quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O papel da imprensa na sociedae de Chapadinha

Qual o papel da imprensa numa sociedade democrática? Me pergunto isso todas as vezes que leio alguns artigos publicados por colegas aqui de Chapadinha, que em sua grande maioria são tendenciosos. Pesquisa do Instituto Análise revela que 91% dos brasileiros pensam que a imprensa ajuda a combater a corrupção ao divulgar escândalos que envolvem políticos e autoridades.
Trata-se de uma grande maioria, que aumenta, passando para 97%, quando se pergunta se a imprensa tem o dever de investigar e divulgar esses problemas. Mas há quem pense que a imprensa vê as coisas por um prisma negativo, dando especial destaque aos aspectos ruins ou prejudiciais de certos fatos, e que muitos colegas da imprensa Chapadinhense ainda não atentaram para isso, ou não tem a imparcialidade como uma de suas virtudes.
É claro que nem só de denúncias pode viver o jornalismo, mas, de qualquer forma, ninguém se declara a favor da censura e todos concordam que a imprensa livre é fundamental para o funcionamento da democracia. O que você tem a dizer sobre esse tema? Qual é, a seu ver, o papel da imprensa numa sociedade democrática? Chapadinha também é uma sociedade democrática, por isso a sua imprensa também tem que ser.
a imprensa, compreenda seu papel social e aceite submeter-se a uma única e plausível exigência: equilíbrio. Ao decidir tender para algum lado sem dar ao que pensa diferente a mesma oportunidade que a sua de se manifestar, a imprensa rouba o direito da sociedade de decidir com base em análise equilibrada, que para sê-la precisa de informações equilibradas que lhe deem acesso a ambos os lados de todas as questões - e agora peço que se releve que todas as questões têm dois ou mais lados.
Que a nossa imprensa seja a mais imparcial possivel, que os interesses particulares daqueles que fazem a imprensa de Chapadinha seja suprimido diante da verdade, Chapadinha não está fora do Brasil em um pais de ditadura, ao contrária vivemos em uma democracia plena, e por isso devemos ser justos, imparcial, e termos bastante respeito com os nossos leitores.

Nenhum comentário:

Policial Militar lotado em Pedreiras recorre ao suicídio em Teresina

Na noite de ontem (24), por volta das 23h00, o Soldado da Polícia Militar do Maranhão identificado como Pessoa que era lotado no 19° Batalhã...