sábado, 23 de julho de 2011

A Politica do Pão e Circo

Começou ontem mais uma edição da Politica do Pão e Circo na cidade de Chapadinha, trata-se de mais um grande evento organizado pela Prefeitura de Chapadinha através de umas de suas secretarias, ou seja, com a aproximação de ano eleitoral tudo está de volta, a mesma tática, então vamos explicar a Politica do Pão e Circo:
Na Roma antiga, a escravidão na zona rural fez com que vários camponeses perdessem o emprego e migrassem. O crescimento urbano acabou gerando problemas sociais e o imperador, com medo que a população se revoltasse com a falta de emprego e exigisse melhores condições de vida, acabou criando a política “panem et circenses”, a política do pão e circo. Este método era muito simples: todos os dias havia lutas de gladiadores nos estádios (o mais famoso foi o Coliseu) e durante os eventos eram distribuídos alimentos (trigo, pão). O objetivo era alcançado, já que ao mesmo tempo em que a população se distraia e se alimentava também esquecia os problemas e não pensava em rebelar-se. Foram feitas tantas festas para manter a população sob controle, que o calendário romano chegou a ter 175 feriados por ano.

Esta situação ocorrida na Roma antiga é muito parecida com a Chapadinha atual. Aqui o crescimento urbano gerou, gera e continuará gerando problemas sociais. A quantidade de comunidades (também conhecidas como favelas, bairros) cresce desenfreadamente e a condição de vida da maioria da população é difícil. O nosso governo, tentando manter a população calma e evitar que as massas se rebelem usam alguns programas sociais como o “Bolsa Família”, que é do Governo federal, que engambela os economicamente desfavorecidos e deixa todos que recebem o agrado muito felizes e agradecidos. O motivo de dar dinheiro ao povo é o mesmo dos imperadores ao darem pão aos romanos. Enquanto fazem maracutaias e pegam dinheiro público para si, distraem a população com mensalidades gratuitas. E agora com festas, eita coisa sem criatividade.

Agora vejam caros leitores para esse evento estão sendo gastos a bagatela de R$ 450.000.00 (quatrocentos e cinquenta mil reais), realmente isso é nescessário, por que as ruas de nossa cidade estão uma verdadeira mer......., cheias de matos, esburacadas, a nossa saúde essa é que está agonizando mesmo, já na UTI, os nossos jovens estão sem opção de esporte, profissão, cursos profissionalizante, sem nenhuma expectativa, e são gastos esse montante todo com um evento, as estradas vicinais da zona rural estão em péssimas condições, então nossos governantes tem que serem mais coerentes, e responsaveis.

Somente com educação e cultura os Chapadinhenses podem deixar de precisar de doações e assim, se desligar desse vínculo com o “pão e circo”, pois estes são os meios para reduzir a pobreza. Precisamos de governantes sérios, honestos que não se aproveitem das carências de seu povo para obter crescimento pessoal, e sim que deseje crescer em conjunto.

Não tenho nada contra esse festival, até fui a primeira noite e gostei das atrações, mas dai fica a pergunta diante de tanta carencia em nossa municipio, e de bom grado gastar toda essa dinheirama, com eventos desta natureza, e as coisas consideradas importantes onde ficam, tem que se mudar essa mentalidade de manter a nossa gente emcabrestada, deem condições a esse povo tão sofrido, que trabalha, que tem sonhos, e que acima de tudo merece ser respeitado.



Nenhum comentário:

Em Santa Quitéria, homem é amarrado por populares ao tentar matar o próprio pai com uma foice

Na noite de ontem (18), Policiais Militares foram acionados ate o Povoado Vertente em Santa Quitéria, para fazer a condução de N. P. dos S, ...