segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Chapadinha, e as consequencias de uma cidade em desenvolvimento desenfreado

Moro na cidade de Chapadinha desde a decada de 80, e tenho acompanhado com atenção ao crescimento desta cidade, tenho notado as transformações em a querida Chapada das Mulatas vem sofrendo, e as consequencias a que essas transformações vem causando a este pedaço de chão.

A ausência de planejameto urbano é uma constante neste crescimento, vejamos o que vem a ser um planejamento urbano, é o processo de criação e desenvolvimento de programas que buscam melhorar ou revitalizar certos aspectos (como qualidade de vida da população) dentro de uma dada área urbana; ou do planejamento de uma nova área urbana em uma dada região, tendo como objetivo propiciar aos habitantes a melhor qualidade de vida possível.

A cidade de Chapadinha cresce de uma maneira assustadora, e mas esta faltando quase tudo, a saúde está falida, não há um projeto de urbanismo, não há um zoneamento urbano, os indices de violencias só aumentam a cada dia que passa, a população não dispõe de atividades ligadas a prática esportiva, não há uma escola profissionalizante, para que o jovem possa ocupar  o seu dia-a-dia, e sem atividades o envolvimento com as drogas é quase certo.

Assaltos a mão armada, existe aos montes, acidentes de trânsitos acontecem todos os dias, furto, roubos já está se tornando corriqueiro, consumo de drogas em quase todas as esquinas existem e acreditem até um raio caiu ontem e matou uma pessoa que trafegava em sua moto, coisas incriveis estão acontecendo por aqui.

Tenho certesa que não é essa a chapadinha que sonhamos e que queremos para os nossos filhos, o que podemos fazer para mudar tudo isso, será que vai ter que acontecer um milagre por aqui, mas acho que não, está na hora das pessoas que realmente amam Chapadinha fazer a sua parte, não podemos deixar essa loucura tomar conta da cidade que amamos, é hora de ir a luta.

Guardas municipais agora podem ser incorporadas ao sistema de segurança do Maranhão

Guarda Municipal de Caxias Maranhão Durante a sessão desta quarta-feira (17), a Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou em primeiro turno...