segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Bebida Alcóolica e Trânsito, uma combinação Mortal

Ontem por volta das 20:00 horas quando estava na minha residencia na Rua Gustavo Brabosa, presenciei uma verdadeira barbarie por parte de alguns motoristas e seus veiculos, onde dava para notar que alguns estavam em visivel estado de embriaguez alcóolica. Fiquei imaginando se realmente a Lei seca surtiu algum efeito na cidade de Chapadinha, pois não há nenhum fim de semana sem acidentes de trânsitos provocados por essa mistura mortal.
 A lei seca pode ser um instrumento eficiente na prevenção de acidentes provocados pelo uso de bebidas alcoólicas, mas, para que ela se traduza em queda nas estatísticas, é preciso que haja fiscalização ostensiva por parte do estado. A nova MP é uma iniciativa louvável, mas seria preciso estender as ações às ruas em nossa cidade, nas quais mais da metade dos acidentes com vítimas são provocados por motoristas bêbados.
O bafômetro, instrumento usado pelas polícias para medir a concentração de álcool no organismo do motorista, é usado timidamente no Brasil – em geral, apenas nas estradas, nos feriados prolongados, e em blitze esporádicas nas ruas. No Brasil, o problema não é a falta de informação sobre os riscos de dirigir alcoolizado, mas a certeza da impunidade ao fazê-lo. Assim como no caso dos criminosos, a impunidade dos infratores no trânsito é uma praga do sistema judiciário brasileiro. No Brasil, são freqüentes os casos de motoristas bêbados que fazem vítimas fatais e recebem, como única pena, a obrigação de fazer trabalhos comunitários ou distribuir cestas básicas a famílias pobres.
Podemos citar algumas medidas para diminuir os índices de acidentes provocados pelo álcool nas cidades brasileiras:
• Realizar blitze sistemáticas nas cidades, principalmente em regiões de vida noturna agitada. A lei brasileira dá ao motorista a prerrogativa de se recusar a fazer o teste do bafômetro, mas o depoimento do policial pode ser usado como prova.
• Responsabilizar criminalmente os donos de bares que forneçam bebida a clientes já visivelmente alcoolizados.
• Mudar o foco das campanhas de conscientização sobre os perigos de dirigir após consumir álcool, eliminando o slogan "Beba com moderação". Não há quantidade segura de álcool para quem está ao volante.
* Comecarmos por nós mesmo o policiamento, isso dentro da nossa propria casa, Chapadinha tem perdido muitos jovens por causa desses acidentes violentos no trânsito, somente no ano de 2011 mais de vinte pessoas já perderam a vida no Trânsito de nossa cidade. E a grande maioria estava sob efeito de bebidas alcóolicas, quem será o próximo, eu, você, algum parente seu? Essa resposta somente DEUS sabe, mas para que não sejamos a proxima vitima vamos fazer a nossa parte.

Nenhum comentário:

Fim dos Tempos: Filho mata mãe a facadas e decepou a mão dela pra sacar dinheiro em Agência Bancária

Suspeito passou por audiência de custódia nesta segunda-feira (22) e teve a prisão em flagrante convertida em preventiva. Homem foi detido n...