terça-feira, 31 de maio de 2011

Senado aprova plebiscito para criação do estado do Tapajós

Em, no máximo, seis meses a população do Pará deverá ser consultada em um plebiscito sobre o projeto de divisão do estado para a criação de mais duas unidades da Federação: os estados do Tapajós e de Carajás. O plebiscito para a criação do Tapajós foi aprovado hoje pelo plenário do Senado. A consulta sobre a criação de Carajás já tinha sido aprovada no início do mês.
Caso os paraenses concordem com a ideia de criação dos dois estados, projetos de lei ainda serão eleborados para definir os detalhes do desmembramento político do Pará. Pela proposta em análise o novo estado do Tapajós ficaria na parte oeste do Pará e o de Carajás no sudeste.
A senadora Marinor Brito (P-SOL-PA) se posicionou inicialmente contra a divisão do Pará e lembrou que ela é uma das pessoas que foram obrigadas a migrar, ainda criança, da região do Tapajós em busca de melhores condições de vida e estudo. Na opinião de Marinor, a falta de políticas públicas e atenção dos governo resultou na ideia de separação.
“Eu tenho a tranquilidade de dizer que, na história do Pará, na trajetória política dos políticos do meu Estado, os governos que se sucederam foram os grandes responsáveis pelo sentimento de separação que uma parcela significativa da população tem naquela região”, afirmou a senadora.
Apesar disso, Marinor defendeu que se faça o plebiscito por acreditar que a consulta popular é o processo mais democrático para uma decisão como essa.

SSP/MA Apresenta upla suspeita de matar proprietário dos Recantos dos Buritis

A Secretaria de estado de Segurança Pública (SSP) apresentou, na manhã desta segunda-feira (30), durante entrevista coletiva no Auditório Leofredo Ramos, dois homens suspeitos de cometer homicídio contra o auditor fiscal do Estado do Maranhão, José Maria Alves, o Zé de Maria, de 56 anos.
A prisão de Eduardo Dias Silva, 27 anos, detido em Santa Inês na quinta-feira (26), e Pamelo Cardoso Almada, o ‘Tatá’, 21 anos, preso na tarde do sábado (28), no município de Santa Luzia do Tide, se deu após várias investigações policiais da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI), em conjunto com o Serviço de Inteligência da SSP.
O crime aconteceu no dia 1º de abril. A vítima foi encontrada, na manhã de 2 de abril, interior de seu veículo, uma camionete S10, totalmente carbonizada, a poucos metros da Rodovia 222, nas proximidades da cidade de Itapecuru-Mirim. De acordo com informações policiais, testemunhas ainda teriam encontrado no local uma garrafa pet de dois litros com resquícios de álcool.

O secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, destacou o trabalho de investigação da Polícia Civil afirmando se tratar de um ‘crime bárbaro com requintes de violência’. “A Polícia conseguiu solucionar mais um crime, de maneira rápida, efetuando a prisão dos envolvidos. Isso comprova o excelente trabalho que as polícias tem feito. Estamos dando respostas à sociedade, e nenhum crime, seja ele de qualquer natureza, permanecerá impune em nosso estado”, disse Aluísio.
Segundo o superintendente do Interior, Jair Lima de Paiva, o crime teria ocorrido em função de motivação financeira e um suposto envolvimento emocional da vítima com Eduardo Dias há mais de três anos.
Durante as investigações, a polícia teve acesso a um vídeo em que mostrava o veículo da vítima sendo seguido pelo carro de Eduardo minutos antes do crime, próximo ao município de Itapecuru Mirim. Após a prisão, os dois confessaram a autoria delituosa. Os policiais civis ainda encontraram com os dois, algumas jóias de ouro da vítima, como pulseira, pingente, anel e alianças.
Além do secretário Aluísio Mendes e do superintendente Jair de Paiva, esteve presente também, na entrevista coletiva, o delegado geral de Polícia Civil, Nordman Ribeiro.
Eduardo Dias Silva e Pamelo Cardoso Almada ficarão agora à disposição do Poder Judiciário.
Por: Ascom/SSP-MA

França resgata mais 75 vítimas do acidente da Air France

Mais 75 corpos de vítimas do acidente com o voo 447, da Air France, em 2009, foram retirados do Oceano Atlântico. A informação é do presidente da Associação dos Familiares de Vítimas do Voo 447, Nelson Faria Marinho, que foi avisado pelo Escritório de Investigações e Análises da França (BEA, na sigla em francês).
Somados aos 50 corpos resgatados após o acidente e a dois removidos em maio, o número de vítimas resgatadas chega a 127, segundo Marinho.
O presidente da associação disse que o BEA ainda não repassou informações sobre a identificação das vítimas. “Acredito que isso deve ser feito ao final da retirada de todos os corpos. Ainda falta localizar 101”.
Segundo Marinho, a maioria das famílias das vítimas do acidente é a favor da retirada dos corpos do fundo do oceano, mesmo passados dois anos da tragédia. No início dos trabalhos, autoridades francesas divulgaram que o resgate seria seletivo, somente os corpos em boas condições seriam removidos. “Isso não é justificativa para não retirarem as pessoas de lá. Queremos os restos mortais, ninguém quer corpo inteiro. Para finalizar a vida, queremos poder enterrar quem perdemos”, disse.
O grupo de famílias diz que espera há um mês uma audiência com a presidenta Dilma Rousseff, mas ainda não foi recebido. “Queremos tratar de questões como indenização, devolução de pertences. O país tem que se fazer presente nesta hora de necessidade, somos brasileiros. Perdemos filhos, maridos, irmãos, mães”, disse Marinho.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Projeto Bom Vizinho, comemora o dia das mães

Foi realizado no ultimo sabado dia 28 de maio a festa em comemoração ao dia das Mães, do Projeto Bom Vizinho, como parte da programação do evento, ou recitação de poemas, distribuição de presentes, homenagens a todas as mães que fazm parte do programa.
O resultado obtido com o Projeto Bom vizinho já estão acontecendo, aos associados já tem um monte de beneficios, tais como; Conslutas médicas, Consultas Odontológicas, Visitas as residencias, solidariedade de todos os tipos, e o mais importante de tudo, o convivio entre as familias que tem se tornado maravilhos, alguns conceitos que outrora andavam esquecidos, agora estão sendo praticados pelos vizinhos que fazem parte do Projeto Bom Vizinho.
As familias que fazem parte do Projeto dividem conversas entre si, quando alguem está precisando, o outro ajuda, a cordialidade está em pleno vapor, e a cada dia que passa aumenta, a festa em comemoração aos dias das mães foi mais uma prova disso que estou falando.
O proximo passo do projeto será a realização de uma noite cultural, a ser realizada na Rua Georgiano da Cunha Machado, com uma noite dedicada as quadrilhas juninas, onde havera bastante comida tipica, amizade e alegria.
O exemplo do projeto bom Vizinho tem que ser posto em prática por mais pessoas, é uma experiencia que está colhendo frutos, ótimos frutos, e esses bons exemplos tem que ser copiados.

Preços do etanol e da gasolina comum caem na quarta semana de maio

Boletim divulgado hoje (30) pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) revela que os preços do etanol e da gasolina comum mantiveram tendência de queda na quarta semana de maio. O preço médio da gasolina C, que contém 25% de álcool anidro, ficou 1,68% menor em comparação à terceira semana do mês. Essa foi a maior queda de maio para o produto.
Já o etanol hidratado teve retração no preço médio de revenda de 4,58%. Nesse caso, porém, a queda foi um pouco menor do que a registrada na semana anterior, que havia sido de 6,65%. O levantamento da ANP foi feito entre os dias 22 e 28 deste mês, em mais de 8 mil postos de combustíveis de todo o país.
Os estados que apresentaram as maiores reduções de preço médio do etanol hidratado para o consumidor foram o Paraná (-9,62%), Rio Grande do Sul (-5,99%) e Santa Catarina (-5,02%). Considerando apenas as capitais, a queda de preço do etanol foi maior em Brasília (-6,69%), seguida do Rio de Janeiro (-4,70%) e de São Paulo (-4%).
No que diz respeito à gasolina comum, Santa Catarina apresentou o maior recuo na semana pesquisada (-2,30%), seguida do Paraná (-1,93%). Entre as cidades, destaca-se o Rio de Janeiro (-1,24%) e São Paulo (-0,94%).
Nos estados do Nordeste, as maiores reduções de preço médio foram observadas no Ceará (-4,48% para o etanol e -2% para a gasolina), Piauí (-3,02% etanol e -2,08% gasolina), Maranhão (-2,14% etanol e -2,12% gasolina), Rio Grande do Norte (-2,43% etanol e -1,28% gasolina) e em Sergipe (-2,29% etanol e -2,12% gasolina).
A ANP acredita que os preços deverão manter a tendência de queda nas próximas semanas, devido ao início da safra de cana-de-açúcar, o que sinaliza uma maior oferta de etanol a preços mais baixos.

domingo, 29 de maio de 2011

Em Chapadinha, Uma avenida duas realidades

Sempre que passo pela Avenida Ataliba Vieira, me faço a mesma pergunta, por uma das principais avenida de chapadinha tenha duas realidades, de um lado uma verdadeira pista de Rally, logo no seu inicio no sentido Posto vemasa  sentido centro, verdadeiras crateras, e para minha surpresa quando fui fazer as fotos agora pela manhã já está acontecendo mais uma das operações tapa buracos, semelhante aquela que foi feita na avenida Presidente Vargas.
Bem Proximo ao cemitério do Sozinho, cruzamento da avenida Ataliba Vieira de Almeida com a Travessa da Corrente, ta uma calamidade, os veiculos que trafegam por ali tem uma enorme dificuldade para passar por aquelas crateras, conforme fotos em anexo, e seguindo em frente comtlempo uma outra realidade, um asfalto de boa qualidade, sendo feito a sinalização, da até pra imaginar que estamos em um ootro local, mas o pior e que a parte que foi feita no inicio do ano passado não presta, um asfalto de péssima qualidade, uma porcaria.

Gostaria de saber por que existe essa situação em nossa cidade, e uma falta de respeito com o contribuite o que foi feito ali, será que somos obrigados a aceitar aquela falta de vergonha, o que foi feito com o dinheiro público, por a realidade está ali, enquanto uma parte da avenida tem asfalto de boa qualidade a outra é uma porcaria, que levou o dinheiro daquela obra, deixo as paginas desse blog para quem de direito explique o que aconteceu, pois uma nova operação para recuperar aquela asfalto só vai onerar mais os custo, em uma coisa que poderia ter sido feito de uma só vez, quem ta lucrando com isso?





Grandes amigos

Nos últimos anos tenho visto o aumento da violencia, o individualismo cada vez mais crescente, e a estrutura familiar sendo bambardeada e dilacerada mundo a fora, a cada dia que passa a amizade está ficando mais extinta, diante tenho que exaltar o valor de uma garnde amizade.
Essa grande amizade ´e compartilhada na quadra de areia da associação cangaia, e merece ser retratada, O Valor de Uma Grande Amizade. Ter um GRANDE AMIGO ou SER O GRANDE AMIGO DE ALGUÉM tem lá o seu valor. Tem calor, tem sensibilidade, e isso acontece diariamente naquele local.
Hoje domingo será mais um grande dia para essa turma de amigos, que são de diferentes nas  posições sociais, mas que compartilham do mesmo pensamento, que é cultivar uma grande amizade. Havera partidas de voley entre a galera do X-Trume, ou seja voley da mais altissima qualidade, e logo em seguida como de costume um bom churrasco, muita musica boa, aquela cerveja gelada, e muitos sorrisos.
Hoje o comando das Pick-Up fica por conta do DJ Allian, que esta com um reperório especial para a data de hoje, em que o Homenagiado será o Professor Luis fabiano. Estara no local toda a galera completa, Wanderly (Dallua) uma das linguas mais perigosas de Chapadinha, o chefe das cervejas, Paulo Buchada outra lingua ferina, Paulo Cuba, Leo Castro, Tatá, Felipe, Adson (bogobooolll), Wendell frança, Patrick, Cachipita, Claudecir Satil, Roney, os irmãos Rubenito e Roanito, dentre outros, o clima é um dos melhores possiveis, e eu já estou atrasado pro evento, então a toso os leitores do sala Vipp, um bom fim de semana, e uma semana muito produtiva a todas.

Código Florestal como foi aprovado na Câmara poderá agravar mudanças climáticas, alertam cientistas do IPCC

Quatro dos cientistas brasileiros que fazem parte do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), da Organização das Nações Unidas (ONU), alertaram para o possível agravamento sobre o clima com a entrada em vigência da atual versão do Código Florestal aprovada pela Câmara. Segundo eles, o aumento da pressão sobre as áreas de florestas comprometerá os compromissos internacionais firmados em 2009 pelo Brasil na Conferência de Copenhague, de diminuir em até 38,9% a emissão de gases de efeito estufa (GEE) e reduzir em 80% o desmatamento na Amazônia até 2020.
Os cientistas, que são ligados à Coordenação de Programas de Pós-Gradução de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ), falaram sobre o assunto durante um seminário que abordou as conclusões de um relatório do IPCC sobre energias renováveis, realizado na última quinta-feira (26).
Para a cientista Suzana Kanh, as posições internacionais assumidas pelo país serão prejudicadas, se o Senado não mudar o texto do código aprovado pela Câmara ou se a presidenta da República, Dilma Rousseff, não apresentar vetos. “O impacto do código é muito grande, na medida em que o Brasil tem a maior parte do compromisso de redução de emissão ligada à diminuição do desmatamento. Qualquer ação que fragilize esse combate vai dificultar bastante o cumprimento das metas brasileiras”, afirmou.
A cientista alertou que haverá mudanças climáticas imediatas no Brasil e na América do Sul com o aumento da derrubada de florestas para abrir espaço à agricultura e à pecuária, como vem ocorrendo no Cerrado e na Amazônia. “Com o desmatamento, há o aumento da liberação de carbono para a atmosfera, afetando o microclima, influindo sobre o regime de chuvas e provocando a erosão do solo, prejudicando diretamente a população”.
O cientista Roberto Schaeffer, professor de planejamento energético da Coppe, disse que a entrada em vigor do Código Florestal, como aprovado pelos deputados, poderá prejudicar o investimento que o país faz em torno dos biocombustíveis, principalmente a cana, como fontes de energia limpa. “Hoje os biocombustíveis são entendidos como uma das alternativas para lidar como mudanças climáticas. No momento em que o Brasil flexibiliza as regras e perdoa desmatadores, isso gera desconfiança sobre a maneira como o biocombustível é produzido no país e se ele pode reduzir as emissões [de GEE] como a gente sempre falou”, disse.
O geógrafo Marcos Freitas, que também faz parte do IPCC, considerou que o debate em torno do código deveria ser mais focado no melhor aproveitamento do solo, principalmente na revitalização das áreas degradadas. “O Brasil tem 700 mil quilômetros quadrados de terra que já foi desmatada na Amazônia, e pelo menos dois terços é degradada. Se o código se concentrasse nessa terra já seria um ganho, pois evitaria que se desmatasse o restante. A área de floresta em pé é a que preocupa mais. Pois a tendência, na Amazônia, é a expansão da pecuária com baixa rentabilidade”, afirmou.
Para ele, haverá impactos no clima da região e do país, se houver aumento na devastação da floresta decorrente do novo código. “Isso é preocupante, porque a maior emissão [de GEE] histórica do Brasil, em nível global, tem sido o uso do solo da Amazônia, que responde por cerca de 80% de nossas emissões. Nas últimas conferências [climáticas], nós saímos bem na foto, apresentando cenários favoráveis à redução no desmatamento na região. Agora há uma preocupação de que a gente volte a níveis superiores a 10 mil quilômetros quadrados por ano”.
A possibilidade de um retrocesso ambiental, se mantida a decisão da Câmara sobre o código, também foi apontada pelo engenheiro Segen Estefen, especialista em impactos sobre os oceanos. “Foi decepcionante o comportamento do Congresso, uma anistia para quem desmatou. E isso é impunidade. Uma péssima sinalização dos deputados sobre a seriedade na preservação ambiental. Preponderou a visão daqueles que têm interesse no desmatamento. Isso sempre é muito ruim para a imagem do Brasil”, disse.
O diretor da Coppe, Luiz Pinguelli, enviou uma carta à presidenta Dilma, sugerindo que ela vete parte do código, se não houver mudanças positivas no Senado. Secretário executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Pinguelli alertou para a dificuldade do país cumprir as metas internacionais, se não houver um freio à devastação ambiental.
“O problema é o aumento do desmatamento em alguns estados, isso é um mau sinal. Com a aprovação do código, poderemos estar favorecendo essa situação. Seria possível negociar, beneficiando os pequenos agricultores. Mas o que passou é muito ruim”, afirmou Pinguelli, que mantém a esperança de que o Senado discuta com mais profundidade a matéria, podendo melhorar o que foi aprovado na Câmara.

sábado, 28 de maio de 2011

Justiça cassa título brasileiro de 1987 do Flamengo, afirma o Sport

 

flamengo 1987 decisão judicial (Foto: Divulgação)
Diretor jurídico do clube pernambucano afirma que CBF tem 48 horas para revogar a decisão judicial Decisão judicial exige que CBF considere o Sport o único campeão brasileiro em 87.
A polêmica da Copa União de 1987 parece não ter fim. No início da noite desta sexta-feira, o Sport informou que a Justiça Federal derrubou a resolução da CBF que confirmava o Flamengo como campeão brasileiro daquele ano, ao lado do clube pernambucano.
Segundo o diretor jurídico do Sport, Arnaldo Barros, a CBF terá um prazo de 48 horas para atender a solicitação da justiça.
- Acabei de pegar a decisão, que foi no sentido de expedir uma carta precatória para a CBF na pessoa do Ricardo Teixeira ou de quem responder por ele, dando um prazo de 48 horas para que ele revogue a resolução número 2 de 2011. Ele ainda tem o mesmo prazo para editar uma nova resolução afirmando expressamente que o Sport é o único campeão do Campeonato Brasileiro de 1987 - ponderou o advogado.
Ainda de acordo com Arnaldo Barros, a CBF e Ricardo Teixeira podem ser punidos com uma multa diária se não cumprirem o determinado em até 48 horas.

- Se ele não atender a determinação, terá penalidades. Uma delas é uma multa de R$ 500 enquanto perdurar o descumprimento e até uma apuração de crime por desobediência.

No Flamengo, quem trata do assunto é o procurador-geral do clube, Rafael de Piro, que está em Portugal a trabalho. O diretor jurídico do futebol rubro-negro, Michel Assef Filho, salientou que o clube ainda não foi informado da decisão.

- Quem cuida desse assunto oficialmente é o procurador-geral do Flamengo, Rafael de Piro. Como diretor jurídico do futebol, eu digo que não conheço a decisão oficialmente e não tive conhecimento da petição que iniciou o suposto processo. No meu entendimento preliminar, o Flamengo, como será, ou seria, afetado diretamente, deveria ter sido intimado para se manifestar a respeito dela, não só a CBF.

No dia 21 de fevereiro deste ano, a CBF reconheceu o Flamengo como campeão brasileiro de 1987. A decisão, a princípio, colocaria fim a uma polêmica que já dura mais de 24 anos. Na ocasião, o presidente do Sport, Gustavo Dubeux, afirmou que não aceitaria dividir o título com o clube carioca e ressaltou que tomaria as providências cabíveis.
Do: Globoesporte.com

Trabalho escravo ainda faz 20 mil vítimas no país, diz MPT

O Brasil ainda tem cerca de 20 mil trabalhadores que atuam em condição análoga à escravidão e os atuais métodos de combate à prática criminosa ainda não são suficientes para zerar a conta. Quem admite a situação é o Ministério Público do Trabalho (MPT) que lançou hoje (27) uma campanha nacional para sensibilizar a sociedade desse problema que persiste mais de um século depois do fim da escravidão no país. A campanha busca atingir empresários, sociedade e trabalhadores por meio de propagandas de TV, rádio e uma cartilha explicativa.
A ideia é mostrar que o trabalho escravo não se configura apenas pela situação em que o trabalhador está preso em alguma propriedade no interior, sem comunicação. “A legislação penal brasileira mudou em 2003 e incluiu condições degradantes de trabalho e jornadas exaustivas como situações de trabalho escravo. O trabalho escravo não é só o que tem cerceio de liberdade, pode ser psicológico, moral”, explica Débora Tito Farias, coordenadora nacional de erradicação do trabalho escravo do MPT.
Essa mudança na percepção está levando os órgãos fiscalizadores a encontrar novas situações de trabalho degradante também no meio urbano, como em confecções e na construção civil. A campanha pretende ajudar a sociedade a identificar e denunciar essas práticas. “A pressão social hoje é um fator muito importante em qualquer tipo de campanha. É importante que a sociedade perceba que a comida, o vestido pode ter um componente de trabalho escravo”, afirma o procurador-geral do Trabalho, Otávio Lopes.
Segundo o procurador, a compra de produtos que respeitem a dignidade humana deve ser vista da mesma forma que já ocorre com produtos orgânicos e com a preservação da natureza. Atualmente, uma lista do Ministério do Trabalho detalha os empregadores que submeteram trabalhadores à condição análoga a de escravo. Mais conhecida como lista suja do trabalho, a publicação tem hoje 210 empregadores listados.
Lopes afirma que o principal problema para zerar o trabalho escravo no Brasil é a reincidência, uma vez que muitos trabalhadores resgatados e não qualificados acabam voltando para a situação que tinham antes. “Quando tiramos aquela pessoa da situação de trabalho e não damos uma alternativa de qualificação, não estamos ajudando, estamos enganando.”
De acordo com o MPT, as parcerias para qualificação do trabalhador estão sendo firmadas com administrações estaduais e locais, de acordo com a necessidade econômica de cada região.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Aeroporto de Chapadinha, Bebedeiras, Som alto, sexo e consumo de drogas

Nos ultimos dias o aeroporto de Chapadinha tem se tornado um verdadeiro lugar de orgias, bebedeiras, consumo de drogas, e principalmente o uso de som automotivo no mais alto volume, quase todas as noites as festas acontecem no conhecido Aerobar.
O aeroporto de Chapadinha que foi construido na decada de 90, está sendo usado de maneira errada por algumas pessoas, que utilizam um local público para venda de bebidas alcoólicas, o que acarreta em um monte de outras coisas, nas noites de Chapadinha é comum pessoas se deslocarem até aquele local, para colocarem seus potentes sons automotivos, usarem drogas, e praticarem prostituição.
Os moradores daquela vizinhança, me relataram não conseguir mais dormir em paz nos fins de semanas, devido ao grande barulho vindo daquele local, e ao frenetico vai e vem de veiculos naquelas imediações, as denuncias que acontecem em relação a perturbação de sossego público, na grande maioria tem relação com o aeroporto de Chapadinha.
E preciso quer a autoridade competente, tome alguma providencia no sentido de coibir essas atividades que por lá anda acontecendo, aquele espaço é patrimônio público e está sendo usado para outros fins, uma vida foi ceifada segunda feira passada, em consequencia de bebedeiras naquele local. Deixo o meu alerta as autoridades de nosso municipio para que providencias sejam tomadas, e ponham fim a essa farra toda.

Justiça maranhense suspende cobrança do IPTU 2011 em São Luís

Com 15 votos a favor, foi concedida a medida cautelar pedida em ação protocolada pela OAB/MA.
A Justiça maranhense suspendeu, liminarmente, a cobrança do IPTU 2011 pela Prefeitura de São Luís. A decisão é fruto do julgamento de uma medida cautelar de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade protocolada pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Maranhão.

O primeiro voto foi do desembargador Benedito Belo, relator da matéria, que deferiu a medida cautelar. Em seu voto, ele disse que "o aumento do IPTU não respeitou os princípios da razoabilidade e proporcionalidade, contendo notadamente, caráter confiscatório".

Catorze desembargadores acompanharam o realtor, deferindo a suspensão da cobrança do IPTU: Bayma Araújo, Raimundo Cutrim, Cleonice Freire, Cleones Cunha, Nelma Sarney, Anildes Cruz, José Joaquim Figueiredo dos Anjos, Maria da Graça Mendes, Lourival Serejo, Raimundo Nonato Souza, Jaime Ferreira, Raimundo Melo, José Bernardo Rodrigues e José Luiz Almeida.

A desembargadora Raimunda Bezerra votou contra o deferimento da liminar. Em seu voto, ela diz que já pagou o seu IPTU e que só existe o julgamento sobre IPTU no tribunal porque mexeu com os bolsos dos mais "agraciados" financeiramente. Os desembargadores Marcelo Carvalho e Paulo Velten, também, indeferiram a liminar.

O o presidente do TJ-MA, desembargador Jamil Jedeon, estava presente no pleno, presidindo a sessão extraordinária desta quinta-feira (26).

O reajuste dos valores cobrados pelo IPTU foi autorizado pela Lei Municipal n.º 5.392, publicada no Diário Oficial do Município em 28.12.2010, o que tem gerado muita polêmica em São Luís.

Para a OAB/MA, o novo cálculo do imposto teve como consequência um aumento exorbitante, com média de 500%, atingindo até a marca de 8.000% em relação ao exercício de 2010. Com isso, alega a entidade, a inconstitucionalidade estaria presente quanto ao princípio da razoabilidade, da vedação ao efeito confiscatório e ainda à capacidade contributiva do cidadão.
do Imirante

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Governo não deve interferir em opção sexual, diz Dilma

Do: G1
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira (26) que não aprova o kit anti-homofobia que estava em elaboração pelo Ministério da Educação para ser distribuído como material didático às escolas. Segundo ela, o governo não pode interferir na vida privada dos brasileiros. Nesta quarta-feita (25), ela suspendeu a produção e entrega das cartilhas e vídeos contidos no kit.

“O governo defende a educação e também a luta contra práticas homofóbicas. No entanto, não vai ser permitido a nenhum órgão do governo fazer propaganda de opções sexuais”, afirmou, após cerimônia de assinatura de termos de compromisso para a construção de 138 creches.

Segundo Dilma, a função do governo é apenas educar para que se evite agressões e desrespeitos à diferença. “Nós não podemos interferir na vida privada das pessoas . Agora, o governo pode sim fazer uma educação de que é necessário respeitar a diferença, que você não pode exercer práticas violentas contra aqueles que são diferentes de você”, disse.

O kit seria composto por vídeos que tratavam de transexualidade e bissexualidade e que deveriam ser exibidos e debatidos em salas de aula do ensino médio no segundo semestre deste ano. O objetivo do material, composto de três filmes e um guia de orientação aos professores, seria trazer para o ambiente de 6 mil escolas o "tema gay" como forma de reconhecimento da diversidade sexual e enfrentamento do preconceito.

Logo depois do evento, o ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que os vídeos do kit anti-homofobia poderão ser integralmente refeitos.

“A presidenta entendeu que esse material não combate a homofobia. Não foi desenhado de maneira apropriada para promover aquilo que ele pretende, que é o combate a violência. (...) Os vídeos poderão ser integralmente refeitos”, afirmou Haddad.

De acordo com Haddad, o kit anti-homofobia ainda não tinha sido aprovado pelo comitê de publicações do Ministério da Educação. Mesmo depois da rejeição da presidente, o material será avaliado pelo ministério e pela Presidência da República para que seja refeito, mas não será distribuído.

Bancada religiosa
Na quarta, após protestos das bancadas religiosas no Congressso, a presidente determinou nesta quarta-feira a suspensão do kit, informou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

Diante da decisão de Dilma, o ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho (PR-RJ), que participou da reunião com Carvalho, afirmou que estão suspensas as medidas anunciadas pelas bancadas religiosas em protesto contra o "kit anti-homofobia". Em reunião, os parlamentares haviam decidido colaborar com a convocação do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, para que ele explique sua evolução patrimonial.

O ministro Gilberto Carvalho negou ter pedido que os parlamentares desistissem de trabalhar pela convocação de Palocci diante da decisão da presidente sobre o "kit anti-homofobia".

A tal dor de cotovelos

Hoje quando sai de casa para o trabalho feliz da vida, tive que  ouvir um monte de coisas, tais como: Só ganhou por que o Avai é timinho, já está pronto para ser vice, foi pura sorte, se fosse o mengão era diferente, dentre outras desculpas, claro sempre partindo de uns torcedores do Flamengo amigos meus.
Depois de um dos melhores jogos que já assisti do meu Querido Vasco da Gama, que bravamente venceu o Avai em plena casa do adversário, conquistando a vaga para a final da Copa do Barsil 2011, ou seja nós vascainos estamos felizes da vida, tem uma raça que está com uma tremenda Dor de Cotovelos.
Pois é, dessa\vez a felicidade é toda Cruzmaltina, e aquela torcida é só inveja, mas a culpa disso não é somente do Vasco, o culpado principal é o Jumento traçado nas quatro patas, que puxou a Carroça Desembestada do Ceara, que atropelhou o Bondezinho sem freio, rerererere. Mas não fiquem triste não, pois ano que vem tem mais uma Copa do Brasil, e voves tentam de novo.
Então torcida vascaina, vamos curtir esse momento, e nos preparar para as partidas da final da Copa do Barsil 2011, há enquanto aquela outra torcida, pode secar, com a velha desculpa de torcer para o Coritiba, nós vascainos vamos entender.
O sentimento não pode parar, nós vascainos vamos todos cantar de coração, pois a sua imensa torcida e bem feliz, de norte a sul deste pais.

Mais de 1,2 milhão de estudantes já se inscreveram no Enem 2011

Até as 17h de ontem (25), 1.260.235 de pessoas se inscreveram para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. Desse total, cerca de 500 mil não estão confirmados, porque os candidatos ainda não fizeram o pagamento da taxa de inscrição de R$ 35. Alunos que cursam o 3° ano do ensino médio em escola pública são isentos do pagamento.
As inscrições para o Enem 2011 começaram na segunda-feira (23) e seguem até 10 de junho, exclusivamente pela internet. Até o momento, São Paulo lidera em número de inscritos, com 213 mil, seguido por Minas Gerais (131 mil), Rio de Janeiro (95 mil) e Bahia (92 mil).
As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro. A previsão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) é que o número de inscritos chegue a 6 milhões. Em 2009, o Ministério da Educação deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem como forma de ingresso na universidade. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país.
A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados nas bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

A Polêmica sobre o Kit Gay

O kit anti-homofobia que será entregue a escolas públicas brasileiras não vai incluir nenhum tipo de curso ou preparação para os professores, segundo apurou o R7. O material é dirigido para o ensino médio, com alunos entre 14 e 18 anos, e deve ser enviado para 6.000 colégios a partir do segundo semestre.

O próprio kit, segundo o MEC (Ministério da Educação), servirá de preparação para os professores. Nele estarão orientações para que o tema possa ser tratado nas salas de aula. O material não será de uso obrigatório e não vai ser entregue aos alunos, afirma o ministério. Cada escola escolherá como adotar o conteúdo no currículo escolar.

Sobram críticas e dúvidas com relação ao kit. A falta de preparação dos professores é uma das grandes preocupações de Simon Schwartzman, ex-presidente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e pesquisador do Iets (Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade).

Para Schwartzman, os professores deveriam ser preparados para lidar com a temática homossexual com ou sem o kit. Não dá para introduzir a questão na escola de forma artificial e distanciada dos alunos, por um material escrito e gravado em DVD, pondera ele.

- O tema da questão sexual entra na sala de aula naturalmente, assim como entra o amor, o sexo e a amizade. Os jovens são curiosos, fazem perguntas. Mas como é um assunto íntimo, [as dúvidas] deveriam ser tratadas com naturalidade, caso a caso, e não de forma padronizada e externa na sala de aula, por um kit.

O kit deveria ser contra todos os tipos de discriminação e não só com relação a homossexuais, diz o senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Ele ressalta que o preconceito contra negros, nordestinos e outros deveria estar incluído em um material maior, que fosse enviado às escolas.

Cristovam, assim como o ex-presidente do IBGE, considera que o tema é delicado e que pode ser mal-interpretado pelos alunos. Tanto o senador quanto Schwartzman não tiveram acesso ao conteúdo do kit.

- É preciso tomar cuidado para não passar à frente da curiosidade do jovem. Não pode ser uma coisa jogada [o kit anti-homofobia], somente distribuída, sem preparo [dos professores].

A presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Cleuza Repulho, diz que o foco muito específico do kit na violência contra gays deixa de lado questões importantes, como os direitos humanos. A entidade, no entanto, participa da preparação do pacote anti-homofobia.

Chamado de Escola sem Homofobia, o kit contém vídeos polêmicos, que tratam de transexualidade, bissexualidade e do namoro gay. Além de cinco vídeos em DVD, o material vai incluir um caderno com orientações para professores, uma carta para o diretor da escola, cartazes de divulgação nos murais do colégio e mais material.

Polarização

A polarização do debate - de um lado, defensores dos direitos dos gays, e de outro, gente como o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) - não ajudam na formulação do kit, diz o pesquisador Schwartzman. O ideal, na opinião dele, é que o material fosse discutido por mais um ano ou dois em vários níveis da sociedade.

- Como outros países tratam esse tema? Há iniciativas dessas em outros lugares? Não se sabe de nada. É preciso discutir o assunto por mais tempo, pelo menos um ano. A distribuição não precisa ser realizada de uma hora para outra.

O pesquisador pondera que o material pode dar margem a interpretações erradas entre os próprios alunos, se for mal utilizado em sala de aula.

- Uma coisa é discutir a orientação sexual com adultos, outra é trazer isso para adolescentes e crianças. É preciso cuidado para não ser mal-interpretado, para não expor os estudantes de alguma forma diante dos colegas

3ª Via: Existência e Viabilidade

Por: Raimundo Marques - Advogado



É impressionante o poder da comunicação. Talvez por isso, há quem considere a imprensa o quarto poder. Bastou o seu blog publicar o comentário que fiz sobre a terceira via em Chapadinha, para que algumas pessoas, que não querem se exporpor meio dos blogs, me telefonassem, umas aplaudindo, outras me interpelando. A umas e outras agradeço a atenção, até porque as interpelações foram respeitosas e cordiais e, no geral, apenas solicitavam melhores esclarecimentos. Por exemplo, me questionaram o por quê da afirmação de que a terceira via existe e é viável. Outros me cobraram os nomes dosseus militantes ou dos seus integrantes.



Quanto à afirmação de que a terceira via existe, basta que se faça uma leitura atenta e desapaixonada do resultado das últimas eleições estaduais. Foram votados mais de 200 candidatos a Dep. Estadual. As facções A e B,a que me reportei no comentário, cada uma apresentou-se com um(a) candidato(a). Os dois candidatos juntos não somaram 20.000 votos, ou seja menos de 50% do eleitorado (mais de 47.000 eleitores), mesmo considerando a abstenção. Significa concluir que mais de 50% dos votos foram para os candidatos alternativos, dos quais,apenas uns poucos tem militância politica em Chapadinha. Daí, a minha afirmação de que a enquete que você promoveu é de todo coerente ao apontar a terceira via, em indiscutível vantagem, com um percentual acima do dobro das preferencias aos candidatos das facções polarizadoras. Por isso, essa“posse” do eleitorado é ilusória e irreal, volto a afirmar.
Quanto aos militantes ou integrantes da terceira via, acho que não devo apontar, pelo menos neste momento, nenhum nome, até porque, se o fizesse, ficaria sem efeito a sugestão que lhe fiz, para que promovesse uma enquete nesse sentido.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Chapadinha Rumo as mudandanças Politicas partidárias

Tenho observado atentamento a toda a movimentação Politica partidária que está acontecendo na cidade de Chapadinha, e vejo que por aqui está se seguindo a uma tendencia mundial, onde os interesses políticos estão provocando movimentos separatistas em locais onde o sistema federativo é fraco e incipiente. Estão começando a surgir movimentos de criação de microestados de direito que podem provocar desequilíbrios sociais, econômicos e de segurança em torno do mundo.
Práticas de relacionamentos individuais e da sociedade local, somada ao desenvolvimento da tecnologia de comunicação, que por sinal está provocando uma evolução no turismo, coloca o paradoxo político global sob novos holofotes e precisa ser estudado o novo papel do Estado, nas novas oportunidades de desenvolvimento global e regional.
 A prática da democracia como um instrumento de desenvolvimento do indivíduo frente à sociedade é comum nos interesses da individualidade, mas os novos desafios da humanidade vão além de um mundo em transformação, e em Chapadinha esses movimentos já estão surgindo, novas lideranças politicas estão surgindo, tenho acompanhado atentamente o surgimento dessas novas lideranças, e visto também o que realmente a politica partidária provoca em algumas pessoas, já que começou a santificação daquelas que outrora eram o diabo em carne e osso, alguns que não mais serviam já comecaram a reluzir todo o seu esplendor, mas o que mais me deixa triste nisso tudo e que a baixaria já começou, alguns usam da influência que possuem para ameacar, agredir e muitas vezes denegrir as pessoas.
Mas espero que os defensores, educadores e representantes políticos do bem sempre apóiem interesses que respeitem a vida, o progresso e o desenvolvimento da educação para diminuir as diferenças sociais no destino da paz, e a cidade de Chapadinha está carente disso.
O medo de perder o poder que se imagina ter, tem colocado as metralhadoras estão atirando para todos os lados, mas já está na hora de se aceitar as mudanças, aliás paises estão mudando, imagine Chapadinha, vai acontecer, é só esperar e ver. 

Seleção brasileira de Beach-Soccer fara amistoso em Paulino Neves

A Seleção Brasileira de beach-soccer já está em terras maranhenses, mais precisamente em São Luís. O objetivo da excursão é preparar a equipe para as Eliminatórias da Copa do Mundo da modalidade, que vão ocorrer de 31 de julho a 7 de agosto no Rio de Janeiro. Como parte da programação para esta semana no Maranhão, a seleção principal do Brasil realizará quatro amistosos contras seleções locais, além de duas partidas contra a Argentina. As exibições brasileiras, que têm o apoio do governo do Estado, já começam nesta terça-feira (24), na cidade de Raposa.
E como parte da programação a seleção Brasileira de Beache-Soccer, irá se apresentar na cidade de Paulino Neves - Maranhão na tarde desta Quarta feira dia 25 de maio, A Seleção Brasileira veio com força máxima ao Maranhão. A equipe tem jogadores importantes do beach-soccer mundial, como é o caso dos experientes Benjamim e Buru. è a promessa de uma grande apresentação diante da seleção de paulino Neves, segundo informação do Comandante do DPM daquele municipio o Sgt PM Alcinézio, toda a infraestrutura para o evento já se encontra montada para o grande acontecimento.
Segundo  Eurico Pacífico, presidente da federação Maranhense de Beach-Soccer o evento faz parte de uma serie de jogos no maranhão, que além de Paulinos Neves, acontecerá nas cidades de Raposa, Morros, São José de Ribamar, e em São Luís.
“A vinda da Seleção Brasileira ao nosso Estado servirá como mais um incentivo da modalidade nas cidades maranhenses. Ficamos felizes pelo crescimento do beach-soccer no Maranhão. Além disso, é uma maneira de dar oportunidade para os atletas locais jogarem ao lado de grandes jogadores, como o Benjamim e o Buru, e se orgulharem disso”, explicou Eurico.
Tem jogadores maranhenses convocados para defender a Seleção Brasileira foram o goleiro Du Alves e o atacante Fernando DDI, ambos atuam pela Seleção do Maranhão.

Programação:
Dia 24 (terça-feira) – Raposa
Horário: 20h
Seleção de Raposa x Seleção Brasileira

Dia 25 de maio (quarta-feira) – Paulino Neves
Horário: 16h30
Seleção de Paulino Neves x Seleção Brasileira

Dia 26 de maio (quinta-feira) – São José de Ribamar
Horário: 20h
Seleção de São José de Ribamar x Seleção Brasileira

Dia 27 de maio (sexta-feira) – Morros
Horário: 16h30
Seleção de Morros x Seleção Brasileira

Dia 28 de maio (sábado) – São Luís
Local: Arena Domingos Leal
Horário: a definir
Seleção Brasileira x Seleção Argentina

Dia 29 de Maio (domingo) – São Luís
Local: Arena Domingos Leal
Horário: a definir
Seleção Brasileira x Seleção Argentina

Ausência de teste do bafômetro não impede Justiça de punir motorista alcoolizado, diz PRG

Os motoristas alcoolizados devem ser punidos pela Justiça mesmo que se recusem a fazer o teste do bafômetro ou exame de sangue, segundo a Procuradoria-Geral da República (PRG). O órgão defende que a prova de embriaguez seja feita por meio de perícia, mas se isso não for possível o exame clínico do Instituto Médico-Legal (IML) e a prova testemunhal são suficientes.
A posição da PRG consta de parecer encaminhado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que está analisando o caso de um motorista de Brasília flagrado bêbado ao volante. O julgamento do processo deve determinar como a Justiça examinará controvérsias semelhantes sobre o uso do bafômetro em todo o país.
O motorista brasiliense se envolveu em um acidente de carro em abril de 2008. No local não havia o aparelho do bafômetro e, por isso, ele foi encaminhado ao IML para fazer exame clínico – avaliação de sinais de euforia, alteração da coordenação motora, percepção de fala arrastada e alteração da memória. O exame atestou o estado de embriaguez.
Inconformado, o motorista entrou com uma ação na Justiça pedindo o trancamento da ação penal. Sua defesa alegou que a Lei Seca, editada meses depois, determinava que ele só poderia ser considerado alcoolizado se tivesse seis decigramas de álcool por litro de sangue e que isso não ficou provado. O pedido foi aceito pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios e a ação foi trancada. Diante disso, o Ministério Público recorreu ao STJ.
O caso é exemplo da controvérsia que se instalou no país desde a edição da Lei Seca. Isso porque o motorista não é obrigado a produzir provas contra si por meio de exame do bafômetro ou de sangue, mas o Estado não pode deixar de punir os infratores. A PGR defende a segunda tese, alegando que o bafômetro e o exame de sangue não devem ser as únicas provas levadas em consideração para atestar a embriaguez.
De acordo com o subprocurador-geral da República Carlos Vasconcelos, a interpretação feita por alguns juristas de que só há crime se ficar comprovado que há seis decigramas de álcool por litro de sangue “é literalmente um escárnio em relação ao dever do Estado de proteger os cidadãos e disciplinar o trânsito”. Ele acredita que os motoristas embriagados usam essa tese para se recusar a fazer o teste do bafômetro e obter êxito no trancamento de ações penais.



sábado, 21 de maio de 2011

Quanto vale o seu Silêncio

Do jeito que boa parte da midia Chapadinhense anda atualmente, resolvi fazer uma pesquisa na rede e encontrei a letra de uma musica que reflete bem o que está acontecendo por aqui, essa é a minha homenagem a parte de midia.

Quanto vale seu silêncio?

Eles têm dinheiro, eles pagam bem
Quanto vale seu silêncio? (2x)

Você se emociona ao ver um ato
De bondade ou você se emociona ao
Ver uma nota de cem?

Acha que seu erro não atrasa a sociedade?
Calar e omitir são atitudes que convém,
A consciência vai pesar mais cedo ou mais tarde,
O preço da sua honra você sabe muito bem,
Pois rosas sem espinhos também sabem ferir
E seus princípios vão te mostrar por onde ir.

Quanto vale seu silêncio?
Eles têm dinheiro, eles pagam bem
Quanto vale seu silêncio?
Quanto vale seu silêncio?
Em nome do dinheiro seu bolso diz amém
Quanto vale seu silêncio?

Os caminhos que te levam ao encontro da verdade
Não são simples como se pode imaginar,
Várias vezes você se encontra na mira,
Entre o bem e o mal, falar ou não falar,
Quanto vale a verdade que melhor convém?
Quanto vale a mentira que você criou?
Duas faces diferentes vistas no mesmo espelho
Já não podem ter o mesmo valor

Quanto vale seu silêncio?
Eles têm dinheiro, eles pagam bem
Quanto vale seu silêncio?
Quanto vale seu silêncio?
Em nome do dinheiro seu bolso diz amém
Quanto vale seu silêncio?

Suas mentiras vão te enganar, elas podem derrubar você
Abra os olhos e tente enxergar o que você já não consegue ver
Quanto vale tudo que você tem?
Quanto vale o que você não comprou?
Quanto vale tudo o que você quis?
Quanto vale o que de melhor existe em você?

Quanto vale seu silêncio? (3x)
O preço da sua honra você sabe muito bem.

Composição : Diego Ferreira

OAB acionará Assembleia contra criação de municípios

Imirante
O Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB-MA), aprovou, por unanimidade, na noite dessa sexta-feira (20), o ingresso na Justiça com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a Resolução Legislativa nº 25/2011, da Assembleia Legislativa do Maranhão, que permite a criação de novos municípios no Estado.
O relator da matéria, o advogado Rodrigo Lago, argumentou que a Resolução, aprovada e promulgada este mês pela Assembleia do Maranhão, viola o artigo 10 da Constituição do Estado do Maranhão e o artigo 18 da Constituição Federal, demonstrando aos conselheiros a “mora legislativa”, uma omissão na resolução que exige a complementação de Lei Federal. “A resolução usurpa a competência legislativa da União”, afirmou Rodrigo Lago.
O artigo 18 da Constituição Federal recebeu uma nova redação Emenda Constitucional nº 15/1996, que diz:
"a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por lei complementar federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos municípios envolvidos, após divulgação dos estudos de viabilidade municipal, apresentados e publicados na forma de lei.
O artigo 10 da Constituição do Maranhão também segue os efeitos desta emenda. Lá diz "A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios preservarão a continuidade e a unidade histórico-cultural do ambiente urbano, far-se-ão por lei estadual, obedecidos os requisitos previstos em lei complementar estadual, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações diretamente interessadas. *Art. 10 suspensa a eficácia, em parte, por força da Emenda Constitucional Federal nº 15/96."
A OAB/MA aprovou, ainda, a provocação do Conselho Federal da OAB para que ele ingressem com uma Adin no Supremo Tribunal Federal, contestando a Resolução Legislativa.

Resolução
O texto da Resolução Legislativa, publicada no Diário da Assembleia no dia 10 de maio de 2011, prevê a criação de novos municípios por meio de lei estadual, mediante requerimento e Estudo de Viabilidade do Município a ser criado e da área remanescente do município pré-existente. Os projetos, de acordo com a resolução, serão enviados para a COmissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional, depois para a Comissão de Constituição de Justiça e de Cidadania. Depois de homologado o projeto, deve ser feito um plebiscito em consulta à "totalidade da população do município".
Depois de aprovada a criação em plebiscito, a Assembleia Legislativa vota projeto de lei respectivo



Começa hoje o Brasileirão Serie "A"

Por Globoesporte.com
Com cabeça na Libertadores, Peixe recebe Inter, que ainda remói queda. Santos é o único brasileiro que permanece no torneio continental. Por isso, alinha reservas. Colocado caiu nas oitavas e teve título gaúcho como alento.
Único time brasileiro ainda vivo na Taça Libertadores e atual campeão paulista, o Santos recebe neste sábado, às 21h (horário de Brasília), na Vila Belmiro, primeira rodada do Brasileirão, o Internacional, que ainda remói a eliminação precoce da competição continental diante do Peñarol, nas oitavas de final. Enquanto o Peixe alinha reservas, guardando titulares para o confronto contra o Cerro Porteño, na próxima quarta-feira, no Pacaembu, pelas semifinais da competição continental, o Colorado, que começou a juntar os cacos com a conquista do Campeonato Gaúcho, encara o campeonato nacional como prioridade desde o início.
Confira os preços dos ingressosVai ser a primeira vez que Paulo Roberto Falcão pisará o gramado da Vila Belmiro. Craque histórico do Inter e hoje treinador colorado, ex-volante jamais jogou no alçapão alvinegro. Os torcedores do time gaúcho esperam que a presença do ídolo no banco de reservas traga bons fluidos e acabe de uma vez por todas com uma escrita: a equipe do Beira-Rio jamais venceu o Peixe em Santos pelo Brasileirão. Aliás, nenhum time do Rio Grande do Sul conseguiu.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O Premiere 4 e o PFC HD, em sistema pay-per-view, transmitem ao vivo para todo o Brasil. Sandro Meira Ricci apita a partida, auxiliado por Marrubson Melo Freitas e Carlos Emanuel Manzolillo

Paulo Bernardo promete mais rigor na fiscalização de rádios comunitárias

As rádios comunitárias serão fiscalizadas com mais rigor, principalmente com relação à proibição de venda de espaços comerciais. A penalidade, prevista em lei, pode ser a aplicação de multas, suspensão e até a cassação da concessão. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, garantiu hoje (20) aos representantes do setor de radiodifusão, reunidos na Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), em Curitiba, que a fiscalização será intensificada em todos os serviços.
“Estamos reorganizando o atendimento aos profissionais da radiodifusão brasileira. Vamos acompanhar mais de perto como atuam, suas dificuldades e reivindicações”, disse o ministro. Em contrapartida, o governo também será mais rigoroso em relação aos serviços prestados pelas emissoras.
Paulo Bernardo ressaltou as modificações que estão sendo feitas no modelo de concessão de emissoras de rádio e TV. Dentre elas, a exigência de comprovação de capacidade financeira de quem pleiteia uma concessão. “Muitas pessoas alegam a necessidade de uma rádio em um município do interior, mas já com a intenção de comercializar a autorga”, denunciou o ministro.
Com relação às rádios e TVs educaticas, cerca de 10 mil em todo o país, Paulo Bernardo informou que precisarão atender a algumas exigências, como a efetiva ligação com universidades e instituições de pesquisas, comprovação de viabilidade financeira e técnica e a obrigação de se submeter a processos de auditoria.
Nas rádios comerciais, "haverá uma exigência maior da capacidade financeira e não vamos mais permitir prorrogações de prazo. Quando o serviço não for implantado no prazo que o edital prevê, vamos recorrer a Advocacia Geral da União para que cancele a autorga”, explicou o ministro.



Instituições têm até hoje para informar dados do Censo da Educação Superior

Terminou ontem (20) o prazo para as instituições públicas e particulares de educação superior informarem, pela internet, os dados do Censo da Educação de 2010. O levantamento abrange informações individualizadas sobre as instituições, cursos, professores e estudantes.
Os responsáveis pelo preenchimento das informações podem fazer alterações e inclusões a qualquer momento, pois o sistema de coleta dos dados fica à disposição de forma permanente. O preenchimento dos dados deve ser feito exclusivamente na página eletrônica do censo.
Realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o Censo da Educação Superior oferece informações detalhadas sobre a situação dessa etapa do ensino no país.



Raimundo Marques Fala Sobre 3ª Via em Chapadinha

Recebi por email um comentário do advogado Raimundo Marques (foto), que entre outros tantos postos honrosos, foi Promotor de Justiça, Procurador Geral do Estado, Secretário de Segurança e Presidente da OAB-MA. O que seria um comentário, acabou se encaixando na idéia que este blog já tinha de abrir espaço para o debate sobre as eleições do ano que vem. Na expectativa de esta seja a apenas a primeira participação de Raimundo Marques e que seja seguida por outras personalidades e opiniões, publicamos, abaixo, a íntegra do texto.


Meu caro Alexandre Pinheiro

Conforme meu telefonema de ontem, tomei a liberdade de fazer um comentário no seu BLOG, dia 18 a noite, porém não soube transmiti-lo. Faço-o agora, tentando reproduzir o que havia comentado. Trata-se do seguinte: Desejo, antes de mais nada felicitá-lo para inteligente idéia de promover uma enquete sobre as preferências do eleitorado de Chapadinha, especialmente, pelo fato de ter incluído na pesquisa uma consulta sobre a terceira via; desde as últimas eleições (2010), tenho feito uma leitura dos resultados apurados, constatei, o que já é obvio em Chapadinha, que a polarização de forças políticas, que há cerca de 20 anos aí se instalou, já ultrapassou todos os limites da tolerância daqueles que já não suportam a falta de alternativas nesse lapso temporal. Como você e todos sabem, a luta vem se travando entre a facção A e a facção B. Aparentemente a facção A é detentora de um certo percentual de eleitores o mesmo acontecendo com a facção B, mas não é difícil perceber, porque já ouvi de muitos, que agregam-se aos “eleitores da facção A” um grande contingente que não suporta a facção B, e vice-versa. Pode-se deduzir dessa premissa, que eleitorado que uma e outra pensam possuir, é ilusório, é irreal.
Daí a coerência da enquete que você promoveu, onde se constata que a terceira via revelou-se bastante viável, disparada na frente daquelas facções, até porque, os (as) candidatas claramente apoiadas (os) pelos identificados “grupos”, já se apresentam como tal, ostentando o rótulo dos seus “chefes”.
Com estas considerações, permito-me sugerir ao ilustre amigo, que vem se revelando excelente jornalista e observador político, que promova, agora, uma enquete especificamente sobre a terceira via, ou seja, qual o perfil do candidato alternativo ideal, que seja competente, que seja capaz de formular e expor um projeto administrativo que contemple preocupação com a sustentabilidade, com a moralidade, com a honestidade, com a juventude universitária e de curso médio que constitui um grande contingente em Chapadinha, enfim, que tenha ficha limpa, etc etc. Penso que dispomos de vários nomes em nosso meio, você, acredito que os conheça. Obrigado e um grande abraço.


Raimundo Marques
Do Blog do Alexandre

sexta-feira, 20 de maio de 2011

ONG alerta para risco de aumento da exploração sexual durante a Copa de 2014

A realização da próxima Copa do Mundo no Brasil pode aumentar os casos de exploração sexual, inclusive de crianças e adolescentes, por turistas estrangeiros. O alerta é da advogada Andreza Smith da organização não governamental (ONG) Sodireitos. “Você já pensou em um jogo em Manaus? Quem é que vai fiscalizar o rio?”, perguntou ao fazer referência a possíveis casos de programas sexuais em barcos que trafegam nos rios Negro e Solimões, por exemplo. “Isso não está sendo falado”, criticou.
Andreza participou na última semana no Senado de audiência pública na comissão parlamentar de inquérito (CPI) que investiga o tráfico de pessoas. Ela avalia que os dois crimes têm conexão histórica e que, em muitos casos, as mulheres aliciadas para tráfico interno e internacional foram exploradas sexualmente na infância e adolescência.
Para a especialista, devido à falta de esclarecimento de direitos, “muitas mulheres não se sentem exploradas porque não foram forçadas”. Outra dificuldade é a falta de estrutura para prevenir e combater o tráfico de mulheres. Esse tipo de crime pode ter extensa rede que começa com o aliciamento feito por pessoas próximas da vítima e envolve, entre outros, caminhoneiros, taxistas e agentes de turismo que viabilizam o deslocamento.
A advogada avalia que o crime é de “alta lucratividade” e pode gerar mais de US$ 50 mil anuais, por pessoa explorada, às redes de aliciamento que tenham conexão no exterior. Ao aceitar o aliciamento, as mulheres acabam se submetendo a pagar altas quantias para quem explora a prostituição fornecendo a elas um local para morar, roupa, comida e telefone celular.
Ela salienta que o tráfico de pessoas também afeta transexuais e travestis, além de doadores de órgãos, garimpeiros (levados do Pará e Amapá para o Suriname) e até meninos recrutados para jogar futebol no exterior. Essas últimas formas de exploração estão previstas no Protocolo de Palermo, do qual o Brasil é signatário, mas não são descritas no Código Penal, que se refere apenas ao “tráfico de pessoa para fim de prostituição ou outra forma de exploração sexual”.
Durante a audiência na CPI, a relatora Marinor Brito (P-SOL-PA), ouviu sugestões para que o Congresso vote o Projeto de Lei nº 2.845/2003, que institui o Sistema Nacional de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos; assim como para que sejam feitas pesquisas sobre as rotas de tráfico e campanha de esclarecimento. Outra proposta é a instalação de mais abrigos especializados para pessoas resgatadas.
Na última quarta-feira (18) foi Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para combater a exploração sexual por turistas, inclusive durante a Copa de 2014, o governo instituiu o Programa Turismo Sustentável e Infância e executa o projeto Turismo e Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que já capacitou 480 profissionais ligados à cadeia turística em todo o país.



Começa hoje a serie B do Campeonato Brasileiro 2011

Por GLOBOESPORTE.COM
A rodada: abertura da Série B tem velho conhecido da elite e estreante. Figurinha presente na Primeira Divisão nos últimos anos, Goiás reestreia na Segundona. Já o Salgueiro-PE joga a competição pela primeira vez.
A emoção do Campeonato Brasileiro está de volta. E os primeiros torcedores a verem a bola rolar são os da Série B, que terá sua abertura nesta sexta-feira com três jogos. Em Goiânia, o Goiás, integrante da Série A desde 2000, volta à Segundona após ser rebaixado em 2010. O time esmeraldino encara o Grêmio Barueri-SP. Ainda jogam o estreante Salgueiro-PE contra o São Caetano-SP e Bragantino-SP x ABC-RN.

Goiás x Barueri (às 21h, no Serra Dourada)
No Goiás, vice-campeão estadual, o técnico Artur Neto comandou um treinamento nesta quinta, visando à partida de estreia. A única mudança em relação ao time que decidiu o título estadual será a volta do meia Marcelo Costa, que entrou na vaga do jovem meia Robert durante a atividade. O lateral-direito Douglas, que se recuperou de uma lesão muscular na coxa, voltou a treinar. Já o atacante Hugo, curado de uma lesão no púbis, também correu em volta do campo.

Pelo lado do Grêmio Barueri, que foi rebaixado no Campeonato Paulista, muitas incertezas. O time, que deixou a cidade de Presidente Prudente e voltou para Barueri, está com 42 jogadores no elenco, mas muito serão dispensados nos próximos dias. Chegaram o atacante Pedrão, que é o maior artilheiro da história do clube, com 123 gols, e o lateral-direito Maurinho, ex-Cruzeiro e Santos. O treinador será Sérgio Soares, ex-Santo André, e o projeto está sendo conduzido pelo ex-preparador físico da Seleção Brasileira, Moraci Sant'Anna, que agora é diretor de futebol.

Veja a tabela completa da Série B
Salgueiro x São Caetano (às 21h, no Cunhão)
Sétimo colocado no Campeonato Pernambucano deste ano, o Salgueiro faz a sua estreia na Série B jogando em casa contra o São Caetano. A equipe pernambucana garantiu o acesso no ano passado depois de ficar com a quarta colocação na Série C do Brasileiro. O Azulão, por sua vez, fez uma campanha razoável no Campeonato Paulista e ficou a uma posição de se classificar para as oitavas de final.
Bragantino x ABC (às 21h, no Nabi Abi Chedid)
O Bragantino, ao contrário do São Caetano, lutou contra o rebaixamento e conquistou dois pontos a mais do que o São Bernardo, o melhor colocado entre os rebaixados. Na Série B do ano passado, o time de Bragança Paulista foi o oitavo e agora tenta melhorar a posição para sonhar com a Primeirona. Já o ABC aposta na continuidade do bom ano que vem tendo. A equipe potiguar foi a campeã estadual em 2011 e quase eliminou o Vasco na Copa do Brasil.

Confira a primeira rodada da Série B:

Sexta-feira:
21h - Goiás x Barueri
21h - Bragantino x ABC
21h - Salgueiro x São Caetano

Sábado:
16h20m - Portuguesa x Náutico
16h20m - Ponte Preta x ASA
16h20m - Sport x Icasa
16h20m - Americana-SP x Duque de Caxias
16h20m - Criciúma x Guarani
16h20m - Vitória x Vila Nova
21h - Ituiutaba x Paraná





quinta-feira, 19 de maio de 2011

O Descaso com esporte em Chapadinha

Imagem ilustrativa
Nos últimos dias tenho sido indagado por algumas pessoas sobre a não publicação de matérias relacionadas ao esporte no Blog Sala Vipp, sei que o esporte é uma das armas mais eficaz no combate a ociosidade de nossa juventude, por esse motivo vou valorizar mais o assunto neste blog.
Vamos comecar falando do Futebol amor de Chapadinha, Com a experiência de muitos anos vendo Futebol, tenho consciência das grandes dificuldades enfrentadas por Presidente da Liga Desportiva de Chapadinha, Dirigentes de Clubes, Atletas, enfim, por todos aqueles que dedicam grande parte do seu tempo em busca de motivação para se manterem em atividade com a maior dignidade possível. Reconhecemos ainda que o trabalho destes valorosos esportistas transforma o Futebol Amador em um esporte de grande apelo social, pois nos campos da várzea se misturam pessoas de todas as camadas sociais, que convivem quase que diariamente em grande harmonia e em um clima de grande amizade e confraternização.

Até hoje não consigo entender a incapacidade e a falta de sensibilidade do poder público do municipio, e isso não começa de hoje, já vem de longas datas, que insiste em ignorar o Futebol Amador, um segmento do esporte que movimenta durante os fins de semana em Chapadinha e região, um público enorme sendo eles, praticantes e simpatizantes. E é este mesmo público que dá o seu voto no dia das eleições.
O futebol Profissional, foi um rio que passou em nossa vida, servindo mais como cabide eleitoral, e deixou a cidade de Chapadinha nas manchetes mundias, como sendo uma vergonha nacional, falo daquele episódio fatidico envolvendo a 2ª Divisão do Campeonato Maranhense, Chapadinha e Viana, quanta vergonha´para a nossa população.
Falar de outros esportes não tem como, não há locais públicos para a pratica de nenhuma outra modalidade esportiva em Chapadinha, não há Quadras, Ginásios, e Parques esportivos Municipal, que ao longo de seus 73 anos de emancipação, nunca houve um gestor que se preocupasse com isso, É inadmissível isso, é uma falta de respeito com essa juventude que está sucubindo junto as DROGAS por falta do que fazer. 
Mas tenho que elogiar o trabalho incansável de alguns abnegados que dedicam grande parte do seu tempo para proporcionar uma das poucas formas de lazer acessível às populações mais carentes da sociedade e que afasta as crianças e os jovens do mundo das drogas e da criminalidade. A esse guerreiros o meu respeito e consideração, e as autoridades públicas do municipio de Chapadinha o meu repudio.
Espote é vida, vamos ser mais responsaveis com a nossa juventude.



Fim dos Tempos: Filho mata mãe a facadas e decepou a mão dela pra sacar dinheiro em Agência Bancária

Suspeito passou por audiência de custódia nesta segunda-feira (22) e teve a prisão em flagrante convertida em preventiva. Homem foi detido n...