r

r

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Projeto Bom Vizinho

Com uma idéia pioneira um grupo de vizinho situados nas ruas Georgiano da Cunha Machado, 29 de março, Edesio Vieira e Gustavo Barbosa no bairro da corrente, criaram o Projeto Bom Vizinho, o primeiro encontro foi no mes de Dezembro do ano passado com uma grande jucarada na residência de Jose Renato Borralho, um dos idealizadores do Projeto.
Como proxima atividade teve a realização do natal, onde todos se confraternizaram, além de um jantar americano onde todos seiaram a vontade, ouve o tradicional amigo invisivel, além de apresentação em um telão de um filme alusivo a data, sorrisos e abraços foram a marca do evento.
No mês passado foi formada a Diretoria do projeto que terá mandato de 01 ano e é composta por: 1º Coordenador - José Renato Marques Borralho, 2º Coordenador - Aglaene Rios de Lima, 1ª Secretária - Altaniza Almeida Borralho, 2ª secretária Ariana Rios de Lima, 1ª Tesoureira - Adriana Maria Rios, 2ª tesoureira - Lenice Gomes da Costa, na Cultura - Rebeca Maria sousa, Thamires Miranda Moraes, Jorge Cardoso Araújo. O objetivo principal do projeto e a busca de armonia dentre todos aqueles que fazem parte, os idealizadores preocupados com o distanciamento entre vizinhos provocados pela vida moderna, resolveram unir-se e encurtar essa distancia. Alem de priorisar a assistência social, praticar uma boa convivência é um dos objetivos do projeto.
Todos os participantes tem vez e voz, pois tudo o que tem que ser feito e decidido em assembleia geral, a opnião de cada membro e discutida entre todos, o que fica evidente e que depois do projeto o convivio desses associados ficou bem melhor, todos se cumprimentam quando se olham, trocam informações, um dos ideais do projeto é a busca de uma comunidade mais fraterna, é importante frizar que não há discriminação de relegião, as orações feitas antes a cada assembleia fica a cada denominação as quais as pessoas do projeto fazem parte.
Idéias desse tipo tornam o nosso mundo melhor, ajudar o próximo e sempre muito bom, espero que ele sirva de exemplo para mais pessoas possam estreitar os seus laços de amizades, e cordialidade entre si. O próximo evento programado pelo projeto Bom Vizinho será o Arraial.

A Banalização da vida Humana e o crime

 Desde que soube noticias do desaparecimento de um senhor de idade em Chapadinha, torcir muito para que o mesmo fosse encontrado san e salvo, mas infelizmente aconteceu o contrário, diante disso e de tanta outras atrocidades que tenho visto na TV, resolvi escrever esta matéria.
O bem mais precioso do universo é a vida. E o homem, sem dúvida. Mas os bens mais preciosos do homem constituem o amor e a amizade, a relação ser humano - ser humano, seu maior capital.
Mais uma vez em minha vida deparo-me com um crime tão perverso que provoca indignação e repúdio dos próprios marginais, provocam repúdio, inclusive, daqueles que desprezaram a vida por situações inrrelevantes e perdem a liberdade por coisas banais. A frieza e o riquinte da violência nos deixa atônitos e profundamente preocupado. O governo tem que agir com rigidez diante desses crimes, tem que monstrar que existe ainda lei e magistrados sérios que retirem esses meliantes de circulação antes que eles consigam fazer banalizar a vida e fazer dela uma simples história existencial sem nenhum valor.
Quando a vida humana, bem mais precioso entre todos os demais, nada mais vale, é sinal de que o homem deve parar e fazer profunda reflexão, porque chegou ao fundo do abismo e há que se repensar o sentido de todas as coisas!
O homem está perdendo a verdadeira dimensão da vida. A corrupção, a bandalheira, a mentira, a mesquinhez são os ingredientes de seu dia a dia, tornando-o infenso aos mais sacros princípios do bem viver O que se pode esperar, ao se defrontar com os fatos mais escabrosos que envergonhariam até nossos ancestrais das cavernas, como o estupro de pobres e indefesas crianças, uma mísera mãe ser assassinada por um tiro perdido, na frente de sua filha, pessoas serem mortas apenas porque vivem, famílias inteiras serem dizimadas, os "carecas" surgirem, de repente, neste País, com o ânimo de discriminar e fazerem o mal, batalhões de famintos e miseráveis, despidos de um mínimo de dignidade, porque tudo lhes foi subtraído, e assassinos confessos e criminosos contumazes receberem as benesses negadas às suas vítimas?
Vivemos num mundo violento onde até crianças são iniciadas a prática de crimes e ações que capturam abruptamente o seu jovem corpo e inocência, maculam sua vida com a chaga da estupidez.
É preciso, pois, que a sociedade sã reaja, imediatamente, a esses descalabros, antes que seja tarde demais! Não há como relevar, sob pena de o homem sucumbir, em vista de sua própria omissão!
Meus amigos, situações diversas surgiram diante do mundo com relação às formas cruéis que meliantes, estúpidos e perversas criaturas tratam a vida humana. Estamos acostumados em assistir psicopatas seriais cometendo seus crimes brutais. Estamos acostumados com matanças provocadas por guerras, inclusive, genocídio, onde a ignorância sem limites do homem faz com que a sociedade repense urgentemente as formas educacionais adequadas a serem aplicadas ao povo, mais é inconcebível a criatura humana ser levada a banalização da vida. É inconcebível o ser humano perder a vida por interesses mesquinhos onde a escuridão mental dos assassinos tombam de tanta loucura. De quem é a culpa disso tudo? Até quando vamos ficar refem desta falta de respeito pela vida? Por que valores estão sendo perdidos?
Chapadinha sempre foi conhecida por ser uma cidade pacata, mas crimes como esse que aconteceu neste  fim de semana nos deixam bastante revoltados, e faço uma reflexão diante de tudo o que está acontecendo em nossa sociedade. Pensemos nisso com atenção.

MEC divulga lista dos pré-selecionados do ProUni

Agência Brasil.
Esta é a segunda etapa de inscrições para distribuição das 123 mil bolsas oferecidas.
O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje (27) a lista dos pré-selecionados em primeira chamada para receber uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Esta é a segunda etapa de inscrições para distribuição das 123 mil bolsas oferecidas para o primeiro semestre de 2011.
Os aprovados devem comparecer às instituições de ensino para onde foram selecionados até 4 de março, a fim de comprovar as informações prestadas durante as inscrições. A lista dos documentos que devem ser apresentados está disponível no site do programa.
Para receber uma bolsa do ProUni, é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou estabelecimento privado com bolsa integral. É necessário ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, atingido o mínimo de 400 pontos na média das cinco provas e não ter tirado zero na redação.
As bolsas integrais são destinadas aos alunos com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. As parciais, que custeiam 50% da mensalidade, são para os candidatos cuja renda familiar mensal per capita não passe de três salários mínimos. O MEC não informa quantas vagas já foram preenchidas na primeira etapa de inscrições. Há previsão de uma segunda chamada no dia 13 de março.

Baile do Hawaii, um espetaculo

Aconteceu neste sabado na sede do Aldeota Clube o Baile do Hawaii, a festa teve como atração a cantora maranhense Teresa Canto, uma ornamentação especial foi feita para a ocasião, os participantes estavam vestidos a carater, e os sorrisos eram fartos e amplos naquele recinto.
Faltando uma semana para o carnaval, a cantaora Teresa Canto preparou um repertório baseado em musicas carnavalescas, antigas marchinhas, musicas regionais, aliás as musicas agradaram a todos.
A festa teve como organizador o promoter Manoelzinho, que tradicioanlmente faz excelentes eventos, o mesmo estava muito feliz com a festa, a tradicional sociedade chapadinhense encontrava-se em peso, a presença de jovens no baile foi enorme.
A cantora Maranhense Teresa Canto foi um espetaculo a parte, alem de uma voz marcante, um carisma com o publico, a cantora que é filha de Icatu, leva a musica maranhense por esse Brasil a fora, e em nossa cidade não foi diferente ela foi a festa, Teresa Canto estara lancando dois CDs no p´roximo mes, e com certesa estara de volta em Chapadinha para divulgar o seu trabalho.
segue as fotos do baile:










sábado, 26 de fevereiro de 2011

Vai comecar o Campeonato Maranhense 2011

Parece que agora vai acontecer, a Federação Maranhense de Futebol, anunciou que os times do Cordino e Bacabal abrem oficialmente o Campeonato Maranhense de 2011. Uma única partida será realizada neste domingo, no Estádio Leandrão, em Barra do Corda.
Enquanto nos principais estado da federação os campeonatos já estão pela metade, ou em fase de mata-mata,  Campeonato Maranhense 2011 começa neste domingo. e veja só uma única partida marcará a largada do Estadual. O jogo isolado será entre Cordino x Bacabal, às 16h, no Estádio Leandrão, em Barra do Corda. O árbitro é Ivo Pereira. Os auxiliares serão Carlos André Pereira e José Ribamar.
Ou seja pra valer, o Campeonato Maranhense começará mesmo após o Carnaval. Nos dias 12 e 13 de março vai acontecer  uma rodada completa com todos os clubes participantes.

A Influência da musica em nossa vida

Todo o ser humano gosta de uma boa musica, e vou mais além ; desconfio de quem não gosta de música, embora ache difícil , mas você pode até não gostar de samba, mas quem não gosta de música? E ao longo da nossa vida, vários momentos bons e ruins, os amores, aquela viagem , o casamento, aniversários, rompimentos, a música nos remete ao passado, você ouve uma melodia e é automaticamente transportado no tempo.
Este artigo trata de questões que relacionam a música ao desenvolvimento da criança. Inicialmente, esclarece-se que o conceito de desenvolvimento é entendido de forma ampla, abarcando não apenas o aspecto cognitivo, mas também os aspectos afetivo e social da criança. A seguir, são apresentadas reflexões a respeito do papel da música na educação infantil. Como conclusão, busca-se encaminhar sugestões aos pais e adultos envolvidos com a educação de crianças, objetivando oferecer subsídios para a viabilização de um contato prazeroso, formativo e saudável da criança com a linguagem musical.
A presença da música na vida dos seres humanos é incontestável. Ela tem acompanhado a história da humanidade, ao longo dos tempos, exercendo as mais diferentes funções. Está presente em todas as regiões do globo, em todas as culturas, em todas as épocas: ou seja, a música é uma linguagem universal, que ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço.
Entretanto, a forma pela qual a música, como linguagem, acontece no seio dos diferentes grupos sociais é bastante diversificada. A música que é vivenciada em uma cerimônia do Quarup, no Parque do Xingu, por exemplo, tem um caráter bastante diverso da música que colocamos no CD player do nosso carro; o mantra entoado em um templo budista, por sua vez, não apresenta a mesma função de um canto de lavadeiras do Rio São Francisco. Apesar dessas diferentes funções, em todas essas situações e em muitas outras, a música acompanha os seres humanos em praticamente todos os momentos de sua trajetória neste planeta. E, particularmente nos tempos atuais, deve ser vista como uma das mais importantes formas de comunicação: segundo o pedagogo Snyders (1992), nunca uma geração viveu tão intensamente a música como as atuais.
É exatamente para falar de uma das facetas dessa intensa relação que trata o texto. Será abordada, particularmente, a relação que se dá entre a música, entendida como prática e vivência, e o desenvolvimento da criança.
Inicialmente é preciso esclarecer nosso conceito de desenvolvimento. Desenvolvimento, segundo o dicionário Houaiss, é um termo que apresenta muitas acepções. Escolhemos algumas delas: “aumento de qualidades morais, psicológicas, intelectuais etc”, “crescimento, progresso, adiantamento” (HOUAISS, 2002, p. 989). No entanto, há uma tendência, em nossa civilização, de se concentrar a idéia de desenvolvimento da criança nos aspectos cognitivos, isto é, no que diz respeito ao aprendizado intelectual. É uma tendência natural em uma civilização tão competitiva e tecnicista. Em função disso, muito se tem falado a respeito do papel da música na melhoria do rendimento acadêmico de estudantes.
Por isso escolha a sua musica preferida ouça e faça aquela viagem, eu todos os dias ouça música na maioria das vezes trago boa parte do meu passado para a atualidade, bom fim de semana a todos, bom descanso e boas musicas.
E você qual ou quais as suas trilhas sonoras, que compositores/cantores mais gosta ? Quem e quais músicas gostaria de ver aqui? estou esperando a sua sugestão.



sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

MA pode se tornar Centro de Treinamento para as Olimpíadas de 2016

Olimpíadas de 2016

Um encontro para desenvolver o esporte de alto rendimento no Maranhão. Esse foi o objetivo do encontro do secretário de Estado de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, e deputados federais com o ministro dos Esportes, Orlando Silva, ocorrido na quarta-feira (23), em Brasília.
A captação de recursos para o esporte no estado e a transformação do Maranhão em uma cidade olímpica foram alguns dos temas tratados durante a reunião. Assim, uma das propostas apresentadas pelo secretário Joaquim Haickel ao ministro Orlando Silva foi a de criar um centro de treinamento de alto rendimento no estado. A finalidade deste centro seria de preparar atletas de todo o país para as Olimpíadas de 2016, que serão disputadas no Rio de Janeiro.
“Tratamos da possibilidade de São Luís se tornar uma cidade olímpica para desenvolvermos um trabalho de esporte de alto rendimento, estabelecendo assim, um centro de treinamento de atletismo, ou de outra modalidade que venha a somar com o esporte. O Maranhão quer participar desse avanço esportivo no Brasil,” explicou o secretário Joaquim Haickel.
A sugestão de transformar a capital maranhense em uma cidade olímpica foi bem aceita pelo ministro Orlando Silva, que aprovou a iniciativa e pretende estudar a viabilidade de concretizar a proposta apresentada pelo secretário de Esporte e Lazer.
Por: maranhãomaravilha

Para Refletir

Recebi um email do amigo Abilio, e resolvi publicar.
Um jovem e bem sucedido executivo dirigia por sua vizinhança, correndo um pouco demais em seu novo Jaguar. Observando crianças se lançando entre os carros estacionados, diminuiu um pouco a velocidade, quando achou ter visto algo. Enquanto passava, nenhuma criança apareceu. De repente, um tijolo espatifou-se na porta lateral do Jaguar. Freiou bruscamente e deu ré até o lugar de onde teria vindo o tijolo. Saltou do carro e pegou bruscamente uma criança empurrando-a contra um veículo estacionado e gritou:
- Por que isso? Quem é você? Que besteira você pensa que está fazendo?
Este é um carro novo e caro, aquele tijolo que você jogou vai me custar muito dinheiro. Por que você fez isto?
- Por favor, senhor, me desculpe, eu não sabia mais o que fazer! - implorou o pequeno menino
- Ninguém estava disposto a parar e me atender neste local. Lágrimas corriam do rosto do garoto, enquanto apontava na direção dos carros estacionados.
- É o meu irmão. Ele desceu sem freio e caiu de sua cadeira de rodas e eu não consigo levantá-lo.
Soluçando, o menino perguntou ao executivo:
- O senhor poderia me ajudar a recolocá-lo em sua cadeira de rodas?
Ele está machucado e é muito pesado para mim.
Movido internamente muito além das palavras, o jovem motorista engolindo "nó imenso" dirigiu-se ao jovenzinho, colocando-o em sua cadeira de rodas. Tirou seu lenço, limpou as feridas e arranhões, verificando se tudo estava bem.
- Obrigado, e que meu Deus possa abençoá-lo - a grata criança disse a ele.
O homem então viu o menino se distanciar...empurrando o irmão em direção a sua casa. Foi um longo caminho de volta para o Jaguar... um longo e lento caminho de volta. Ele nunca consertou a porta amassada.Deixou amassada para lembrá-lo de não ir tão rápido pela vida que alguém tivesse que atirar um tijolo para obter a sua atenção.
Deus sussurra em nossas almas e fala aos nossos corações. Algumas vezes, quando nós não temos tempo de ouvir, Ele tem que jogar um tijolo em nós.
A escolha é sua: ouvir o sussurro ou esperar pelo tijolo?
VOCÊ ESCOLHE.....

Em 10 anos, Maranhão aumenta em 367% o número de homicídios

Roberta Gomes/ Imirante
Dados de 1998 a 2008 constam no Mapa da Violência 2001, lançado do Ministério da Justiça.
O Maranhão é o Estado brasileiro que teve o maior crescimento no número de homicídios de 1998 a 2008: 367%. O índice foi revelado no Mapa da Violência 2011 – Os Jovens do Brasil, lançado, nesta quinta-feira (24), pelo Ministério da Justiça. O estudo foi realizado pelo Instituto Sangari e leva em consideração vários dados referentes à violência em todo o Brasil.
Ao longo dos 10 anos, o Maranhão conseguiu quase que quadruplicar o número de homicídios no Estado. Dos 266 registrados em 1998, pulou para 1.243 em 2008. Se esses dados foram aplicados em uma taxa de homicídio para cada 100 mil habitantes, o Maranhão continua sendo o Estado com o maior crescimento: 297%. Em 1998, registrava-se cinco homicídios para cada 100 mil habitantes. Em 2008, esse número chegou a 19,5 homicídios por 100 mil habitantes. No estudo, o Maranhão aparece como um “caso extremo” na evolução dos índices.
Atrás do Maranhão no crescimento do número de homicídios em 10 anos estão os Estados da Bahia (280,9%), Pará (273%), Rio Grande do Norte (222,9%) e Alagoas (222,6%). Este último Estado, aliás, é o que aparece com o maior índice de homicídios por 100 mil habitantes em 2008, com 60,3 casos. É seguido pelo Espírito Santo (56,4%) e Pernambuco (50,7). O Maranhão fica na 19ª posição, com 19,7 homicídios para cada 100 mil habitantes em 2008.
Homicídios de jovens
Outro dado negativo para o Maranhão é que o Estado também é o que apresentou o maior crescimento no número de homicídios entre a população de 15 a 24 anos de 1998 a 2008: 514,9%. Dos 74 casos registrados em 1998, o Maranhão pulou para 455 em 2008. No que se refere à taxa de homicídios de jovens para cada 100 mil habitantes, o Estado também teve a maior variação nos últimos 10 anos: 406%.
Sobre os homicídios de jovens no país, o estudo alerta para proporções sérias. Só em 2008, foram registrados 18.321 homicídios de jovens de 15 a 24 anos. No mesmo ano, de 2008, o Estado que apresentou o maior taxa de homicídios de jovens para cada 100 mil habitantes foi Alagoas (125,3), seguido por Pernambuco (106,1) e Espírito Santo (120). O Maranhão ficou em 21º lugar, com 33,6.
São Luís
O Mapa da Violência 2001 também mostra a situação das capitais. São Luís, por exemplo, foi a quarta no crescimento do número de homicídios, registrando, de 1998 a 2008, um aumento de 217%. Em 2008, a capital maranhense apresentava uma taxa de 43,3 homicídios para cada 100 mil habitantes, sendo a 11º capital do país.
Sobre os dados, o estudo chama atenção para a situação preocupante de São Luís e das outras três capitais com a maior variação no número de homicídios. Salvador teve um aumento de 404,6%, Maceió, com 288,2%, e Florianópolis, com 250% de aumento nos casos de homicídios nos 10 anos avaliados.
Na questão dos homicídios de jovens, São Luís teve um aumento de 282,6% entre 1998 e 2008. A taxa de homicídios de jovens para cada 100 mil habitantes também foi alarmante: 257,4%. Em 1998, a taxa era de 23,4; em 2008, ela passou para 83,7. A capital com a maior taxa registrada em 2008 é Maceió, com 251 casos para cada 100 mil habitantes.
Homicídio, de acordo com o Mapa da Violência 2001 – Os Jovens do Brasil, é causa de 39,7% das mortes entre os jovens de 15 a 24 anos. Na população “não jovem”, de acordo com o estudo, o homicídio representa apenas 1,8% dos óbitos.
Para Ministério da Justiça e Instituto Sangari, o Mapa da Violência 2001 – Os Jovens do Brasil não pretende traçar um diagnóstico da violência no Brasil, mas “fornecer informação sobre como morrem nossos jovens: em suas capitais, em seus estados, nos grandes conglomerados urbanos, nos municípios, por causas que a Organização Mundial da Saúde qualifica como violenta”.

CBF está usando título de 1987 como moeda de barganha!

Esse lenga-lenga do título brasileiro de 1987 já está insuportável. Todo mundo sabe que o campeão daquele ano é o Sport, mas por uma questão de interesse financeiro o titulo foi dado ao Flamengo. Agora, através de um acordo envolvendo CBF, Federação de Futebol do Rio de Janeiro e interesses comerciais do Clube dos 13, o título foi dividido entre os dois rubro-negros.

É tudo uma grande Palhaçada. Ricardo Teixeira se desentende com o Flamengo e entrega a Taça das Bolinhas para o São Paulo. Como o Tricolor paulista também desobedeceu o todo poderoso da CBF foi punido com a retirada do Morumbi da Copa de 2014.
Durante anos, no site da Fifa o campeão de 1987 era o Sport e não tem motivo para questionar o titulo, pois a entidade máxima do futebol o garantiu ao time pernambucano.
Porém, de forma vergonhosa e cinicamente, o Clube dos 13 e o Flamengo se aproveitaram da situação ambígua para se apropriar de fatos, glórias e símbolos que não lhes pertenciam como o hexa, que para os pernambucanos é penta.
Não acredito que essa briga terminará aqui, pois a diretoria do Sport não aceita dividir o título com o Flamengo e com muita razão, pois foram os cariocas que se recusaram a jogar a final. O titulo é do Leão assim como a Taça das Bolinhas é do São Paulo, primeiro penta e único hexacampeão brasileiro.
Por: Mario Henrique

Empate leva a decisão entre Sampaio e Sport para Recife

Por: Zeca Soares, Imirante Esporte
Uma vitória ou um empate com gols garantirá o Sampaio na próxima fase da Copa do Brasil.
 O placar de 0 a 0 é o retrato do jogo ruim que fizeram Sampaio-MA e Sport-PE, nesta quinta-feira, pela Copa do Brasil. As duas equipes criaram poucas oportunidades e as que surgiram ainda foram mal aproveitadas.
O resultado leva a decisão da vaga para a partida do dia 2 de março, na Ilha do Retiro, em Recife. Quem vencer se classifica. O empate com gols garantirá a classificação ao Sampaio. O Sport precisará vencer por qualquer placar para seguir na competição. Um novo empate por 0 a 0 levará a decisão da vaga para as cobranças de pênaltis.
Se o jogo foi fraco, o mesmo não podemos dizer do público. A exemplo do jogo entre Iape-MA x Atlético-MG, mais uma vez o Estádio Nhozinho Santos esteve completamente lotado.
Primeiro tempo
6 minutos - O Sampaio se arrisca no ataque. Eloir manda uma bomba da entrada da área, o goleiro Magrão larga, mas ninguém do ataque Tricolor aproveita o rebote.
13 minutos - Falta para o Sport. O meia Fabrício bate e obriga Rodrigo Ramos a fazer grande defesa
18 minutos - Ciro recebe livre e na saída de Rodrigo Ramos chuta para fora. Por pouco o Sport não marca.
22 minutos - O Sport ataca perigosamente. Wellington Saci desce livre pela esquerda e cruza, a bola sobra para Tiaguinho que chuta forte e perde mais uma chance de abrir o placar.
26 minutos - Deca escapa e cruza da esquerda. Carlos Renato recebe livre na pequena área e desvia de cabeça, Jack Jone não acompanha o lance e o Sampaio perde outra grande oportunidade.
34 minutos - A defesa do Sampaio perde a bola no meio-campo, o Sport reponde com Carlinhos Bala que desvia de cabeça e quase faz o primeiro.
36 minutos - Escanteio para o Sampaio. A fedsa do Sport tira, mas a bola sobra nos pés de Leandro Mineiro que chuta forte, assustando o goleiro Magrão.
39 minutos - Blitz do Sampaio, mas os atacantes Jack Jone e Carlos Roberto se atrapalham e estragam tudo.
45 minutos - O Sampaio chega trocando passes. A bola sobra outra vez para Leandro Mineiro que chuta forte e Magrão defende.
Segundo tempo
2 minutos - Logo na saída do 2º tempo, a defesa do Sampaio vacila, Ciro recebe a bola, chuta e perde um gol incrível.
4 minutos - O Sport é melhor no jogo e segue pressionando. Fabrício chuta de fora da àrea e quase amlia o placar.
6 Minutos - A defesa do Sampaio segue vacilando. Outra vez Fabrício obriga Rodigo Ramos a fazer grande defesa.
10 minutos - Contra-ataque do Sampaio. Carlos Roberto ia escapando livre quando foi derubado por Bruno Paulo. O zagueiro do Atlético acaba sendo expulso.
28 minutos - Kléo chuta forte de fora da área e desta vez é o goleiro Magrão quem faz grande defesa.
31 minutos - O Sampaio perde a melhor oportunidade do jogo. Roni lança Carlos Renato que sai na cara de Magrão, chuta, mas o goleirão do Sport opera um milagre.
41 minutos - O Sampaio tenta pressionar, mas o ataque definitivamente não acerta.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Sou apenas um blogueiro

Quando comecei a postar algumas matérias no Blog Sala Vipp, nunca imaginei que teria a receptividade que alcancei, sempre fui apaixonado por internet, e isso me levou a criar um blog. em virtude da coisa esta tomando um novo rumo, e as pessoas estarem acessando o blog cada vez mais, o que só tenho a agradecer.
Uma pesquisa de 2009 mostra que os blogueiros que não são considerados profissionais, os que fazem isso apenas por hobby, estão blogando cada vez menos. Isso está acontecendo por causa do crescimento das Redes Sociais e principalmente dos microblogs – especialmente o Twitter.
Esses blogueiros que estavam gerando cada vez mais conteúdo antes da explosão das Mídias Sociais, hoje estão se dedicando mais em replicar o que está sendo gerado e esquecem-se de criar e gerar conteúdo como faziam com seus blogs.
Entre esses bloggers profissionais, os que estão blogando por remuneração ou apenas para ser conhecidos pelo seu trabalho, o cenário é diferente. Segundo a pesquisa State of the Blogosphere, eles estão blogando cada vez mais. Isso acontece por perceberem que o blog é uma excelente ferramenta de autopromoção e, muitas vezes, de faturamento.
Analisando essa pesquisa, notamos que os bloggers mais profissionais estão cada vez mais ativos em seus blogs. Mas isso não quer dizer necessariamente que estão gerando conteúdo.
Estamos em uma época em que 95% das pessoas estão observando e lendo tudo que é gerado, 4% replicam as informações e apenas 1% da população gera conteúdo relevante.
Diante do que tenho lido e visto estamos em uma época em que nunca se gerou tanto conteúdo, onde o consumidor interfere na campanha da marca, onde cada leitor também vira escritor e publica seus comentários, criticas e observações em redes sociais, fóruns e blogs.
Não é bem simples, como muitos que estão começando a blogar ou gerar conteúdo em qualquer que seja a plataforma, acreditam que seja. Por muitas vezes é preciso criar parcerias, estar en gajado e participar ativamente da web e não somente das redes sociais. Eu, por exemplo, sempre estou em eventos buscando conhecer cada vez mais pessoas ligadas ao que escrevo aqui no blog e ampliar meu conhecimento em assuntos que mais gosto.
Gerar conteúdo parte do principal do planejamento, sobre o que você quer falar e sobre o que você quer ser conhecido. Somente o copy-paste não adianta, e um dia você seu blog vai morrer só fazendo isso, eu particularmente tento fazer isso, expresso as minhas opniões diante de uma assunto ao qual me proponho a escrever, faço uma pesquisa sobre o que pretendo escrever, antes de publicar.
Lembro que os primeiros blogs a surgirem em Chapadinha, tinham uma proposta mais autonoma, vejo com tristeza que alguns estão sendo muito tendenciosos, para o lado "a" ou para o lado "b", o que para os leitores não é interessante, pois suas informações são vista por milhares de pessoas, essa é a minha critica em relação a esse assunto, já que o que eles postam influenciam de certa forma na vida das pessoas, sei que os donos dos blogs chapadinhense são pessoas idoneas e capazes, alguns só terão que saber esconder as suas paixões politicas partidárias. Sou Blogueiro ou gero conteúdo ou faço Copy-Paste.

Sampaio espera apoio da sua torcida para bater o Sport

Por:Zeca Soares, Imirante Esporte

A expectativa é que todos os 16 mil e 800 ingressos sejam vendidos. Jogo começa às 21h e o nhozinho Santos será um caldeirão boliviano, serão mais de 16.000 bolivianos empurrando o Sampaio.
A torcida do Sampaio promete repetir a dose e lotar o Estádio Nhozinho Santos, a exemplo do que aconteceu ontem, na partida entre Iape-MA x Atlético-MG, pela Copa do Brasil. A expectativa é que todos os 16 mil e 800 ingressos sejam vendidos. O Sampaio espera contar com o apoio da sua grande torcida na partida de hoje, às 21h, contra o Sport-PE.
O técnico Sandow Feques já sabe que poderá contar com força máxima. O zagueiro Robinho que aguardava o sinal verde da CBF foi regularizado e está confirmado entre os titulares.
Outro que garantiu vaga foi o atacante Carlos Roberto. Com um contusão na coxa, o jogador conseguiu se recuperar e ganhou a preferência do técnico Sandow Feques na briga com Rôni e formará dupla de ataque com Jack Jone.
O time que enfrenta o Sport terá a seguinte formação: Rodrigo Ramos, Carlinhos, Johíldo, Robinho e Deca; Ismael, Eloir, Kléo e Leandro Mineiro; Jack Jone e Carlos Roberto.
A cobertura completa de Sampaio-MA x Sport-PE você acompanha na Rádio Mirante AM 600 ou pela internet no endereço: www.miranteam.com.br

A Degradação da familia brasileira

Ultimamente na cidade de Chapadinha tem acontecido muitas coisas que tem me deixado bastante triste, e umas delas e como a familia está sendo degradada, são tantas as coisas impostas em nossas pessoas que valores outrora importantes estão sendo esquecidos.
Considerando que a degradação do conceito de família é uma das causas da instabilidade social refletida no aumento da criminalidade. «Se não se apostar na família, se não se cuidar verdadeiramente da família, da sua estabilidade e dos seus valores, jamais serão resolvidos os problemas que atormentam a nossa sociedade e as próprias famílias. Se não se atacarem as causas, iremos passar a vida a remediar os efeitos com aspirinas que só causarão insónias e mais dores de cabeça».
Na cidade de chapadinha tem ocorrido um aumento da criminalidade, e entre as causas do aumento de criminalidade em nossa cidade, está a degradação do conceito de família.  mas, «se toda a gente sabe disso, convém a muita gente manifestar que não sabe, até para poder dizer à boca cheia que aqueles que defendem a família estruturada em valores são retrógrados e antigo ».
«A família é, foi e será o núcleo fundamental da sociedade. É a família que tem papel determinante na transmissão de valores, na recepção gradual de regras de comportamento e de respeito mútuo. Há vozes que se levantam, e bem, contra a precariedade e a instabilidade do emprego, contra a falta de condições existenciais na diversidade das suas dimensões e que também perturbam a família”. Mas “salvo raras e boas excepções”.
Atualmente a  criminalidade e a insegurança, tornou-se o assunto atual em todas as mesas de debates, “se fala muito da instabilidade social, da criminalidade impune, da insegurança em que vivemos, da falta de respeito pela vida, pelas pessoas e seus bens. Querem convencer-nos que tais chagas sociais se vão resolver com mais polícias na rua, com melhores armas para matar, com novas leis e reforma do Direito e do Processo Penal, com mais isto e mais aquilo. O que é certo, porém, é que a sociedade vive apreensiva, amedrontada e sofredora, e muitos continuam a ficar sem os seus bens e, não raro, humilhados e traumatizados de braço dado com as costas quentes e a cabeça rachada. E tudo se desculpa. E tudo parece já pertencer à normalidade do quotidiano. Um noticiário que não passe grande parte do seu tempo a falar de assaltos, roubos, tiros e mortes, o que na verdade da mais audiência, por que a midia em si não tem muito interesse em divulgar coisas boas.
Quanto ao que ta acontecendo com as nossas crianças diante do comportamento violento pode surgir em famílias estruturadas e de relacionamentos duradouros também. As crianças são muito frágeis e vulneráveis a tudo que se refere às pessoas mais próximas. A maior parte dos agressores são parentes próximos.
A irresponsabilidade e o despreparo de algumas pessoas em relação à educação das crianças é que acaba se transformando em violência, principalmente em meios onde há a falsa crença da impunidade.
Não quero ser tachado de retrogrado, nem preconceituoso, mas procuro fugir dos meios de comunicações que tanto ridicularizam a moral e a castidade, não é aceitavel que seja colocado em nobre pela TV, temas como homosexualidade como sendo uma coisa normal, que me perdoem os seus idealizadores, não tenho preconceitos, mas não aceito isso.
A penetração nos lares da midia televisiva, prendeu as familias nas salas de visitas, primeiro com inocentes comédias nacionais, de Oscarito, Grande Othelo, Mazaroppi, Didi, claro os inesquiciveis western. Hoje, as familias ficam nos seus lares sitiadas a telinha que ensina e exemplifica o mal, formadora de opnião e de degradação moral.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Jogador Chapadinhense Barata é destaque em jogo contra o Palmeiras

Bastante elogiado pelo comentarista da Rede Bandeirantes de Televisão, o jagador filho de Chapadinha Barata foi o destaque do primeiro e segundo tempo do time do Comercial do Piaui contra o Palmeiras pela Copa do Brasil, Barata que foi revelado em Chapadinha pelo Barcelona (Miguel), depois foi destaque pelo Chapadinha Futebol Clube.
Fotos Blog: Willian fernandes
Jogando como lateral Barata fez um jogo do mais alto nivel tecnico, com jogadas bem feita o atleta foi bastante elogiado pelo narrador Luciano do Vale, além do reporter Fernando Fernades, o jovem Barata que mora proximo a minha casa, nos deixa bastante feliz e orgulhoso, lembrando dos bons tempos de Chapadinha FC.
Vários jogadores que atuaram na partida já atuaram pelo Galo da Chapada, como Tony, Ivan, mas um dos xodos da torcida foi o massagista Bomba, que com suas cambalhotas encataram a todos, sendo entrevistado por Fernado Fernades, e ganhou atenção especial de todos, chagando a ganhar uma camisa do tecnico do palmeiras, quanto ao placar do jogo foi Comercial-PI 1x Palmeiras 2, o que leva o Comercial da cidade de Campo Maior para o segundo jogo no Pacaembu na cidade de São Paulo na proxima quarta feira. 

Corinthians rompe oficialmente com o Clube dos 13

Presidente Andrés Sanchez anunciou desligamento em carta postada no site do clube


Do R7.Texto: ..
Reprodução/Site Oficial
Comunicado foi postado no início da tarde
.Os times cariocas não estão sozinhos na decisão de se desligar do Clube dos 13 para renegociar as cotas dos direitos de transmissão televisivos dos jogos dos próximos três anos no Campeonato Brasileiro.
Grandes do Rio vão negociar sozinhos
Em comunicado postado no site oficial do clube nesta quarta-feira (23), o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, confirmou o desligamento do Alvinegro da entidade.
Andrés enviou carta ao presidente do C13, Fábio Koff, explicando as razões que levaram ao desligamento.
A principal bronca do cartola corintiano é, de acordo com o documento, “a forma irresponsável com que alguns membros da diretoria do Clube dos 13 e seu diretor executivo conduziram o processo de elaboração da concorrência dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro a partir de 2012”.
Leia abaixo a carta assinada por Andrés.
Ao Clube dos 13

Aos cuidados do presidente Fabio Koff
"Prezado Fabio Koff,
Desde meados do ano passado, o Sport Club Corinthians Paulista vem tentando obter esclarecimentos sobre as demonstrações financeiras do Clube dos 13. Foram necessárias duas solicitações para que a direção desta entidade prestasse algumas explicações sobre essas contas, valendo notar ser sua obrigação enviar mensalmente a todos os seus associados o balancete.
Fomos surpreendidos com uma série de desmandos administrativos praticados pela direção do Clube dos 13 que já geraram para entidade um passivo transitado e julgado superior a R$ 5 milhões de reais e um potencial passivo trabalhista de proporções ainda maiores face a contratações de profissionais de nível gerencial de forma irregular no mínimo ao longo dos últimos 5 anos
Em diversas ocasiões, deixamos claro nosso propósito de nos desligarmos do Clube dos 13 por diversas razões, e só não o fizemos porque entendíamos haver uma chance de, através de um diálogo construtivo entre todos os clubes associados, encontrarmos um modelo democrático e transparente de gestão para a associação.
Fatos recentes, entretanto, evidenciaram nosso erro de avaliação. A forma irresponsável com que alguns membros da diretoria do Clube dos 13 e seu diretor executivo conduziram o processo de elaboração da concorrência com o propósito de aquisição e direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol Profissional a partir do ano de 2012 é, no mínimo, danosa aos interesses do Corinthians e dos demais clubes que integram a elite do futebol brasileiro.
O simples fato de durante a reunião de ontem da comissão de negociação do Clube dos 13 e seu diretor executivo, no meio das discussões, ter ligado para um alto executivo de uma das emissoras concorrentes para saber o que ele achava de uma deliberação que estava em discussão (confirmado por dois membros da comissão de televisão) e iria ser votada demonstra que esse processo não está sendo conduzido com isenção e macula, de forma indelével, a lisura dos trabalhos que estão sendo realizados.
Em assim sendo, o Corinthians comunica que a partir de hoje se desliga do Clube dos 13 e conduzirá as negociações diretas com as empresas interessadas em adquirir os direitos de transmissão de seus jogos pelo Campeonato Brasileiro de Futebol a partir do ano de 2012.



Jovem atleta chapadinhense e efetivado no Sport Recife

Gllawcyo, seu pai Glaugio e sua mãe Aline
Há quase um mes na cidade de Recife , o jovem atleta filho de Chapadinha Gllawcyo Anderson, foi efetivado nas categorias de bases do Sport Clube Recife, Gllawcyo que desde pequeno pratica futebol, incenticado principalmente pelo seu pai o Sgt PM Glaugio, que também é um grande desportista.
Com o talento precoçe demostrando pelo jovem Gllawcyo Anderson nas competições que participava, o que propocionou ao jovem atleta vários convites para jogos em outras cidades, no ano passado depois de passar um tempo na cidade de Teresina - PI, o atleta Gllauwcyo chegou a treinar nas categorias de bases do River do Piaui.
No fim do mes de janeiro o jovem atleta seguiu ate a cidade de Recife, onde disputou com mais de 800 atletas uma vaga nas categorias de bases do Sport Clube Recife, tradicional time de futebol brasileiro, e para felicidade de seus familiares e amigos foi efetivado no elenco daquele time, como uma das jovens promessas do futebol de Chapadinha.
Nesta quinta feira seu Pai José Glaugio e sua Mãe Aline Almeida seguem para Recife, no intuito de acertarem alguns detalhes junto ao Sport, em relação a jovem promessa chapadinhense, o Atleta Gllawcyo terá como procurador o ex-jogador Leonardo que atuou por vários times brasileiros como Sport, Vasco, Corintians, Cruzeiro, dentre outros, o Blog Sala Vip parabeniza a familia por esta conquista, e deseja muitas felicidades ao jovem Gllawcyio (mendenguinho), estamos muito orgulhoso por você garoto, parabéns...........
Em breve estaremos divulgando maiores informações sobre esta jovem promessa chapadinhense.

O do contra

Nos últimos dias na cidade de Chapadinha, muito tem se falado sobre o nosso carnaval, principalmente pessoas torcendo para que as coisas não aconteca, diante disso resolvi escrecer esta matéria.
Tem gente que sempre faz o que os colegas querem, principalmente se há um mandão no grupo. Fica com vontade danada de sugerir brincadeiras diferentes, mas não consegue e aceita tudo. O medo de perder os amigos e de não ser mais querido pelos demais assusta e o faz seguir a preferência dos outros.
Os especialistas dizem que a gente não pode concordar com o amigo só porque tem medo de perder sua amizade. Amigo de verdade escuta e deseja o bem do outro. Basta só um pouquinho de coragem para mudar.
É na infância que a gente aprende a fazer escolhas. Começa de modo simples: ao decidir o brinquedo que quer ganhar, por exemplo, ou a roupa que vai vestir. Nessa fase, também desenvolve-se a habilidade de convencer as outras pessoas e treina-se a dizer ‘não''. É preciso saber usar essa palavrinha de vez em quando.
Tudo isso é importante e ajuda a formar a opinião própria, necessária para avaliar e descobrir se concorda ou não com algo e se uma informação é mentira ou verdade. Funciona também como exercício para a vida adulta. Ao crescer, é preciso tomar decisões a todo momento e saber o que deve ser feito.
Quem conhece pessoas mandonas sabe como é difícil conviver com elas. Em geral, essa turma briga para que todos façam o que deseja e fica nervosa se não consegue atingir esse objetivo. Por isso, é comum que os amigos se afastem. Depois de um tempo, pode até não ter mais ninguém com quem conversar ou se comunicar.
Antes de torcer o nariz para o que é diferente, tente conhecer. Além de importante, pode ser a oportunidade de experimentar coisas novas e legais. A dica vale para todos.
Há quem nunca concorde
Sabe aquele amigo que não concorda com nada e parece sempre fazer o contrário de todo mundo? É o famoso ‘do contra''. Diferentemente do mandão, não obriga ninguém a segui-lo. Muitas vezes, prefere até brincar sozinho.
Como no caso da ‘Maria vai com as outras'' e do mandão, não é bacana exagerar. Querer se divertir sem a companhia de ninguém de vez em quando não tem problema. No entanto, a convivência com pessoas da mesma idade é muito importante; todas as relações com os colegas durante a infância o preparam melhor para enfrentar a vida adulta.
O ‘do contra'' também costuma ter opinião forte sobre os assuntos e não concordar com os amigos. Só precisa lembrar que mudar de ideia é supernormal. E ainda bem que isso acontece; é sinal de que aprende-se coisas novas.
Maria vai com as outras, é aquela pessoa que não tomava decisões e sempre seguia as outras do grupo. Se elas escolhiam ir para um lugar muito frio ou pular de um penhasco, lá também estava ela. Até o dia em que Maria cansou de fazer apenas o que as colegas queriam. De repente, a pessoa escolheu seguir o próprio caminho. E quando isso acontece essa pessoa passa a ser um ser pensante.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O Perigo das redes sociais

Cada vez existem mais jovens a navegar na Internet e o contacto com a internet inicia-se cada vez mais cedo na vida dos jovens. E isso não tem sido diferente na cidade de Chapadinha.
Existem uma quantidade enorme de jovens em nossa cidade (muitas vezes com idades inferiores a 10 ou 11 anos) que se expõem diariamente na Internet sem quaisquer cuidados. Mais grave ainda, em muitos casos expõem também a privacidade de familiares, amigos e conhecidos e muitos deles chegam mesmo a revelar dados como a sua morada verdadeira, a escola que frequentam, entre outros detalhes.
As redes sociais como o hi5, facebook ou orkut (só para citar algumas) merecem cada vez mais a preferência dos jovens. Este tipo de sites permitem aos jovens marcar a sua presença na Internet criando a sua própria página de perfil. É possível adicionar fotos, partilhar dados, adicionar amigos, e é no meio de tudo isto que muitas vezes estão os perigos. Ao exporem-se demasiado e ao tornarem públicas as suas fotos e os seus dados pessoais verdadeiros correm o risco de serem assediados por desconhecidos, e em casos extremos isso pode conduzir a encontros na vida real que acabam em roubos, raptos, violações, entre outro tipo de crimes, alguns desses crimes já chegaram há ocorrer na cidade de Chapadinha.
Além disso, a experiências que mostram que muitos usuários não pensam duas vezes ao abrir seus perfis, revelando informações pessoais para pessoas totalmente desconhecidas. Ao fazer isso, elas revelam informações pessoais valiosas como seu endereço particular ou de e-mail, data de nascimento, nome de solteiro e muito mais que pode ser usado por possíveis hackers mal-intencionados.
Estas ameaças são reais principalmente para quem não tem noção desses perigos e que acredita que é perfeitamente seguro partilhar informações pessoais nas redes sociais, deixando-as visíveis para qualquer utilizador da Internet. Segundo alguns estudos realizados em alguns paises da Europa, dois terços dos jovens entre os 14 e os 18 anos usam activamente as redes sociais, 23% afirma revelar o nome da sua escola no perfil, 58% publicam fotografias e vídeos pessoais e 20% publicam dados pessoais (entre os quais a morada de residência). Um outro dado muito preocupante é que mais de metade dos jovens afirmaram que já responderam a contactos de estranhos.
“Os usuários das redes sociais acreditam que estejam navegando num espaço seguro, íntimo e privado, mas estão sendo enganados por muitas pessoas pouco confiáveis que se apresentam como ‘amigos’ para roubar suas informações pessoais e dados financeiros confidenciais. As pessoas envolvidas nessas redes sociais devem reconhecer que os sites sociais não oferecem mais segurança do que qualquer outro lugar na Internet, e deve aplicar o mesmo nível de cautela em sua rede social que adotam, por exemplo, com seu e-mail,”.
Neste contexto, o papel dos pais é fundamental e estes devem tentar saber e acompanhar o que os filhos menores fazem na Internet. Por exemplo, se você tem filhos ou filhas menores deve procurar pelos perfis dos seus filhos nas redes sociais e verificar que tipo de informações e fotos eles tornam públicas. Tente perceber também com que tipo de pessoas eles falam nas salas de chat e no MSN e previna-os para os riscos a que estão sujeitos. Mantenha-se atento (a) – a prevenção ainda é o melhor remédio.

Você ficaria de pé?

Havia um professor de filosofia que era um ateu convicto.
Sempre sua meta principal era tomar um semestre inteiro para provar que DEUS não existe.
Os estudantes sempre tinham medo de argüi-lo por causa da sua lógica impecável.
Por 20 anos ensinou e mostrou que jamais haveria alguém que ousasse contrariá-lo, embora, às vezes surgisse alguém que o tentasse, nunca o venciam.
No final de todo semestre, no último dia, fazia a mesma pergunta à sua classe de 300 alunos:
- Se há alguém aqui que ainda acredita em Jesus, que fique de pé!
Em 20 anos ninguém ousou levantar-se.
Sabiam o que o professor faria em seguida. Diria : - Porque qualquer um que acredita em Deus é um tolo! Se Deus existe impediria que este giz caísse ao chão e se quebrasse.
Esta simples questão provaria que Ele existe, mas, não pode fazer isso!
E todos os anos soltava o giz, que caia ao chão partindo-se em pedaços.
E todos os estudantes apenas ficavam quietos, vendo a DEMONSTRAÇÃO.
A maioria dos alunos pensavam que Deus poderia não existir. Certamente, havia alguns cristãos mas, todos tiveram muito medo de ficar de pé.
Bem.... há alguns anos chegou a vez de um jovem cristão que tinha ouvido sobre a fama daquele professor. O jovem estava com medo, mas, por 3 meses daquele semestre orou todas as manhãs, pedindo que tivesse coragem de se levantar, não importando o que o professor dissesse ou o que a classe pensasse. Nada do que dissessem abalaria sua fé... ao menos era seu desejo.
Finalmente o dia chegou. O professor disse:
- Se há alguém aqui que ainda acredita em Jesus, que fique de pé!
O professor e os 300 alunos viram, atônitos, o rapaz levantar-se no fundo da sala.
O professor gritou:
- Você é um TOLO!!! Se Deus existe impedirá que este giz caia ao chão e se quebre!
E começou a erguer o braço, quando o giz escorregou entre seus dedos, deslizou pela camisa, por uma das pernas da calça, correu sobre o sapato e ao tocar no chão simplesmente rolou, sem se quebrar.
O queixo do professor caiu enquanto seu olhar, assustado, seguia o giz.
Quando o giz parou de rolar levantou a cabeça... encarou o jovem e... saiu apressadamente da sala.
O rapaz caminhou firmemente para a frente de seus colegas e, por meia hora, compartilhou sua fé em Jesus. Os 300 estudantes ouviram, silenciosamente, sobre o amor de Deus por todos e sobre seu poder através de Jesus.
Muitas vezes passamos por situações em que acreditamos que "nosso giz" vai quebrar, mas Deus, com sua infinita sabedoria e poder faz o contrário, por isso, você tem duas opões:
1 - Apagar esta mensagem e esquecer a história ou,
2 - Passar a seus amigos, cristãos e não cristãos, dando-lhes a coragem que precisamos todos os dias ao nos levantarmos.
EU ESTOU DE PÉ!!! Alguém me acompanha.

Este texto me foi enviado por email

CBF volta atrás e reconhece o Flamengo como campeão em 1987

Reunião entre Patrícia Amorim e Ricardo Teixeira nesta segunda encerra polêmica. Título é dividido com o Sport Patrícia esteve na CBF com Teixeira e Rubens Lopes, presidente da Ferj(Foto: Divulgação / CBF).

O Flamengo brigou, lutou e nesta segunda-feira, enfim, teve o reconhecimento do título brasileiro de 1987. A presidente Patrícia Amorim se encontrou com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, na Barra, para formalizar o fim da polêmica questão.
Agora, para a CBF, houve dois campeonatos brasileiros naquele ano, um conquistado pelo Fla, outro pelo Sport. Inter e Guarani são os vices.
- Com o a unificação dos títulos no ano passado, há outros casos de dois campeões no mesmo ano. Foi passado a limpo o futebol brasileiro - disse Ricardo Teixeira, que no ano passado divulgou parecer contundente afirmando que o Flamengo não era o campeão de 1987.
O diretor jurídico da CBF, Carlos Eugênio Lopes, garantiu que a entidade tomou a decisão respaldada legalmente.
- O Flamengo apresentou no início de fevereiro um estudo complexo pedindo que a CBF reconsiderasse a decisão de 1987 e reconhecesse o Flamengo como campeão junto com o Sport. O presidente Ricardo Teixeira repassou para mim o estudo e, diante dos novos argumentos, vimos que seria justo e isso não causaria problemas jurídicos a ninguém - disse.
Em pé: Leandro, Zé Carlos, Andrade, Edinho, Leonardo e Jorginho. Agachados: Bebeto, Renato, Aílton, Zico e
Zinho. Time do Flamengo de 1987 só teve um jogador que não passou pela Seleção (Foto: Reprodução)
Carlos Eugênio Lopes considerou os argumentos do Flamengo bastante convincentes e lembrou que após a unificação dos títulos desde 1959 seria injusto não resolver a pendência da Copa União. Na cerimônia de distribuição das faixas, em dezembro do ano passado, Ricardo Teixeira disse que, como havia uma decisão judicial transitada em julgado a favor do Sport, poderia ser preso se desse a taça aos rubro-negros. A diretoria do Flamengo respondeu com ironia. Em nota oficial, os dirigentes afirmaram que, se Teixeira viesse a ser preso, não seria pela polêmica de 87.
Nesta segunda, o diretor jurídico da CBF garantiu que, judicialmente, não há o que o Sport contestar.
- O estudo enviado pelo Flamengo tem vários anexos, inclusive um documento em que o Sport reconhece o Flamengo também como campeão em 87 -afirmou.
Patrícia Amorim comemorou muito a vitória nos bastidores.
- Esse é um dia histórico para o Flamengo. Quero homenagear todos os jogadores da campanha de 87 e o técnico Carlinhos. Vocês são agora os legítimos campeões de 87, e o Flamengo tem de direito seis títulos de campeão brasileiro - disse, em entrevista ao site oficial da CBF.
Longa batalha política
Em abril de 2010, a CBF havia batido o martelo de que a Taça das Bolinhas deveria ser entregue ao São Paulo, oficialmente considerado o primeiro time a ganhar cinco vezes o Brasileiro. Na ocasião, Ricardo Teixeira disse que a decisão era irrevogável. Dois dias antes, Fábio Koff havia sido reeleito presidente do Clube dos 13 com apoio de Patrícia Amorim. Ricardo Teixeira preferia que o eleito fosse Kléber Leite.
Na eleição de Koff, Patrícia estava ao lado de Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo. Na semana passada, o dirigente tricolor recebeu oficialmente a Taça das Bolinhas, apesar dos protestos da diretoria rubro-negra. A CBF argumenta que a taça foi entregue pela Caixa Econômica Federal.
No site oficial tricolor, Juvenal Juvêncio publicou uma carta para dar satisfação a Patrícia Amorim sobre o caso. O presidente foi respeitoso, elogiou Patrícia, mas argumentou que não poderia abrir mão de um troféu "que materializa o símbolo de algumas das mais importantes conquistas desportivas dessa entidade". No dia da entrega da taça, Juvenal comentou que "ia se deliciar" com o troféu.
O Flamengo respondeu com um pedido de busca e apreensão na 50ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio.
Rogério Ceni, Juvenal Juvêncio e Zetti receberam a Taça das Bolinhas na última segunda como primeiros a conquistar cinco vezes o Brasileiro (Foto: Julyana Travaglia)
Por: GLOBOESPORTE.COM