

Por: Denis Silva da Costa*
2º Ten QOPM - 4ª CI
Ando observando que na cidade de Chapadinha está acontecendo muitos acidentes de trânsito, inclusive com vítimas fatais. São vários os fatores que contribuem para isso ocorrer e, o principal, na minha opinião, é a falta de amor do condutor para com a sua vida. Por que digo isso? Porque observo que essas fatalidades acontecem, na maioria das vezes, por imprudência ou negligência, daqueles que estão na direção do veículo: dirigem em alta velocidade; não respeitam os sinais de trânsito; quando pilotam motocicletas não têm o hábito de usar o capacete, o qual é um equipamento de uso obrigatório. Destarte, percebe-se que hábitos simples, poderiam evitar um mal maior, mas a sensação de que nada vai ocorrer favorece o cometimento dessas transgressões que podem levar até a morte de pessoas.

Uma coisa que me chamou atenção quando cheguei em Chapadinha foi o fato de apenas o condutor dos veículos automotores de duas rodas usarem o capacete. Aí me veio uma pergunta: “aqui quem sofre acidente é apenas quem conduz a moto?” Claro que não, mas infelizmente, isso já virou uma cultura e, para mudar esse cenário é preciso que os órgãos responsáveis pelo trânsito façam trabalhos educativos e de conscientização junto à sociedade; organizem palestras em escolas, associações, etc.; invistam em propagandas educativas. Enfim, é necessário mudar essa mentalidade e desenvolver, eficientemente, políticas públicas no trânsito.

Não adianta a Polícia Militar fazer blitz, notificar, multar ou encaminhar um veículo para o CIRETRAN se o condutor não se conscientizar que ele é uma peça frágil no trânsito, o qual deve tomar todos os cuidados para que não venha infringir ou cometer um ato contrário ao que está escrito no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A PM deve fazer sua parte, porém, o cidadão, também, deve fazer a sua, pois nada adianta o trabalho dos agentes públicos se o condutor não estiver ciente dos seus direitos e, principalmente, dos seus deveres no intuito de contribuir para o trânsito seguro.

Nenhum comentário:

Preso homem que matou mulher a tiros em Itapecuru-Mirim

Os policiais militares do 28º BPM efetuaram a prisão em flagrante delito do indivíduo identificado como Vitor Manuel, acusado de assassinar ...